Cida Educação de filhos

Mamãe, não me compare!

segunda-feira, março 05, 2012Cida Kuntze

Fonte da imagem: Google
.
"Com a sabedoria se constrói o lar e sobre a prudência ele se firma."
 Provérbios 24:20.
.
- Mamãe, não fale mais aquilo que você falou aquele dia.
- Do quê eu falei e quando?
- Aquele dia no restaurante. Lembra o que você disse?
- Hummm... o que eu disse que você não gostou?
- Você disse: "Olha filha, que lindo aquela menina da outra mesa. Olha o prato dela, cheio de saladas e olha... tá comendo tudo. Você não come assim como a menina, nem gosta de quase nenhuma salada, e dá pra ver que ela tem a mesma idade que você. Como eu queria que você comesse como ela."
(Nessa hora lembrei perfeitamente do ocorrido e também que ela me olhou com uma carinha.... um olharzinho daqueles, demonstrando que não tinha gostado do meu comentário...rsrsrs).
- Mas querida, a mamãe só estava fazendo uma observação (eu tentando amenizar o meu erro...abafa!).
- Então mamãe, não fala mais desse jeito, porque eu não gostei, você me magoou quando falou isso.
- Perdão filha, a mamãe não teve essa intenção, eu só queria ver se você se animava pra comer mais, não imaginava que isso iria te magoar. Pode deixar, vou cuidar pra não fazer mais isso com você. Te amo tá filha.
- Tá bom mamãe, eu te perdoo. Eu também te amo.
Então nos abraçamos e ficou tudo bem.
.
Querida(o)s, eu que sempre detestei que me comparassem, fiz isso com a minha filha, mas ela mesma me chamou a atenção sobre isso. Ela não conhecia ainda essa palavra: comparação, comparar, mas sentiu-se assim.  Agora ela já sabe, pois já expliquei em outra oportunidade isso pra ela. Minha filha tão pequena, mas sempre me ensinado algo.
 .
O que eu achei mais interessante foi que ela esperou um outro momento pra falar sobre isso novamente. No restaurante ela me olhou chateada, deixando claro que não gostou do comentário, mas em casa, num outro dia ela tocou  no assunto, me explicando que aquilo havia a magoado. Agradeço a Deus que ela não guardou a mágoa que ficou com o meu comentário, mas expôs, podendo assim ser curado o seu coraçãozinho.
.
Sei que não fazemos voluntariamente, mas muitas vezes temos a tendência de fazer comparações e isso é péssimo. Entre irmãos muitos pais acabam fazendo também, o que acaba gerando conflitos.
.
Outro caso chato, são de mães que em suas conversas menosprezam os filhos das outras (amigas, parentes ou conhecidas) propositalmente porque não "tem o mesmo desenvolvimento extraordinário que o seu." Não se deve fazer isso.
.
Precisamos ter sempre bem claro que SOMOS ÚNICOS, cada um de nós, de nossos filhos, familiares e amigos tem o seu perfil, o seu tempo e o seu valor. Por isso devemos cuidar e muito pra não cairmos nessas armadilhas e acabarmos magoando as pessoas que amamos com comparações.
.
Que possamos aprender a cada dia e quando errarmos, termos a sensibilidade e o desejo de mudar, de crescer como pessoas, para sempre fazer o bem para aqueles que nos rodeiam, pois com essa atitude seremos sempre ricamente abençoados.
.
Um grande abraço pra todos e uma feliz semana!

VEJA MAIS POSTAGENS

16 comentários

  1. É uma coisa muito difícil mesmo, nossa tendência é comparar, seja para o melhor ou para o pior. É daquelas coisas que temos que nos policiar, quem nunca teve a tentação de falar para o filho "tá vendo, aquela criança tão bem comportada!".

    ResponderExcluir
  2. Sua postagem foi perfeita!!! É verdade queremos muitas das comparar o desenvolvimento de cada criança e na realidade DEUS criou a gente como ser único.Cada um tem suas qualidades, limitações ...Adorei !!! bjksss Jack Rosa

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto, Cida! Infelizmente, mesmo sabendo o quanto é errado, a gente sempre acaba fazendo isso pelo menos uma vez na vida!!
    Adoro o seu jeitinho de escrever!
    Bjus! (Nádia)

    ResponderExcluir
  4. Cida adoreio seu post.
    Não gosto de comparações.
    Não gosto de dizer faça como fulano ou ciclano.
    Seja você.
    E também não gosto de ameaças sem de impor o medo.
    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida.
    Belo post como sempre.
    Não gosto de comparações e acabo fazendo sem perceber.
    Já fiz isso e nunca me dei conta de que um dia poderia magoar o Davi. Vou me policiar.
    Bjs querida.

    ResponderExcluir
  6. Adorei assunto,realmente temos a tendência de sempre estar comparando tudo,é o tamanho,o comportamento,e o pior,muitas vezes nem percebemos!

    No seu caso a criança teve a sabedoria de não guardar para si e expor seus sentimentos,e assim curar a mágoa.Algumas não falam nada e dependendo do caso ela pode carregar consigo por muito tempo aquele comentário que pode fazer com que se torne um tormento.Foi exatamente o que fizeram comigo...eu passei a odiar e esconder minhas pernas por anos apenas por um comentário de comparação tão insignificante...
    Até que aquilo saísse da minha mente demorou muito e me prejudicou bastante,por isso é importante mesmo ter cuidado.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Excelente!
    É como se um amigo nosso, nosso marido, filho(a) dissesse: "Olha como ela é mais magra que você, pois come salada...".
    As crianças, assim como nós adultos, se sentem inferiorizadas com comparações.
    Beijo e boa semana,
    Roberta, mãe dos gêmeos Rute e Miguel

    ResponderExcluir
  8. Amiga
    Fiquei impressionada com a maturidade da sua filha. Com certeza, é reflexo da excelente educação que vc lhe dá... E é verdade... comparar é péssimo para qualquer um. Acho que, entre irmãos deve ser pior... É como vc disse... Que Deus nos dê sabedoria para educar e criar nossos filhos, sem cometer erros desse tipo. Um grande abraço e uma ótima semana pra vc

    ResponderExcluir
  9. Bom post!! Realmente, nada bem ser comparado, nada bem, que as pessoas queiram que sejamos como fulano ou sicrano... E gracas a Deus que sua filha jah tem maturidade, para resolver assuntos que nao a faz bem... Beijos e boa semana*!!!
    http://www.meufilhominhavida.com/

    ResponderExcluir
  10. É difícil mesmo!! As vezes não fazemos por mal, mas não devemos. Realmente.

    Até que seu post me alertou

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. É, infelizmente temos, mesmo que sem querer, o habito de comparar nossos filhos.. Precisamos ficar atentas. Faço isso também, mas procuro sempre me policiar!!! Magoar nossos filhos é uma facada no coraçao. Ainda bem que você resolveu tudo com muito amor!
    beijos
    www.jeitinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Isso mesmo, Cida. O mais importante é a consciência de que sempre é tempo de aprender e a gratidão pela sabedoria que vem das crianças e nos ensina tanto. Mais beijos!

    ResponderExcluir
  13. Isso me lembra do meu filho Moisés, que ontem veio nos visitar e comparou a forma como trato o Lucas com a forma como me comportava com ele. Por exemplo, nao o acordava para ir a escola.
    Eh Verdade, com o tempo fiquei mais paciente e compreensiva.
    Estah aih uma comparacao que podemos fazer.

    Como estamos em relacao a nos mesmos. no passado.Mas, voltando ao post, crianca nao pode ser comparada. Deve ser tratada como unica e muito especial para nos.Celina

    ResponderExcluir
  14. Comparar é uma péssima maneira de criticar. Aliás, acho a mesma coisa, muito chato.

    nunca gostamos de ser comparados, mas ás vezes nos pegamos fazendo o mesmo. Isso serve para uma boa reflexao.

    Achei a atitude da sua filhota muito nobre Cida, de conversar com você depois.

    Beijocas minha amiga, muitas saudades.
    Ótimo fim de semana também :)

    ResponderExcluir
  15. Cida, mas que linda a atitude da sua filha!Ela esperou o momento certo para conversar sobre o assunto com você, ela é mesmo uma lady... que linda!
    As vezes acontece da gente cair no erro de comparar, mas o importante é admitir o erro e tentar concertar assim que percebermos o erro.
    Amei o texto!
    beijos

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!