Dani Garcia

Conto de fadas ajudam em que?

sexta-feira, setembro 16, 2011O mundo da Dani

Há tantos e valiosos benefícios em se contar histórias para uma criança...

Ao contrário do que se acreditava, os contos de fadas fazem parte da realidade infantil muito mais do que a realidade do adulto pois esta, quase sempre, é-lhe incompreensível e sem sentido. Já os contos de fadas falam de suas próprias vivências emocionais e físicas. Os valores morais são construídos de uma forma natural, justa e sinaliza claramente que há vantagens em se ter um comportamento digno e honrado. O bem é sempre recompensado e o mal é combatido e castigado.
Os finais felizes dão à criança sentimento de segurança, apaziguando seus temores mais íntimos pois abrem novas possibilidades de resolução dos conflitos interiores após muitas lutas e sacrifícios, ou seja, promovem o sentimento de esperança no futuro que é a energia positiva para ultrapassar os obstáculos da vida com otimismo.
Através dos contos de fadas, a criança elabora suas emoções mais fortes e aprende a lidar com este mundo complexo, o que não conseguiria por si só, sem ajuda.

Além de estimular a imaginação infantil, enriquecer sua personalidade, promovem a interação e aproximação com o adulto, pois falam de situações múltiplas da vida, sem subterfúgios, inclusive com temas que o adulto encontra grande dificuldade em abordar como a morte e o envelhecimento.
Não existe regra para escolha da primeira história e nem idade para começar a contar. A pessoa pode optar por qualquer uma, contanto uma nova na próxima oportunidade e em outra também até que a criança lhe peça determinada história. Isto pode se repetir indefinidamente. Há algo em seu conteúdo que foi ou está sendo vivenciado por ela e que precisa ser elaborado e assimilado. Mesmo que o adulto identifique o que se passa, não deve, de modo algum, interpretar para a criança, pois como já disse, a realidade infantil não corresponde à do adulto e a história perderia toda sua graça e função.
No conto de fadas, tempo e espaço são indefinidos, assim servem para qualquer idade e época de vida. Adultos e crianças se identificam, em algum momento, com trechos ou personagens da história.
Por este motivo, muitos pais acham que os conteúdos violentos e aterrorizadores dos contos de fadas, podem prejudicar o desenvolvimento saudável de seus filhos, como se eles não tivessem sentimentos negativos, agressivos e violentos. Esta é outra função dos contos de fadas: ajudar a criança a perceber que estes sentimentos fazem parte do ser humano em geral e não só dela, o que lhe causa profundo alívio e paz.
Muitas vezes os contos modernos não oferecem finais justos e apaziguadores e, por isto, não fazem sentido para a criança, que não admite que o mal não seja castigado e evitado. Fogem de sua realidade e entendimento.
Com a maturidade, chega a compreensão mais profunda e a criança começa a perceber que é ela quem deseja ser a heroína ou a vilã; é ela quem ama ou odeia, que precisa lutar por sua independência; é ela quem tem que enfrentar os problemas de vida para evoluir e se realizar.

Que um dia, por mais presentes e poderosos que sejam seus pais, não poderão resolver suas dificuldades ou mesmo tomar decisões que só cabem a ela e, assim, assumir as consequências por seus atos.
Mas esta é outra história...


Beijosssssss
Dani Garcia

VEJA MAIS POSTAGENS

8 comentários

  1. Olá,

    A imaginação consola os homens do que não podem ser; o sentido de humor consola-os do que são.
    O louco, o amoroso e o poeta estão recheados de imaginação.

    Venha conhecer o clube dos novos autores, fazer parte conosco de nossa história, para participar dos sorteios, basta você seguir o blog comentar - "eu quero participar da promoção!" Já estará fazendo parte da marcha que apoia a expansão da literatura em nosso país!

    Venha com agente!
    Aqui já estou seguindo.
    Um grande abraço, e um dia lindo a você!

    ResponderExcluir
  2. Acho super importante as crianças ouvirem os contos de fadas e principalmente os originais, não esses simplificados que compramos baratinhos e vem um monte de livros. Eu tenho várias histórias aqui em casa e conto para minha filha e também para meus alunos de 5 anos. Eles adoram, viajam mesmo com a história. E só depois de contar as histórias e eu mostrar algumas versões escritas é que costumo passar os desenhos para eles assistirem. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Dani, achei muito legal o texto. Desde que o Daniel nasceu sempre contamos histórias para ele, todos os tipos. Ele gosta muito, e hoje em dia ele já tenta do jeitinho dele contar histórias...
    Gostei de saber sobre a importancia dos contos de fadas para as crianças.
    Um beijo, Lauri

    ResponderExcluir
  4. Lauriii por q nao consigo entrar no seu blog?
    bjuss

    ResponderExcluir
  5. Lauriii por q nao consigo entrar no seu blog?
    bjuss

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani!
    Eu gosto muito de histórias, sempre gostei. Lembro que na minha época de criança, escutava um disco com a historinha da Branca de Neve, e sempre "tremia" quando escutava a madrasta dando uma gargalhada quando a Branca mordia a maçã.
    Mas o final era sempre feliz...rsrsrs.
    Minha filha conhece muitas histórias, tanto os contos, quanto as da Bíblia, pois é muito importante ouvir histórias e eles adoram não é mesmo?
    Beijinhos e um abençoado final de semana.

    ResponderExcluir
  7. Amiga, que estranho... não é a primeira vez que vc não consegue entrar no meu blog, né... mistérios do sr blogger...rsrs
    E vc num vai atualizar o mundo da Dani não é? saudades
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Dani, adorei esse post
    Como mãe sempre gostei de contar histórias de diferentes gêneros para os meninos. Como professora, é super importante, pois ajuda na construção da escrita, contribuindo com repertório para a formulação de textos.
    Parabéns pela ideia de trazer esse tema ao recanto, pois tudo faz parte do universo materno.
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!