Colaboradora Maternidade

MATERNIDADE X MATERNAGEM

quarta-feira, novembro 23, 2011Chris Ferreira


Por Renata Palombo, do blog Descobrindo a Maternagem


         Embora em grande parte das situações elas “andem” juntas e são indissociáveis, elas são coisas distintas. A maternidade é o processo biológico de tornar-se mãe. É caracterizada pelo laço sanguíneo que une mãe e filho. Já a maternagem não tem como suporte a condição biológica, e nem mesmo o gênero, mas está amparada no afeto e no profundo desejo de cuidar.

         A maternidade é uma condição física, nem sempre uma opção, mas a MATERNAGEM É SEMPRE UMA ESCOLHA, mesmo que posterior, uma decisão de dedicação por amor.

        Gerar, gestar e parir é maternidade. Cuidar, amar, proteger, doar, ensinar é maternagem. Maternidade é instinto, Maternagem é aprendizado.

        A maternagem é o útero das relações humanas.

        É possível ser MÃE sem a maternidade, mas não é possível ser MÃE sem a maternagem. No nascimento biológico ocorre a separação física entre a mãe e o bebê, porém somente a ligação afetiva, íntima entre os dois é o que legitimará (de fato) a filiação para toda a vida.

*A Renata é casada, blogueira e mamãe: "Sou mãe por opção, descobrindo dia-a-dia a maternagem. Tenho dois filhos e um cachorro. O cachorro é o 'filho mais velho' chama-se Frederico. O Diego é o filho do meio e a Natalia a mais nova. Presentes de Deus!!"

VEJA MAIS POSTAGENS

5 comentários

  1. Breve e certeiro! Amei!!! Essa tal de maternagem nos envolve, nos muta e nos encanta! Um beijão à todas as mamães do Recanto...

    Mamiimari

    ResponderExcluir
  2. Quero lhe convidar a conhecer e participar do meu blog que vou inaugurar em 2012. É feito especialmente para mulheres. Conto com sua presença.

    http://genildablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Renata muito interessante esse termo MATERNAGEM. Nunca tinha escutado.
    Acabo de descobrir, repensando minha maternagem, que fui feliz na minha maternidade (ato biológico que gerar e dar a luz ao filho) mas fui muito mais feliz na minha maternagem (ato de dar amor verdadeiro, de doar-se por inteiro ao filho)
    Lindo
    Prazer em conhece-la
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  4. Oi Renata. Muito ótimo este post. Por isso é que eu digo que cresço a cada dia junto com a minha filha. Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!