Dani Garcia

Empreendedorismo Materno

sexta-feira, outubro 28, 2011O mundo da Dani


Dani Recriou a vida com a maternidade

A carreira de mãe empreendedora de Dani Garcia começou meio por acaso. Ela fez um tapete puff pro filho Davi (2 anos e meio) e as coisas começaram a acontecer.“Após ter organizado e confeccionado festas infantis para familiares e amigos, as encomendas começaram a aparecer, e - sem perceber - já havia me tornado uma crafter, personalizando cada festinha de acordo com seu tema, trazendo novidades como brigadeiro no tubo, marmitinhas, convites diferentes e totalmente artesanais”.

Hoje, Dani administra a Recriando com Dani Garcia. No atelier, ela costura, trabalha com patchwork, faz enxovais de bebês personalizados, jogos de cozinha, bolsas e mimos em geral.

Apesar de virar uma empreendedora “por acaso”, ela afirma que esta vida foi a que possibilitou a maternidade na qual acredita. “A vida da mãe moderna não nos permite mais sermos somente donas de casa e mães... a sociedade impõe que as mulheres sejam modernas, e isso hoje em dia parece sinônimo de mães trabalhando na rua e filhos em escolinhas ou com babás. E essa realidade não servia para mim”, diz.

Para ela, empreender foi não apenas uma saída, mas um modo de conciliar paixão pelo que faz e cuidado com seu filho. Justamente por isso, é tão complicado. “Ser empreendedora é querer trabalhar 24 horas, mesmo que isso não seja tão bom para o restante da família”, alerta.

Para Dani, há sempre um longo caminho diante de uma mãe empreendedora, além de trabalhar e cuidar dos filhos, “temos que conquistar nosso espaço, lutar por nossos direitos e acabar com o preconceito”, diz.

Confira a entrevista que Dani concedeu ao nosso blog. Ela integra o nosso banco de mães empreendedoras e é membra da equipe do Recanto das mamães blogueiras.

Blog EM: Conte um pouco sobre a sua iniciativa: o que é?
Dani Garcia: O Recriando é um sonho tornado-se realidade a cada dia... No meu atelier, eu costuro, trabalho com patchwork, faço enxovais de bebês personalizados, de acordo com o gosto da mãe, faço jogos de cozinha, bolsas e mimos em geral.

Após ter organizado e confeccionado festas infantis para familiares e amigos, as encomendas começaram a aparecer, e - sem perceber - já havia me tornado uma crafter, personalizando cada festinha de acordo com seu tema, trazendo novidades como brigadeiro no tubo, marmitinhas, convites diferentes e totalmente artesanais.

Através do meu atelier, pude ficar em casa para cuidar do meu filhote Davi. A necessidade de acompanhar cada etapa da vida dele não me deixava me ausentar para trabalhar fora.

A vida da mãe moderna não nos permite mais sermos somente donas de casa e mães... a sociedade impõe que as mulheres sejam modernas, e isso hoje dia parece sinônimo de mães trabalhando na rua e filhos em escolinhas ou com babás. E essa realidade não servia para mim. Os trabalhos manuais, que eram minha terapia, acabaram me proporcionando essa nova identidade e realidade empreendedora.

Como era seu trabalho antes e como é agora? Você realizou o que queria quando resolveu empreender?
Comecei só querendo fazer um tapetinho puff pro Davi. Pesquisei muito em revistas e na internet, pedi ajuda, mas as pessoas do ramo não estavam interessadas em ensinar muita coisa.... Mas acabei achando alguns PAP (passo a passo) e confeccionei meu primeiro tapete puff...

A partir daí as encomendas foram aparecendo, resolvi ir divulgando no blog do Davi, e assim criei mais um blog e a Recriando. Hoje, já tenho uma loja no Elo 7, que facilita muito minhas vendas pelo Brasil todo.

Quais as facilidades e as dificuldades de empreender sendo mãe?
A facilidade é ficar em casa, ter tudo sob o meu controle, e acompanhar de perto o Davi.
A dificuldade do Mom office é muitas vezes costurar com um gurizinho no meio das minhas pernas.... é as vezes não ter como separar a casa e o filho do trabalho, e mesmo quando tenho uma encomenda grande, ter que parar varias vezes para atender o Davi. É muitas vezes ficar tentada a limpar a casa, ao ir pro atelier. É querer trabalhar 24 horas, mesmo que isso não seja tão bom para o restante da família.

O que é empreendedorismo materno para você?
Pra mim, é tornar-me ativa no mercado, é fazer parte das mulheres que trabalham e ganham seu sustento, poder mostrar como um sonho pode tornar-se realidade sem ter que abandonar meu filho e minha casa.

Em sua opinião, por que as mães optam por este formato de trabalho?
Estamos numa nova época, onde mães querem ser mães, querem cuidar de seus filhos pessoalmente, mas não podemos nos dar ao luxo de parar de trabalhar. E esse novo formato de trabalho nos proporciona isso.

Você acha este fenômeno algo positivo ou negativo para a vida das mulheres?
Muito positivo, mães ativas, mães profissionais, mães presentes na vida de seus filhos: isso no futuro mostrará o quanto é positivo.

É um modo sustentável de conciliar carreira e maternidade?
Com certeza: menos combustível, menos poluição, menos stress.

Que dica daria a quem quer se tornar uma mãe empreendedora?
Toda mãe que sonha em ser empreendedora tem que lutar por seu sonho. No começo, pode não ser tão fácil: muitas barreiras, muitos preconceitos. Mas nós mulheres temos esse poder de vencer tudo.

VEJA MAIS POSTAGENS

11 comentários

  1. POR FAVOR!!!..Me ajude com seu voto...estou concorrendo a um ensaio fotográfico para a prévia do meu casamento... é simples só entrar no site
    http://casareiembrasilia.blogs​pot.com/2011/10/2-etapa-do-con​curso-meu-amor-e-lindo.html
    depois seguir os passos:
    1º seguir o blog clicando em "participar deste site" ( no canto direito da página)
    2º fazer login com uma conta google, twitter ou yahoo
    3º concluir participação
    4º escrever nos comentários do post " NOIVA RENATA"

    Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani! Parabéns pelo sucesso do seu mom office! Vc me deu um gás a mais para correr e lutar pelo meu sonho que é ser escritora e agora mãe de dois hehehehe. Aliás, vc está de parabéns por tudo. Vou comprar umas almofadas com a cra do blog, eu e meu esposo nos apaixonamos pela ideia!!! Um beijão, e que seus dias de mãe do Davi, esposa, dona de casa e trabalhadora sejam cada dia mais abençoados!!! SUCESSO sempre!!! Um beijão,

    Mamiimari

    ResponderExcluir
  3. mari querida, acabei d acordar e ler seu comentario... nossaaaaaaa ameiiiiiii obrigada pelo carinho...
    bjaooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  4. Esse post me veio na hora certa!!
    Daniiiii vc é uma fofa e merece demais todo esse super sucesso,e que vc tenha mais e mais!!!!
    Super inspirador ler isso aqui hoje,vcs como sempre arrebentam!
    Bjos
    Kaka

    ResponderExcluir
  5. Kaka obrigadaaaaaaa pelo carinhooo
    bjaoooooooo

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani, como já comentei lá no blog, você é uma super mulher!!!
    Parabéns, você merece muito sucesso. Que Deus continue te abençoando.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Dani, eu acho incrível você ter feito da sua curiosidade e necessidade um grande negócio, parabéns.
    Quando os meninos eram pequenos e eu não estava trabalhando fora, fiz muitas coisas para ganhar um dinheirinho extra. Aprendi a costurar um pouquinho rsrsr e como fazia bermudas e pijamas para eles acabei fazendo e vendendo também para filhos das minhas amigas.
    Em outra época fiz um curso de lingerie e vendi muito também.
    Fazia docinhos (bolachinhas) e vendia por encomenda.
    RSRS bom momentos
    Boa sorte para vc e para as mamães
    Beijocas
    Cris

    ResponderExcluir
  8. cris e cida.... vcs sao umas fofas q eu admiro muitoooooooo
    adoro vcs
    bjao

    ResponderExcluir
  9. Dani, muito legal saber como começou essa história de sucesso.
    Parabéns amiga!

    ResponderExcluir
  10. Fiquei animada com este post!!! Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!