Educação de filhos Mamãe Genis

"Como ensinar nossos filhos a serem homens de bem"

terça-feira, fevereiro 28, 2012Genislene Borges


Fico contemplando as obras da mão do Criador quando fico a observar José Marcos. Como sou grata à Deus por ter me feito uma mulher fértil e ter confiado a mim a educação de um ser humano o qual fará a diferença nessa humanidade.

Mas o que fazer para que meu filho siga o melhor caminho, o caminho do bem? O que fazer com que seu filho seja um homem íntegro, honesto e trabalhador?

Ouço muitas pessoas dizerem que filho não nasce com manual de instrução e isso é a mais pura verdade. Não há uma receita de como fazer e não fazer, mas guiada na palavra de Deus e seguindo o que Ela diz, podemos ter uma grande instrução e um ponto de partida essencial para que nossos filhos cresçam em estatura, sabedoria e graça como Jesus cresceu.

● Testemunhar com sua vida como ele deve agir: Aquela frase que diz “faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço” deverá ser abolida. Os filhos se guiam pelas nossas ações, nossos exemplos.

● Reconhecer limites e conseqüências: Conhece a famosa lei da semeadura “o que se planta se colhe”. Desde pequenos nossos filhos deverão entender que nem tudo é permitido na vida e que toda ação tem uma reação, seja positiva ou negativa.

● Respeitar autoridade: Quando a criança aprende a respeitar a autoridade da mãe e do pai terrestre, toma um passo importante na direção da submissão a Deus. Se não respeitar o pai visível, como vai obedecer ao Pai celeste? O princípio de respeito deve abranger outras figuras de autoridade – professores na escola, supervisores no serviço, oficiais do governo etc.

● Conhecer o Senhor: Os pais precisam ensinar seus filhos sobre Deus. Se já tiver esse entendimento, que o faça desde o ventre da mãe.

● Conhecer a Bíblia: A Bíblia é nosso manual de instrução para todas as coisas.

● Distinguir entre o certo e o errado: Os nossos filhos terão que decidir entre dois caminhos com destinos opostos. Esta capacidade de distinguir entre o bem e o mal definirá diversas decisões na vida.

● Trabalhar e ser responsável: O homem foi criado para trabalhar, e deve ser responsável em todos os seus compromissos. Deus condena a preguiça.

● Ser responsável pelos próprios atos: É mais fácil culpar o governo ou a sociedade do que assumir responsabilidade pelos próprios atos. Ninguém nunca conseguiu justificar o pecado. Deus justifica pecadores arrependidos!

● Cumprir seus deveres na família: Os pais devem ensinar aos filhos, ajudando-os a crescer para ser homens e mulheres fiéis a Deus e dedicados às suas famílias.

● Aprender uma perspectiva eterna: Todos nós precisamos aprender a olhar para tudo ao nosso redor numa perspectiva eterna. Pessoas materialistas se preocupam com as coisas passageiras. Pessoas espirituais olham para as coisas eternas.

Ser pais é uma grande bênção, mas é também uma responsabilidade enorme.
Vamos fazer o melhor possível para guiar os nossos filhos no caminho certo, assim teremos um mundo muito melhor, com uma geração temente a Deus.


Mamãe Genis do blog http://mamaegenis.blogspot.com/


* Partes inspiradas em http://www.estudosdabiblia.net

VEJA MAIS POSTAGENS

9 comentários

  1. Genis, esse texto está maravilhoso, que Deus continue dando sabedoria para que nós pais possamos educar nossos filhos para serem homens de bem!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Genis, este post é maravilhoso, as dicas maravilhosas!
    Eu amei!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Dicas maravilhosas!! Que merecem ser guardadas!!

    Mesmo sendo mãe de menina achei ótimas as dicas

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, Gênis

    "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria".

    Infelizmente, muitos pais não dão a devida importância à vida espiritual de seus pequenos, não se preocupam em incutir nas pequenas mentes em formação os princípios religiosos. E, assim, os pequeninos crescem à deriva, sujeitos a todo tipo de influência corruptora.

    Parabéns pelo post!
    Ana Júlia
    http://ensineseubebe.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post e tudo que foi escrito é a mais pura verdade porque a cada dia que passa as coisas dão a entender que esse passo a passo não é seguindo pelos pais.
    Um beijo e parabens pelo post.

    ResponderExcluir
  6. Genis,
    que belos conselhos você postou para todas as mamães! (E também para as vovós, no meu caso.)
    Que esses conselhos abençoem todos os lares que os estão recebendo!
    Um abraço
    da
    Celina

    ResponderExcluir
  7. Genis, eu vejo que mesmo quando a gente dá o nosso melhor nem sempre funciona, porque cada indivíduo tem sua personalidade. Mas não podemos nos resignar, temos que sempre tentar acertar, mesmo não tendo garantias. Criar pessoas de bem não é fácil, exige esforço, dedicação, fé, mantê-los e eles e a nós no caminho certo. Só com a graça de Deus mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Oi adorei seu blog, mais uma mamãe blogueira seguindo, se puder e quiser seguir meu blog eu agradeço.
    Beijinhos e um ótimo domingo
    diamante-rosado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!