filhos

Fique de olho nas crianças na praia e piscinas.

domingo, janeiro 08, 2012Michele Batista!

Não deixe que acidentes na água estraguem as férias da sua família. Veja como tomar algumas medidas preventivas!

Crianças na piscina
Antes de liberar a criança para brincar na água, informe-se sobre a profundidade da piscina
Foto: Getty Images
 
É nas férias de verão, por causa do maior contato com a água e com a natureza, que as crianças ficam mais expostas a problemas como queimaduras e intoxicações. Para evitar que esses imprevistos acabem com o descanso da família, tome algumas medidas preventivas.
Inspeção geral
Antes de liberar a criança para brincar na água, informe-se sobre o tipo de praia, se o mar é violento, se há repuxos e, no caso de piscina, qual a profundidade. A mesma atenção vale para casas alugadas: como ficam fechadas por longos períodos, as chances de aparecer animais peçonhentos aumentam. "Verifique também se há plantas tóxicas por perto e tenha sempre à mão o endereço do hospital mais próximo", recomenda o pediatra José Américo de Campos.
Protegendo os pés e a pele
Além de evitar ferimentos e bo-lhas nos pés provocados pelo calor da areia, andar sempre calçado previne várias doenças. As mais comuns são o bicho-do-pé, um tipo de pulga que se instala na sola ou debaixo das unhas, causando coceira e dor, e o bicho geográfico, uma larva encontrada nas fezes de cães e gatos que caminha sob a pele, fazendo linhas parecidas com as de um mapa. Também é prudente vacinar as crianças contra tétano, já que, brincando na areia, há o risco de se cortar.
A combinação de calor com pouca roupa deixa o corpo mais exposto a doenças dermatológicas. Nas praias e piscinas, a micose mais frequente é a Ptiríase versicolor, que causa manchas na pele. Não deixe as crianças sentarem diretamente na areia e, ao voltar da praia, não demore para dar banho, esfregando o corpo com uma bucha. Em bebês, a irritação de pele mais comum é a brotoeja, que pode ser prevenida com o uso de roupas leves de tecidos naturais e evitando-se ambientes abafados. Picadas de insetos e outras lesões dermatológicas abrem caminho para bactérias que provocam o impetigo, uma infecção caracterizada por coceira e febre.
De olho na água
Saber nadar é uma grande proteção. Mesmo assim, não dispense boias de braço para as crianças menores de 7 anos e jamais as deixe na água sem a companhia de adultos. Alerte-as sobre os riscos da água-viva. Excesso de cloro ou águas contaminadas podem desencadear otite e conjuntivite, inflamações nos ouvidos e nos olhos. Usar protetores de ouvido, toucas e óculos de mergulho diminuem as chances de contágio.
Sombra e água fresca
Além de queimaduras, a exposição ao sol por muito tempo pode causar insolação, um desequilíbrio térmico que faz com que a temperatura interna do corpo fique instável, provocando febre, dores de cabeça ou perda de consciência. Só vá à praia com as crianças antes das 10 ou depois das 16 horas, sempre com filtro solar com fator de proteção 30, e dê a elas bastante líquido enquanto estiverem na praia ou na piscina. Lembre-se de que o calor deteriora rapidamente os alimentos, propiciando as intoxicações. Fique atenta ao que as crianças comem fora de casa.
Farmácia básica
Alguns medicamentos não podem faltar na bagagem: pasta d'água, água oxigenada, analgésico, remédio contra vômito, colírio, soro fisiológico, água boricada, gaze, esparadrapo, algodão, mertiolate, protetor solar, creme hidratante e repelente.



Michele Alves
Twitter: michele_saj
Quer um layout personalizado?
Beijos,amo vocês!

 

VEJA MAIS POSTAGENS

6 comentários

  1. Super dica meninas!!! Todo cuidado é pouco com nossos bens mais preciosos! beijos e ótima semana para vocês
    www.jeitinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amiga, dicas super importantessss!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Mi!
    Todo cuidado é pouco.
    Adorei as dicas.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Mi adorei as dicas.
    Ainda mais pra gente que mora na praia.
    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Oi Mi,
    Super importantes as dicas!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Mi
    Passei 20 dias na praia e como não tenho mais criança pequena fiquei observando e admirando alguns pais e seus filhos
    Adoro ver criança brincando na areia e no mar
    Mas todo cuidando ainda é pouco
    Vi muita criança embaixo do sol do meio dia brincando na água. É o pior horário para todas as idades.
    Sem falar de crianças brincando sozinhas com os irmãos mais velhos (10 e 13 anos). Que loucura
    Ótima post
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!