Gravidez MMppv

Grávidas... Até quando trabalhar?

terça-feira, setembro 06, 2011Marcelo Vieira


As mulheres estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho. Nessa trajetória, enfrentam muitos desafios, como dupla jornada e a maternidade. Mas, é possível evitar que a gravidez atrapalhe a profissão? A resposta é sim.


Claro que tudo vai depender do estado geral de saúde da grávida. Se a gestação for normal, e a profissão não oferecer riscos nem para a futura mamãe, nem para o feto, nada impede que continue trabalhando. Mas, atenção:

# O primeiro a saber sobre a gravidez deve ser o chefe imediato. Seria muito constrangedor ele descobrir a novidade através de um colega de trabalho. 

# Informe, também, com antecedência, quando você pretende sair de licença-maternidade, para dividir suas tarefas entre os outros profissionais, se for o caso.
# Escolha o momento certo para dar a notícia. Fale em particular, de preferência na sala dele, para que não sejam ouvidos.
# Demonstre que nada mudou. Você continua disposta a trabalhar e a colaborar para o crescimento da empresa.
# Não use a gravidez como desculpa para faltar ao trabalho ou tirar algumas vantagens. É fundamental manter o profissionalismo.
# Se precisar sair para algum exame ou uma consulta médica, avise com antecedência.
# Evite acumular serviço e não banque a Mulher Maravilha. Se for necessário, peça ajuda de algum colega, mas não esqueça de retribuir a gentileza assim que possível.

Com o aval do obstetra

Sintomas como azia, náuseas, tonteiras e vômitos são naturais nos primeiros meses. Para preveni-los, evite frutas cítricas, comidas gordurosas e condimentadas; coma devagar; diminua a quantidade de café; faça refeições leves e com pequenos intervalos. E fique distante de cheiros fortes, inclusive dos perfumes.

Na primeira consulta ao obstetra, fale das suas condições de trabalho: a carga horária, quanto tempo passa sentada ou de pé, o veículo que usa, a distância entre sua casa e o trabalho, se viaja, se as tarefas são estressantes, se fica em contato com substâncias tóxicas, químicas, com vapores ou radiação. A partir daí, ele vai avaliar se você poderá continuar trabalhando normalmente.

Atenção!
Quando a mulher apresentar hipertensão arterial, sangramento vaginal, risco de aborto ou outra complicação, o médico poderá aconselhar que interrompa, temporariamente, o trabalho.

Gestantes expostas a metais pesados (como o chumbo e o mercúrio), devem mudar de atividade. Essas substâncias podem provocar malformações no bebê.

Cuidados importantes

# Descanse sempre que possível.
# Caso fique muito tempo de pé, faça pequenos intervalos, sente-se e coloque as pernas para o alto, por alguns instantes. Se, ao contrário, passa muito tempo sentada, a cada duas horas levante-se e ande um pouco.
# Use roupas e sapatos confortáveis.
# Nas reuniões, procure sentar-se próximo à porta. Assim, quando sentir vontade de ir ao banheiro, de tomar um café ou esticar as pernas, não estará atrapalhando ninguém.
# Alimente-se adequadamente. Leve, na bolsa, uma fruta ou um iogurte para o lanche. E mantenha sempre uma garrafinha de água sobre a mesa.
# Evite levantar ou empurrar objetos pesados e, ainda, subir escadas desnecessariamente.
# Não se exponha a substâncias tóxicas.
# Crie um ambiente de trabalho confortável: boa iluminação, temperatura adequada e uma cadeira com apoio para sua coluna são fundamentais.

Até quando trabalhar?

Depende do seu estado de saúde e da atividade que você desenvolve. Geralmente, os médicos recomendam que as mulheres que trabalham muito tempo de pé parem, pelo menos, duas semanas e meia antes da data prevista do parto. Aquelas que trabalham sentadas podem esticar até uma semana e meia antes. Se existe algum tipo de esforço físico, melhor sair de licença antes de virar o nono mês.



Abraços Paternos!
Marcelo Vieira

Fonte:
Lílian Luz
http://www2.uol.com.br/topbaby/conteudo/secoes/gravidez/familia/927.html

VEJA MAIS POSTAGENS

5 comentários

  1. Isso de trabalhar é muito relativo. Qto mais tempo vc consegue trabalhar mais tempo ficará com o bb depois que nascer...
    Eu trabalhei até a segunda e minha filha nasceu no sábado. Então fiquei com ela até ela completar 4 meses (até 5 dias antes dela completar)

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostei muito dessa informação!!
    Tinha dúvidas à respeito.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. No meu primeiro filho, trabalhei até a véspera do parto. Já no segundo, só aguentei até o oitavo mês...sentia muito cansaço nas pernas e coluna, além de um sono absurdo!

    ResponderExcluir
  4. Olá Marcelo!
    Ótimas informações.
    Concordo com a Flávia que disse que é relativo. Tem mulheres que aguentam até pertinho do parto, como a Lucyanna no primeiro filho, já no segundo ela parou 1 mês antes. Eu parei 15 dias antes, não tinha condições nenhuma de trabalhar devido as minhas pernas que incharam muito devido ao calor. Eu reti muito líquido. Mas no mais estava muito bem.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Olha eu parabenizo a todas as mulheres que conseguem trabalhar até praticamente os últimos dias antes do parto. Vocês são heroínas, pois não é fácil aguentar inchaço, barriga pesada e outras situações que o final da gravidez traz.
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!