dicas Mamãe Andréia

Você já fez seu Planejamento Financeiro pra 2012?

domingo, fevereiro 05, 2012Mãe Vaidosa



Fim das comemorações de final de ano e das férias, é hora de voltar à rotina e colocar tudo nos eixos. Afinal, 2012 já chegou com tudo. Entre as famosas promessas para o ano novo, é certo que muita gente planeja colocar a vida financeira em ordem, mas acaba esbarrando em dificuldades que podem acabar sabotando o objetivo.

A grande verdade é que não se resolve os problemas com dinheiro da noite para o dia ou com um simples passe de mágica. Para sair do vermelho e começar um ano diferente, é preciso ter um bom planejamento financeiro e uma boa dose de disciplina.

Se você ainda não fez seu planejamento financeiro para 2012, vale conferir algumas dicas. 

A primeira delas é mudar algumas atitudes com relação ao dinheiro. Gaste somente com o que você precisa e pode pagar. Nada de gastar sem saber por que e pior, gastar mais do que você ganha.
Atenção quanto ao uso do cartão de crédito e do cheque especial. Se forem bem utilizados, eles podem se tornar grandes aliados nas finanças. Mas mesmo facilitando as compras, é preciso ter muito cuidado para não passar dos limites.
Procure saber qual é o melhor dia para usar o cartão e antes de sair gastando por aí, cheque as faturas para verificar o número de prestações das compras anteriores. Uma regra básica é não comprometer mais que 30% da sua renda com gastos do cartão de crédito. Escolha uma data para vencimento da fatura que seja próxima ao recebimento do salário e procure sempre pagar o valor integral da fatura do cartão. Se você paga só o mínimo, o restante é cobrado com multa e juros.

Não se esqueça de que os juros do cartão de crédito estão entre os maiores praticados no mercado. Em último caso, recorra ao cheque especial, mas sempre que for usado, deve ser coberto o mais rápido possível, já que é uma opção de crédito cara.
Tão importante quanto controlar os gastos, é saber para onde seu dinheiro está indo. Por isso, faça as contas e conte com a ajuda da planilha de orçamento pessoal. Vale usar um caderno, um bloquinho para anotar tudo o que você gastou no mês. Existem diversos sites na internet que disponibilizam modelos de planilha de orçamento pessoal fáceis de serem usadas e que podem ser baixadas gratuitamente, vale a pena procurar.

A partir daí, fica mais fácil ter uma visão geral de como seu salário está sendo utilizado e onde estão os excessos. Outra vantagem de manter as anotações é identificar quais despesas são realmente necessárias, o que deve ser mantido e o que precisa ser cortado para acabar de vez com os problemas financeiros.
Lembre-se ainda que no decorrer do ano, poderão existir períodos difíceis. Por isso, é melhor criar um fundo de reserva para que você não precise recorrer a empréstimos ou outras alternativas de emergência para manter o pagamento das contas e de outras despesas.
Se não for necessário utilizar o fundo de reserva para essa finalidade, no final do ano dá para pensar em fazer um investimento, reformar a casa, trocar de carro ou quem sabe aproveitar as próximas férias fazer uma viagem com a família.

Então é isso pessoal gastos consientes geram vida equilibrada e família feliz.
Beijos da Mamãe Andréia
Vocês me encontram nos blogs
Make Viagem





VEJA MAIS POSTAGENS

8 comentários

  1. Amiga, aqui em casa é tudo controlado mesmo.
    Não fazemos um planejamento específico, mas nada passa desapercebido aos olhos de meu marido...rsrsrs
    Tudo controlado, contas pagas e nenhum problema!
    Ainda bem que tenho ele!! rsrsrs
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Eu que sou mais controlada aqui em casa, cartão de crédito não aderimos, cheque (ainda se usa?) muito menos. Quando eu trabalhava fora usava planilhas como essas citadas no texto, realmente ajuda muito, depois a pessoa já entra no automático e consegue passar sem.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da postagem Andréia!
    Ótimas dicas!

    Aqui em casa procuramos não nos comprometer com muitas contas, o que podemos compramos à vista, pois já tem as contas fixas mensais, então procuramos não extrapolar o orçamento.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. super bem lembrado,amiga!
    aqui nós somos muito desorganizados com isso..
    adorei o post,vou tentar mudar as coisas por aqui!
    beijinho!

    ResponderExcluir
  5. Eu fiz esse post em homenagens a alguns amigos que estão em dificuldades temporárias, sei que passa.
    O sucesso é tudo da nossa vida depende do bom diálago, então sempre que necessário peça ajuda, debata, discuta, reflita e execute.
    E coloque sempre Deus em primeiro lugar, ele é um grande administrador.
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Fiz meu planejamento logo nos primeiros dias de 2012
    boa parte do meu salário vai para ajudar nas contas da casa, mas esse ano reservei uma parte para pagar meu retorno a natação/academia.
    Afinal trabalho pra caramba
    Eu mereço
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  7. Amiga você sabe como sou desorganizada com as contas.
    Gostei das dicas.
    Vou tentar me organizar mais.
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!