Conheci recentemente o blog Flávia, vivendo em coma , uma jovem que aos 10 anos de idade sofreu um acidente na piscina, teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morava. A sucção foi tão forte que seu irmão mais velho tentando salvá-la conseguiu apenas arrancar um punhado de cabelos. Por livramento de Deus ela sobreviveu, mas com sequelas, infelizmente. Flávia encontra-se em coma vigil irreversível.
O blog Flávia, vivendo em coma, foi criado em 2007 por sua mãe com o objetivo de alertar as pessoas sobre este perigo, além de transcrever os fatos desde o acidente em 1998 até os dias atuais.
Ao contrário do que possamos pensar, o número de pessoas que sofrem este tipo de acidente no mundo é grande, só no Brasil a sucção dos ralos de piscinas causa pelo menos uma morte por ano. A pressão da sucção pode ser tão grande que pode chegar a sugar outras partes do corpo, inclusive aconteceu de sugar partes do intestino de uma criança nos Estados Unidos.
A mãe de Flávia, senhora Odele, tem feito uma campanha de conscientização, tem tentado o apoio de políticos para que se possa mudar a lei sobre ralos de piscina, para que haja a obrigatoriedade do uso de dispositivos de segurança adequados, a fim de que outros acidentes possam ser evitados, uma verdadeira batalha para que outros pais não venham a sofrer o que ela tem sofrido.
Fica o alerta para nós mães e pais!
Quem puder, passe lá no blog para conhecer um pouco mais da história da Flávia e se informar mais sobre este perigo.
Ajude também assinando a petição online pela lei federal por segurança nas piscinas.
Ajude também assinando a petição online pela lei federal por segurança nas piscinas.
Contato da Odele: odele.souza@gmail.com
Um beijo,
Lauri
*O meu blog pessoal no momento está fechado, mas em breve estarei de volta
17 comentários
Oi Lauri!
ResponderExcluirValeu o alerta e vou passar lá no blog dela pra ler.
Puxa me deu até um aperto no coração.
Beijos.
Fiquei sem palavras, que dor essa mãe sente, meus Deus.
ResponderExcluirJá ouvi falar sobre esse risco, só não sabia que era tão comum e tão violento.
Aqui em Brasília o lazer é a base de piscinas, principalmente na seca, vou ficar alerta.
Bjks
nosssaaaaaaaaaaa eu nuncaaaaaa tinha visto falar sobre isso....
ResponderExcluireu sempre tive medo d piscina por causa dos afogamentos... mas agoraaaa vou ficar mega d olho
bjus
e que deus esteja nos sonhos dessa menina, cuidando e orientando dela enquanto ela "dorme"..bjuss
Meu Deus que história triste.
ResponderExcluirQue Deus conforte essa mãe.
Oi Lauri,
ResponderExcluirPassei para agradecer a você por este post que me ajuda a divulgar o perigo existente nos ralos de piscinas que como divulgado no blog de Flavia, os ralos de piscinas têm causado acidentes devastadores.
Ontem gravei uma entrevista para o programa MAIS VOCÊ da apresentadora Ana Maria Braga. A reportagem vai mostrar acidentes causados por afogamentos e vai incluir aqueles ocorridos em piscinas, causados pela sucção dos ralos. Ainda não sei quando a reportagem vai ao ar, mas deve ser por esses dias. É uma reportagem importante pois vai ajudar na conscientização deste tipo de acidente causado pela sucção dos ralos das piscinas.
Quem puder ver a reportagem estará recebendo importantes informações sobre este tipo de acidente, que infelizmente é mesmo mais comum do que se pensa.
Pra você, um forte e carinhoso abraço.
Meu Deus, que história...
ResponderExcluirCom certeza algo deve ser feito, assinei a petição e espero ajudar. Uma coisa assim deveria ser mais divulgada, para que não ocorram mais!!
Conheço a história da Flávia pelo blog e conheço outras histórias também. Uma inclusive ocorreu em uma piscina, tipo hidromassagem em uma pousada em Mauá. Existem muito mais casos do que imaginamos. Temos que ficar muito atentas, principalmente com as meninas de cabelos compridos.
ResponderExcluirÓtimo aviso.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/
Acabei de ler o blog, li vários capitulos deles e fui ficando cada vez mais apavorada com piscinas e revoltadas com a justiça brasileira.
ResponderExcluirA dor e a força dessa mãe são imensuráveis!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFiquei chocada e sem palavras. Como pode uma história dessas? E como pode uma mãe esperar tanto tempo por uma ação da justiça?
ResponderExcluirÉ lamentável.
Beijos,
Karen
http://multiplicado-por-dois.blogspot.com/
Oi Lauri! Que história impressionante. Dica registrada. Minha filha tem 2 anos e 7 meses, não fica na piscina sozinha, mas ficarei ainda mais alerta porque ela gosta de água feito uma sereiazinha. (rs). Beijos!
ResponderExcluirNossa, fiquei enojada com a Justiça (se é que podemos chamar de justiça) Brasileira. E eu não sabia nadinha sobre isso... Estou arrepiada!!! É um perigo muito grande!!! Obrigada por compartilhar conosco Lauri e claro, obrigada à mãe Odele por compartilhar para o Brasil a sua história, que ela seja mola propulsora para os pais ficarem atentos e lutarem juntos por essa causa!!! Abraços maternais, Mariana
ResponderExcluirSe não houver mudança por parte da emissora, na próxima segunda-feira dia 21.11, estarei participando de uma reportagem do programa MAIS VOCÊ da apresentadora Ana Maria Braga, TV Globo,onde estarei falando sobre afogamentos causados pela sucção dos ralos de piscinas. Minha intenção não é jamais causar pânico, mas alertar para um tipo de perigo que infelizmente muitas pessoas ainda desconhecem: A sucção dos ralos das piscina, causa do acidente que deixou minha filha em coma.
ResponderExcluirUm abraço
Conheço o blog da Flávia e é tudo muito triste.
ResponderExcluirÓtima alerta pra nós!
Bjus, genis
Oi Lauri!vi o programa mais voce que passou falando sobre essa questão dos ralos.A materia foi muito bem feita porque mostrou como a criança fica sem saida com a sucção do ralo e passou tambem a entrevista da Flavia.obrigada pelo alerta vou passar para outras mães essa questão e ficar alerta pois quero matricular Bruna na natação
ResponderExcluirpara quem não viu o programa Mais Você com a reportagem sobre afogamentos, inclusive em piscinas, causados pela sucção dos ralos, fica aqui o link: http://maisvoce.globo.com/videos/v/piscinas-rios-e-praias-mais-voce-explica-como-prevenir-acidentes-no-verao/1703255/#/programas/20111121/page/1
ResponderExcluirAbraços
RETIFICANDO O MEU COMENTARIO: EU VI A ENTREVISTA DA MÃE DA FLAVIA(ODELE) NO MAIS VC.
ResponderExcluirObrigado por comentar, ficamos felizes!