Alfabetização Colaboradora

Como ajudei na alfabetização das minhas filhas

quarta-feira, janeiro 04, 2012Chris Ferreira

Por Chris Ferreira, do blog Inventando com a Mamãe


É gratificante demais ver as minhas filhas crescendo, acompanhar o desenvolvimento delas e contribuir o máximo que posso. A fase da alfabetização é uma emoção a parte. Presenciar a conquista da leitura foi ver as minhas filhas abrindo as portas para o mundo. Foi vivenciar um grande passo rumo a independência.

Posso dizer que a passagem pela alfabetização foi tranquila aqui em casa. A Ana Luiza e a Sofia tiveram os seus momentos de dificuldades sim, mas com respeito ao ritmo de cada uma, alinhamento com a escola e apoio em casa aproveitamos bastante essa etapa.


Algumas ações que fizemos para facilitar e ajudar no processo de alfabetização:

1 - Alinhamento com o método utilizado pela escola.
     Procurei estar próxima a escola e sempre me informando sobre o método e o conteúdo que estava sendo apresentado. O objetivo era acompanhar em casa, sem acelerar nenhum conteúdo e muito mesmos apresentá-lo de forma diferente. Quis saber qual o tipo de letra seria utilizado no processo de alfabetização. Fiz um quadro em casa e assim todos que fossem escrever alguma coisa para as meninas, nessa época, deveriam utilizar as letras específicas.



Letras utilizadas no primeiro semestre

Letras utilizadas no segundo semestre (para escrever de mãozinha dada)

Letras da Sofia (para escrever de mãozinha dada)

2 - Com essas letras começamos a deixar muitos bilhetes, cartinhas para o coelho, para o dia das crianças, convites de aniversário, convites para lanches em casa, receitas, etc... Deixamos bilhetes no espelho, na geladeira, em cima da mesa, por todo lugar. Aliás, a primeira frase que as duas aprenderam a escrever foi: Te Amo.


3 - Disponibilizei um caderninho/agenda para elas anotarem os nomes das amigas e telefones. Isso faz um sucesso enorme entre as meninas. Elas adoram fazer desenhos e recadinhos uma para as outras. No final do ano o caderninho está com todas as folhas preenchidas e podemos perceber a evolução.  Pena que não guardei o caderninho da Ana Luiza


3 - Pedi para a professora informar periodicamente (uma vez por mês) as sílabas que já tinham sido trabalhadas em sala de aula. Eu fazia o acompanhamento pelos deveres de casa mas, de qualquer forma, me certificava com a lista da professora. Assim eu oferecia para as meninas lerem os livros com as sílabas que elas já conheciam. Isso facilitava a leitura e elas ficavam empolgadas por estarem lendo bem. Os livros infantis que se encaixam bem para a alfabetização e que eu usei aqui foram:


Coleção Mico Maneco da Ana Maria Machado e Claudius
Coleção Estrelinha da Sonia Junqueira
Coleção Gato e Rato da Mary França e Eliardo França
Coleção Pingos da Mary França e Eliardo França

Falei deles nesse post AQUI 

4 - Usei muitos jogos como apoio. Tantos os jogos feitos em casa quanto os jogos educativos que existem no mercado e que são próprios para o processo de alfabetização. Falei deles no post Jogo dos Pedacinhos

5 - Lemos muito e lemos tudo. Contei muita historinha, lemos os rótulos das embalagens, o que víamos pela rua, na TV, etc...

6 - Com a Ana Luiza nós fizemos os nossos próprios livros. Já a Sofia não teve esse interesse, ela preferiu ler os livros feitos pela irmã. E claro que o tempo e o ritmo dela foi respeitado.

7 - Acompanhei os deveres de casa, vibrei com cada conquista e incentivei em cada dificuldade.

Hoje fico toda orgulhosa de ver que passamos bem por essa etapa e espero que isso seja um diferencial para as próximas fases.



*A Chris é nossa amiga super presente aqui no Recanto, é mamãe e blogueira, se define como "uma mãe integral apesar de não ser em horário integral".


Obrigada Chris, por essa colaboração tão especial!
Equipe Recanto

VEJA MAIS POSTAGENS

12 comentários

  1. A fase da alfabetização é uma verdadeira descoberta para a criança. Aprendi a ler com 5 anos de idade. Minha irmã mais velha que tinha 8 anos me ensinou (hoje em dia ela é professora, não sabia na infância que esta seria sua profissão!) e era uma das poucas crianças da pré-escola da minha turma que sabia ler. Tenho prazer com a leitura até hoje, devoro livros anualmente!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse post. A dica dos bilhetinhos eu uso com meu filho até hoje... É um sucesso!! Ele adora... E assim vai treinando e percebendo o valor da escrita. Bjos, Renata (www.descobrindoamaternagem.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  3. Muito legal as dicas.
    Eu aprendi a ler novinha e o maior incentivo foi da minha mãe com muita paciência e dedicação.Com as minhas filhas fiz o mesmo,ajudei o máximo q pude, para q elas se desenvolvessem bem na escola.Gostei tanto q até hoje acompanho bem de perto a vida escolar delas.
    A Chris é uma mãe muito dedicada e atenciosa,adoro o blog dela,acho a maneira q ela conduz a educação das filhas muito importante para a relação Mãe e Filha no futuro.
    Bjs!!!Edna

    ResponderExcluir
  4. Olá Chris,
    Muito legal as dicas.
    Como é bom participar desse processo de descobertas.
    Parabéns está tudo anotadinho pra quando chegar a nossa vez.
    Bjks e obrigada por sempre participar.

    ResponderExcluir
  5. Eu já vi esse post lá no blog da Chris e mais uma vez eu digo. A Chris tem umas idéias que ajuda qualquer mamãe.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Fiquei muito feliz em colaborar com o Recanto das Mamães Blogueiras. É um orgulho enorme ter um post divulgado aqui.
    Muito obrigada pela oportunidade de compartilhar as minhas experiências com essas mães maravilhosas que passam por aqui.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Chris, você realmente é uma mãe super dedicada.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  8. Meus parabéns Chris, eu já vi esse post lá no seu blog e adorei. Continue sempre assim tentando nos ajudar com as circustânceas da vida.

    Bjsssssssssssssssssssssssss, Dani.
    http://www.descobertascomdaniel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Amei esta postagem e ela tb tá la na Ed. em Foco!
    Bjus ♥

    ResponderExcluir
  10. Muito legal Chris, vou salvar essas dicas para quando chegar nosso momento aqui em casa.
    Amei sua participação aqui!
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá, conheci vcs hj e estou tão feliz, pois adorei!!
    Esse post então me chamou mt atenção, pois tenho essa grande preocupação.
    Vou salvar e começar a aplicar, minha pequena Ana LEtícia esta com 2a e 1m, e vindo a irmãzinha Sara - 4m - de gestação.
    Obrigada.

    Bjs
    Vívian Fonseca
    Ceilândia - DF
    http://elachegou.blogspot.com/

    Até mais.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!