Formatura que emoção

sábado, dezembro 10, 2011Cristina Chabes

Todo final de ano ocorrem na escolas as famosas e deliciosas formaturas.
É uma emoção muito grande ver um filho formar-se, presenciar a emoção nos olhos de cada um dos formandos e seus familiares.




Lembro-me das festinhas de formatura da pré-escola dos meninos, aquelas apresentações de dança de cada turminha, e que por mais lindo que seja, só é legal mesmo para os pais e avós, pois muitos alunos ficam chorando com vergonha ou medo de apresentar-se. Mas todos choram, os pais, as mães, os avós, tios, padrinhos, sai todo mundo dizendo: "Aí  que lindinho!!!"



Daí vem a nova fase....formatura do ensino fundamental. Ginásio para os antigos como eu. rsrsrs. Então eles cresceram e agora a família chora por ver o filho crescido e vencendo a primeira etapa de muitas.Os pais choram, mas nem tanto. Os filhos choram, mas seguram a onda por conta dos amigos não "tirarem" como dizem. As filhas.....essa choram muito, desmancham a maquiagem, abraçam todas as amigas e choram mais ainda. 
E todo mundo sai dizendo: "Ai eles cresceram, que lindo!!!"


Quando chega o fim do ensino médio, antigo colegial, eles já tem bigode (poucos pelos que fazem questão de mostrar), elas longos cabelos, muita maquiagem e corpo de mulher. E todos os amigos e familiares choram junto com os filhos até não poder mais. E todo mundo sai dizendo: "Agora é com eles, que lindo!!!"

Enfim, o fim da faculdade se aproxima, e a formatura também Os filhos e filhas quase choram mais. Os pais, contém as lágrimas. Os filhos já tem a vida nas mãos e logo estarão casando, formando família e um novo ciclo recomeça.



Falei tudo isso, relatando emoção e felicidades vividas nas conquistas dos meus filhos. O Marcelo, formou-se em julho deste ano e o Rafael o fará em julho de 2014.

Mas na escola em que trabalho, vivi novamente essa emoção ao ver pais, familiares e amigos abraçando os filhos e chorando pela conquista do diploma simbólico da 4a. série. E no meio disso tudo, um aluno, sozinho, sem ninguém para tirar uma foto, sem ninguém para abraçar, sem ninguém para ouvir um parabéns e chorava de soluçar e quando todos os professores, mesmo os de outras séries, foram abraça-lo caí no choro também. Não suportei tanta dor. Não suportei relembrar cada momento vivido com meus filhos e olhar nos olhos de uma criança de 10 anos tendo que ver o mundo ser tão duro naquele momento.

Se mãe é mais do que gerar em seu ventre. É cuidar, amar, amparar e viver cada momento do filho com alegria, mesmo que a situação econômica seja difícil, pois para o filho o que vale é o abraço sincero e o sorriso de sua mãe, dizendo: Parabéns meu filho eu te amo.

Beijocas
Cris Chabes

VEJA MAIS POSTAGENS

12 comentários

  1. Quando minha filha de 6 anos se "formou" na pré-escola, as mães fizeram uma apresentação e homenagem aos filhos. Fizemos a letra da música, gravamos em estúdio (que chique), preparamos as roupas, a coreografia e no dia quase não conseguíamos cantar (prevendo isso gravamos, fomos espertas), a emoção invade o coração mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Ah formatura... é tão bonitinho, rs.

    Ainda lembro da formatura da Ingrid. Todos choram e eu chorei (não foi pouco) só de ver a minha filha se "formando" na pré-escola.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ai Cris, que emoção!
    Vc é tudo! Adoro os seus registros sobre seus filhos! Isso é uma vitória, né?
    Terça é a festinha na escolinha de JM!
    rsrsrs
    Eu morro de chorar! ai que emoção!
    Beijos, Genis ♥

    ResponderExcluir
  4. Puxa, é mesmo!
    Eu sempre me emociono em formaturas, seja qual for. Porque é sempre uma etapa cumprida né, e cada um sabe o longo caminho que se faz para chegar ao final...

    A formatura da minha mana, quando tinha 5 anos, foi uma festa só!!! No próximo ano, tem a do Lucas, só imagino...

    E o que vc disse sobre o afeto dos pais, o abraço e o carinho é muito verdadeiro, porque é o que realmente conta. Ainda bem que os professores todos tiveram a sensibilidade de abraçar aquele aluno que não teve a presença dos pais num momento tão importante!

    Beijocas
    Ju

    ResponderExcluir
  5. Chris! Eu me emociono em todas as apresentações da minha filha. Quarta-feira mesmo terá um musical de encerramento do ano e ela participará vestida de Emília. Ela tem 2 anos e oito meses. Posso com isso?!! Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Gente, tadinho... Fiquei com o coração apertado...

    ResponderExcluir
  7. Eu honestamente cresci antes do tempo.
    Minha primeira formatura foi da Universidade. Minhas escolas não tinham snif snif
    Então foi curtir cada etapa do Samuel e me emocionar muito.
    Bjks

    ResponderExcluir
  8. Oi Cris!
    Acho todas as formaturas emocionantes, principalmente quando é de um filho, mesmo que seja da pré-escola...a gente fica toda boba e emocionada...rsrsrs.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  9. Iniciei a leitura sorrindo e terminei chorando ... tadinho do menino.
    Esta semana teve tarde do pijama na escola do meu filho, a mãe de 2 meninas não leram o aviso na agenda e acabaram não enviando o pijama das filhas ..... conclusão .... as meninas ficaram chorando e não queriam participar da festa.
    Como pode pais e mães tão distantes da vida dos próprios filhos ????
    Corta o coração.

    ResponderExcluir
  10. Olá queridos amigos que aqui comentaram
    Agradeço muito a participação de vocês neste post, principalmente por que compartilhei minhas emoções reais.
    No dia da formatura da turminha da escola cheguei em casa e chorei muito principalmente por que conheço a história desse menino e sei que sua vida é muito difícil.
    Agradeço o carinho e as mensagens de quem leu esse post
    Deixei recadinhos em seus post particulares.
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  11. aaaiiii cris eu sempre sofria com essas coisas com meus alunos...tem gente q nao merecia ter filhos viu..
    ameiii o post
    bjaooo

    ResponderExcluir
  12. Deve ser uma emoção mesmo Cris, tenho certeza que eu vou chorar muito quando for a vez do Daniel.
    Que triste isso que aconteceu com este aluno... nenhum familiar ao menos para representar os pais? Essas coisas marcam a vida das crianças...

    Amo seus textos!Fico imaginando tudinho e pensando como será com o meu filho...
    Um beijo

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!