Dani Garcia

Importante: Sindrome do bebe sacudido

sexta-feira, setembro 02, 2011O mundo da Dani


Quando dizem que todo cuidado com bebês é pouco, ninguém esta exagerando. A maioria dos pais não sabe, mas mesmo sem querer, pode causar uma lesão grave em seus pequeninhos apenas por chacoalhá-los. O nome disso? Síndrome do Bebê Sacudido - Shaken Baby Syndrome (SBS), originalmente.
"Shaken Baby é uma síndrome caracterizada por um impacto violento da cabeça, que pode trazer danos cerebrais permanentes, até retardo mental", explica a pediatra Heloísa Ionemoto, do Hospital Infantil Sabará, em São Paulo.
A maior incidência de casos ocorre na faixa dos quatro a seis meses, quando o bebê ainda está extremamente frágil, bem "molinho" mesmo. "É quando o cuidador ou pais tem mais facilidade em chacoalhar o bebê", comenta a médica.
Normalmente a lesão acontece quando a pessoa que está olhando pelo bebê perde a paciência com muito choro e esperneio constantes - muito normais nessa fase da criança - e sacodem o pequeno como se isso fosse fazê-lo se calar.
Esse movimento brusco pode provocar a lesão, que se permeará pelo resto da vida. "O mecanismo de lesão se dá por aceleração e desaceleração da cabeça. Esse movimento violento faz com que pequenos vasos se rompam, levando a uma hemorragia subdural - nos espaços entre as membranas cerebrais, inchaço ou edema e hemorragia na retina", esclarece a especialista. Estes movimentos bruscos podem causar ainda cegueira e outras lesões oculares, surdez, fraturas em ossos, paralisia cerebral, deficiência mental e até morte.

Recentemente foi lançado um projeto, na Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, que envolve a orientação de pais, educadores, profissionais de saúde para a prevenção desse tipo de maus tratos aos bebês. A iniciativa conta com a criação de materiais educativos na Austrália por uma equipe liderada por Sue Folley e que foram dublados em português e adaptados para a realidade brasileira. Esse material será distribuído em maternidades, para populações de risco e outros interessados.

O lançamento ocorreu em novembro em todo o Brasil, por meio da Rede Universitária de Telemedicina, em conexão nacional com mais de 15 universidades via videoconferência, além de Portugal e Moçambique.

Isso porque essa prática é mais comum do que pensamos e sim, é considerada maus tratos à criança. O mais importante é que, não adianta falar que o bebê caiu sozinho. "Essas lesões não podem ser explicadas por uma simples queda da criança, como muitas vezes aparece na história contada por quem cuida do bebê", adverte Heloísa.

Em entrevista para o Children’s Trust Fund, fundação americana criada especialmente para proteger crianças de maus tratos, os McGinnis - casal americano que teve uma das filhas com a síndrome - relatam como a bebê sofreu os danos cerebrais: através de um chacoalhão de uma babá. A menina nunca mais se recuperou. Kelsey, a filha com a síndrome, tinha apenas sete semanas e meia quando adquiriu o retardo.
Casos como esse acontecem todos os dias. Portanto, nunca deixe seu pequenino com alguém que não seja experiente, paciente e de confiança. Isso pode custar caro. O site Observatório da Infância (www.observatoriodainfancia.com.br), idealizado pelo pediatra Lauro Monteiro, pode esclarecer dúvidas sobre esse e outros abusos.



Dani Garcia

VEJA MAIS POSTAGENS

8 comentários

  1. Oi Dani! Muito bom o post... Super sério e informativo. Conheço várias pessoas que já me relataram perder a paciência com o bebê e fizeram movimentos bruscos com eles (como se isso fosse fazer parar, o que na realidade só piora) e não adianta sermos cegos e pensarmos que são apenas cuidadores e babás que fazem isso... Pais também! E com uma freqüência que me deixa assustada!!! Quando fiquei sabendo que isso existia, comecei a me policiar também, caso algum dia eu perdesse a paciência. Afinal, agressão sempre será maléfico, independente da idade, raça e sexo. Um grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani!
    Ótimo post amiga.
    Na fase que o bebê precisa mais de cuidados, a impaciência de pais e cuidadores podem prejudicar e muito as crianças, sacudindo-as.
    Que possamos amar as crianças e ter sempre paciência com elas, para nunca fazermos algo que prejudique-as, tanto fisicamente, quanto emocionalmente.

    Beijos e um abençoado final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Já tinha lido sobre esta síndrome e até avisei meu irmão que tem uma nenê e vivia jogando ela pra cima! É um perigo que muitas mães não sabem!!!
    Bjao
    MaH

    ResponderExcluir
  4. Já vi uma pediatra dizer tbm que qdo o bb é muito novinho na hora de dar banho tem que virar biem devagar porque senão ele pode sentir tonturas... Muito dlicado né!!!! Cris

    ResponderExcluir
  5. Pois é, nada me deixa mais nervosa do que ver o povo ninando neném como se fosse um liquidificador! Sempre tive angústia de deixar ninarem os meus! As pessoas acham que se o bebê ficar tontinho dorme mais rápido e esquecem da delicadeza deles!
    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelas informações. Li para todos na minha casa.

    ResponderExcluir
  7. Oi Dani!
    Qdo fiz o curso de amamentação, recebi essas informações, mas vemos que realmente não são todas as mamães que sabem.
    Muito bom seu post.
    Um ótimo final de semana e um beijinho na ponto do nariz do Davi.
    Genis ♥

    ResponderExcluir
  8. Nossa Dani que post legal
    Eu nunca tinha escutado falar nada parecido com isso.
    Fiquei pensando o quanto isso é comum e que pode acontecer dentro de casa mesmo, por uma babá ou mãe inexperiente.
    Vou comentar com minhas amigas para repassarem.
    Parabéns pelo post
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!