Mamãe Andréia Saúde

Check-up anual pode evitar sérias doenças no seu filho

domingo, março 04, 2012Andreia Sales

Olá mamães,

Gostaria de abordar um tema muito interessante e que muitas mamães e papais tem certa resistência em faze-lo, mas que muitas vezes é primordial para um diagnóstico e tratamento preciso na vida de seu filho.

Tenho certeza que todas as mamães fazem acompanhamento pediátrico nos seu filhos, mas você já se preocupou em fazer algum exame de sangue por exemplo? Eu como patologista clinica, já presenciei várias vezes muitos bebês e crianças, aparentemente gordinhos e saudáveis com anemias profundas e falta de vitaminas, você sabia disso? E isso pode comprometer o aprendizado e o desenvolvimento neurológico da criança, podendo trazer sérias sequelas as vezes irreversíveis.

Quando for fazer algum exame da criança, é natural as mamães ficarem com dó, mas pense que será para o bem  da criança e na hora da realização dos exames, mostre ao seu filho que é algo necessário e que é para ele não ficar doente. Passe segurança para o seu filho, não mostre fragilidade para ele, para que ele saiba que você está fazendo algo para o bem dele e que você o ama e não quer ve-lo sofrer.

A anemia por exemplo é um problema muito comum nos bebês e nas crianças até 5 anos, que pode ser combatido facilmente com vitaminas a base se Sulfato ferroso. Além dos exames de sangue, é bom que se faça tambem urina e fezes. As crianças começam a descobertas colocando todo tipo de objetos na boca e pode vir a contrair alguma verminose e o exame de urina é importante principalmente para as meninas que tem o orgão genital exposto e pode facilmente contrair uma infecção urinária.

Converse com o pediatra da sua criança e diga a ele que deseja fazer exames complementares de rotina para ver como anda a saúde de sua criança. O ideal é fazer os exames uma vez ao ano ou conforme solicitação do médico.
Graziela Sales
Patologista Clinica
E Mãe de 4 Princesas 

Hoje esse foi o meu recado.
Andréia
Você me encontra





VEJA MAIS POSTAGENS

11 comentários

  1. Muito bom esse alerta,com certeza temos um certo receio,mas os beneficios caso descoberto algo,são muito maiores do que qualquer momento de angústia na hora de um exame de sangue por exemplo.

    Meu filho fez,tinha uma pequena anemia após o desmame,e conseguimos combater com orientação do pediatra.

    Um excelente Domingo!

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Portugal, pelo menos na cidade onde moro, as crianças precisam entregar um atestado médico no início do ano escolar, mas não chega a ser um chek up, embora se houver alguma queixa o médico de família pode pedir exames. Mas é muito importante sim, não levar os filhos só na hora da emergência, mas mesmo quando estão bem, para rastrear algum problema de saúde.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza é necessário cuidar dos nossos bebês.. Tenho dó quando a Laura fica doente....

    Beijos
    Carol

    ResponderExcluir
  4. Boa dica! Muito importante pensarmos nisso sim!!

    Renata do blog www.descobrindoamaternagem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Andréia!
    Quando as crianças são pequenas, todo mês a gente leva pra consulta, mas a medica elas vão crscendo levamos só quando estão doentes.
    Achei ótima essa postagem, pois precisamos levar de tempos em tempos pra fazer exames e assim verificar se tá tudo bem, mesmo que aparentemente esteja.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Ótima recomendação.
    Beijo e boa semana,
    Roberta, mãe dos gêmeos Rute e Miguel

    ResponderExcluir
  7. Adorei a dica! Tenho dó de ficar fazendo exame de sangue nos meus filhotes, mas está certo...tenho que voltar lá pra fazer isso, tá na hora! Bjus!
    Nádia.

    ResponderExcluir
  8. Isso é realmente importante e necessário, muitas mães acham que estão judiando das crianças e não fazem os exames. Se escolher um profissional capacitado em coletar material de crianças e bebês, com certeza não será traumatico para ela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Andréia! Você tocou num ponto importante, a saúde. Laura fez todos os exames necessários com 1, 2 e se prepara para fazer agora com 3 aninhos. Ótimo alerta desse post. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. QUE OBSERVAÇÃO INTERESSANTE E NECESSÁRIA, QUERIDA!
    NÓS PRECISAMOS SEMPRE ATENTAR PARA ESTE NOSSO COMPORTAMENTO CHEIO DE "SUTILEZAS" QUE TEMOS. QUANTO INFLUENCIAMOS NEGATIVAMENTE A FORMAÇÃO DOS NOSSOS FILHOS COM NOSSA MANEIRA SEM EDUCAÇÃO DE EDUCAR; MODO DE TRATAR, DESTRATANDO; MODO DE PASSAR PRINCÍPIOS, SEM NENHUM PRINCÍPIO, PELO MENOS O DE QUE RESPEITO É BOM E EU GOSTO...
    QUE DEUS NOS ILUMINE A TRILHAR UM CAMINHO DE SABEDORIA...SE TEMOS FALTA DELA, É SÓ PEDIR O PAI DAS LUZES, EM QUEM NÃO HÁ SOBRA DE VARIAÇÃO.
    BJS E BOA SEMANA COMO EDUCADORAS!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!