Assim que o bebê nasce...

terça-feira, outubro 04, 2011Marcelo Vieira


Assim que o bebê nasce são feitas algumas considerações e análises clínicas de suas funções vitais. Estes procedimentos auxiliam na identificação de eventuais problemas. A análise é minuciosa e são verificados os seguintes itens:

Cordão 
Nos primeiros minutos após a retirada do bebê, mãe e filho permanecem ligados pelo cordão. É possível até observar a pulsação sanguínea do bebê pelo órgão. As honras de cortá-lo podem ser dadas ao pai. Só depois disso a criança é levada a um berço aquecido para ser examinada pela primeira vez. Se a família optou por congelar o cordão ou doá-lo a um banco público, colhe-se o material nesse momento.


Pele 
O bebê nasce coberto de uma substância pegajosa e esbranquiçada, chamada vernix, que serve de proteção, e também com manchas de sangue (da mãe ou do próprio cordão umbilical). Como veio de um meio líquido, é preciso secá-lo imediatamente para que ele não perca calor. O primeiro banho "de verdade" será dado mais tarde, já no berçário. Devidamente seco e, após a checagem do pediatra, o recém-nascido é apresentado aos pais. Em geral, nesse momento a enfermeira permite que a mãe desenrole o filho para que ela o examine com os próprios olhos – e, claro, conte os dedinhos da mão, do pé... 

Peso
Ainda na sala de parto, os pais são informados sobre o peso do bebê. É bom lembrar que o valor estimado pelo ultra-som apresenta uma margem de erro até 30% (para mais ou para menos). Por isso, não se surpreenda se ele nascer mais fofinho ainda do que você imaginava. 


Vitamina 
A primeira injeção que o bebê recebe na vida é uma aplicação de vitamina K. Importante para a coagulação normal do sangue, seus níveis são baixos no recém-nascido, daí a necessidade do complemento. Assim como o colírio, é aplicada rotineiramente nas maternidades brasileiras. 

Mãos 
Ao nascer, o bebê recebe uma pulseira com o nome da mãe e um número de identificação. A mãe também recebe um bracelete idêntico. Em maternidades high-tech, as pulseiras têm códigos de barra. 


Boca 
Dependendo das condições de mãe e bebê, ele pode ser colocado no seio materno após a assistência neonatal. Ainda que ele não sugue o peito de imediato, esse primeiro contato estimula a amamentação. 


Cabeça 
A medida do perímetro cefálico, ou seja, o tamanho da cabeça do bebê, faz parte do check-up inicial, feito ainda na sala de parto. Se não estiver dentro dos parâmetros normais, pode indicar doenças graves como hidrocefalia (acúmulo de água no cérebro). O pediatra examina, ainda, as fontanelas (as populares moleiras), nome dado às duas aberturas ósseas no crânio do recém-nascido. Elas também dão importantes informações clínicas. Em casos de desidratação, por exemplo, ficam mais afundadas. 


Pulmões 
O choro do bebê, segundos após o nascimento, geralmente coincide com a primeira inspiração. Nesse instante, os pulmões iniciam sua função, já que, no útero, ele recebia oxigênio pelo cordão umbilical. Mas não se assuste se ele não chorar, é normal. 


Olhos 
Para prevenir a conjuntivite neonatal, o bebê recebe a aplicação de uma solução de nitrato de prata a 1% em cada um dos olhinhos, tão logo vem ao mundo. 


Nariz 
Quando necessário, o pediatra aspira o muco e o líquido amniótico das vias aéreas (boca e nariz) do recém-nascido para facilitar a respiração. O procedimento é mais comum em crianças nascidas de cesárea. 

Cabelos 
Como a cabeça do bebê corresponde a um terço do corpo, deve ser coberta logo após o nascimento para que ele não perca muito calor. Até porque a maioria dos recém-nascidos tem pouco cabelo. Por isso, em algumas maternidades, a criança é apresentada aos pais de touca. Ainda mais fofos! 


Pés 
Os pés do bebê, assim como as digitais da mãe, são carimbados num mesmo documento, que fará parte da ficha de identificação da criança. O carimbo é uma ótima lembrança para guardar no álbum! 


Sinais vitais 
O teste de Apgar, como é chamado o primeiro exame médico do bebê, é realizado segundos após o nascimento. Ele avalia a cor da pele, a freqüência cardíaca, a respiração, os reflexos e o tônus muscular. Os testes são repetidos no quinto minuto de vida. Ao final do exame, o bebê recebe uma nota (de 0 a 10). Cerca de 90% dos bebês "tiram" de 8 a 10, ou seja, nascem em ótimas condições.


Abraços Paternos!
Marcelo Vieira
www.mmppv.blogspot.com




Fonte: http://www.e-familynet.com/

VEJA MAIS POSTAGENS

7 comentários

  1. Que coisa boa ler estas informações! Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Que legal, meus nenês (agora adultos) tiveram nota 9,0, os três, no teste do Apgar, e sempre fiquei curiosa para saber a que se referia essa nota. Fiquei sabendo agora.
    Um abraço da
    Celina

    ResponderExcluir
  3. Ao ler me senti como se estivesse na sala de parto...

    Beijinhos
    Carol

    ResponderExcluir
  4. Olá! Post muito informativo... Porém, tenho algumas considerações. Lugar de bebê quando nasce é no peito. Pele a pele com a mãe, melhor forma de manter a temperatura, só cobrir a cabecinha. O cordão deve ser clampeado somente após parar de pulsar, quando o bebê chora, não é necessário aspirar... Vitamina k é super importante, pois nosso corpo não produz essa vitamina, ou seja, o bebe nAo vai receber no leite materno. O nitrato de prata só deve ser utilizado em mães com exame clinico positivo de gonorréia, pois quando usado sem necessidade, pode causar conjuntivite. O teste de apgar pode ser realizado com o bebe no colo da mae, o pediatra só olha. Pesos e medidas e a aplicação da vitamina k podem ser feitos até duas horas depois do nascimento. Deve-se evitar separar bebe da mae e do pai também, pois atrapalha no vinculo familiar e na amamentação. Então, antes do parto, é interessante conversar com o OB e com o pediatra para que a equipe favoreça esse primeiro e tão importante vinculo entre mae-pai-bebe. Beijocas!!!

    Mamiimari

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Muito bom o post! Super esclarecedor. No momento em que estamos ali na sala de cirurgia, prontas para ter o bebê, não vem nada disso na cabeça, mesmo que já tendo lido tudo um trilhão de vezes. Sempre tem algo a ser aprendido!

    Achei o cantinho de vocês e gostei muito!

    Também tenho um cantiniho. Passem lá para conhecer:
    http://mammyemdosedupla.blogspot.com/

    Vou voltar sempre!

    Pathy
    Mamãe do Cauê e da Clara

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!