Cida filhos

Mamãe, eu sempre chego por último...

segunda-feira, abril 02, 2012Cida Kuntze

Fonte da imagem: Google

Mas muitos que são primeiros serão últimos; e muitos que são últimos serão primeiros. Marcos 10:31
.
Minha filha chegou da escola muito triste esses dias, pois nas brincadeiras de corrida ela não se sai muito bem. Os amigos correm mais rápido do que ela e isso a estava incomodando. Nas brincadeiras de pega-pega, ela é rapidamente pega e quando é a vez dela, demora para pegar alguém.
.
Começamos então a conversar sobre isso e perguntei no que ela era rápida, no que percebia que ia bem na escola. Ela então me disse que pra fazer as tarefas na classe, pra copiar do quadro, pra ler, pra pintar e outras atividades, sempre acabava antes de muitos, nunca ficou por último.
Aproveitei e falei que ela além de ler muito bem, tinha muita criatividade pra fazer os textos e que nos jogos ela aprendia rápido as regras pra poder brincar, etc.
Nessa conversa procurei mostrar a ela que não dá pra ser o primeiro, ou o melhor em tudo. Que cada um de nós temos dons e habilidades diferentes uns dos outros. Justamente por sermos diferentes é que somos especiais e importantes.
.
Contei pra ela que eu também não era rápida nas corridas, e nas brincadeiras de gato e rato eu era sempre pega rapidamente...rsrsrs. Contei outras experiências também que a fizeram rir e ela compreendeu que é inteligente e capaz, e que ser a última em alguma coisa, não faz mal, faz parte da vida, do nosso crescimento. Se treinar mais a corrida, pode melhorar, mas que isso não seja motivo pra ela ficar tão triste quando chegar outras vezes em último. O importante é não desistir e se divertir com a brincadeira.
.
Na semana que passou, ela me disse que descobriu uma amiguinha que não é muito rápida como os outros e que as duas chegam juntas quando correm, isso a alegrou. Ela me falou assim: "Mamãe, sabia que hoje eu descobri que tem uma amiga que corre na mesma velocidade que eu?"
.
Cada um de nós tem dons e habilidades, como citei acima. Não somos melhores ou piores do que os outros exatamente por isso. Eu demorei pra aprender a dirigir, tinha medo, enquanto que muitas das minhas amigas com 18 anos tiraram a carteira. Em compensação eu era melhor do que elas em outras coisas.
.
Graças a Deus que eu por ter um temperamento mais "light", digamos...rsrsrs... não esquentava a cabeça com as minhas dificuldades e limitações, mas percebo que a minha filha já é mais preocupada com isso, então vou ter que continuar trabalhando nesse sentido com ela, para que realmente compreenda, que penetre em seu coração todas as coisas que falei, que tenho procurado ensinar sobre esse assunto.
.
Querida(o)s, que Deus nos dê muita sabedoria a cada dia, para quando nossos filhos chegarem com seus temores e frustrações, possamos ajudá-los com muito amor, sensibilidade e paciência.
..
Abraços carinhosos e uma semana de paz!
Cida - *Compartilhando...

VEJA MAIS POSTAGENS

18 comentários

  1. aiii cidinha
    tao lindoooooooooo, tao fofo
    vc é um exemplo
    bjao

    ResponderExcluir
  2. Nossa que lindo!Obrigada por compartilhar essas experiências tão interessantes e importantes conosco!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Lindo esse texto!
    Acredito que esse ensinamento é super válido. Se a criança não é tão boa em uma determinada área, devemos mostrar que em tantas outras ela vai bem, e que não é um bicho de sete cabeças não conseguir fazer tudo!

    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Olááá... postagem excelente Cidinha, realmente, achamos que devemos ser bons em tudo que fizermos, embora a bíblia nos manda fazer tudo como se fizéssemos para o Senhor realmente não temos como fazer, pois, somos humanos e limitados, o bom é que Deus nos capacita pra sermos bons em algo específico, e isso acaba compensando naquilo que não somos bons, e automaticamente somos dependentes dos nossos irmãos, assim estreitamos os laços da comunhão. rsrs, fechou! Abração Querida! Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  5. Amei o post!!! Muito bonito!!! Uma lição para todas nós!!!
    Obrigada por compartilhar com a gente!!!

    Beijos!

    Lívia.

    Tem mais post do Dia do Desafio lá no blog, confiram:

    http://passeadoeviajandoemfamilia.blogspot.com.br/2012/04/dias-do-desafio-4-e-5-do-recanto-das.html

    Beijos a todas as mamães....

    Lívia.

    ResponderExcluir
  6. Lindo o post. O importante é reforçamos as habilidades que as pessoas possuem. Muito legal a conversa e ela ter encontrado uma amiguinha com as memas habilidades do que ela.
    Um ótimo ensiamento.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela sua sabedoria, amiga... Com certeza, sua filha vai crescer muito fortalecida e amparada na excelente mãe que tem. Um grande abraço e uma semana maravilhosa pra vc !

    ResponderExcluir
  8. Cida, gostei muito do seu post. Passamos por situação parecida, então. O Allan também reclama muito disso, ele é o mais baixinho da turma e ele diz que é o mais lento também. Ele também sofre nas brincadeiras de pega-pega na hora do recreio, seus colegas até zombam dele. Também converso bastante sobre isso com ele, a mesma coisa que você fez...falo pra ele que se ele treinar pode ficar rápido e bom na corrida. Mas que não tem problema ser o pior em alguma coisa. Porque em outras coisas ele se dá melhor. Também ensino ele a valorizar seus pontos fortes e perceber que nem todos são bons em um ponto só, cada um tem as suas habilidades. Mas que se quisermos melhorar em um aspecto, é só treinar e batalhar. Tenho incentivado muito ele nos esportes, pra melhorar o condicionamento físico dele, e isso tem ajudado bastante. Nesse ano ele está fazendo judô e futsal na escola e consequentemente ele está muito mais rápido e ágil para as outras brincadeiras. Em pouco tempo esse quadro está se revertendo, e ele está ficando feliz com o resultado.
    Beijos amiga, adoro compartilhar essas coisas com você. Você é muito sábia em ensinar as outras mamães! Um beijo!

    ResponderExcluir
  9. Amiga, você está mais que certa!! Temos que mostrar para nossos filhos que não tem como ser bom em tudo.

    Gostei do post, gostei do modo simples que falou

    Beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
  10. Cida! Eu até comentei no blog outro dia num post que eu sou "marcha lenta"! Minha filha tem muito da minha personalidade! O que eu não me canso de pedir a Deus: sabedoria para educá-la e fazer dela uma mulher de bem. Beijos mil!

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post pois realmente não podemos ser a primeira em tudo e esse sentimento de frustação é muito normal ainda mais quando somos crianças ou adolecentes que ainda não tem a maturidade sufuciente para saber que o que vale mesmo é participar.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Amiga fiz um comentário lá no blog, Compartilhando, mais sumiu..kkkk
    Então vim aqui, eu amei sua colocação, sabemos q como mães goatariamos q nossas crias fossem as primeiras em tudo...kkk
    Mas vc está certa em sua colocação, seu modo de ensinar foi o mais exelente possivél Deus continue dando sabedoria sempre..bjos

    ResponderExcluir
  13. Obrigado queridas pelos cometários, vou visitá-las em breve em seus blogs pra deixar mais um beijo. Estou chegando de viagem e preciso colocar tudo em ordem, mas em breve estarei as visitando.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Cidinha, hoje eu tô assim tipo a tua filha, Rsss, POR QUE EU CHEGO SEMPRE EM ÚLTIMO? Rsss. Em algumas lutas que tenho enfrentado na minha vida atualmente. E como é difícil agente conviver com certas circunstâncias em que nos vemos cercados por obstáculos, por pessoas que são melhores que nós, que disputam a mesma coisa que agente almeja, e tantas vezes nossos passos não são muito rápidos ou muito ágeis como os deles, e não é inveja, é que agente também queria chegar em primeiro sabe?! Embora agente saiba que o importante é tentar, competir, o que agente quer mesmo é vencer, é triste mesmo quando não conseguimos.... Nos sentimos frustados, decepcionados COM NÓS MESMOS, pensamos, ONDE FOI QUE EU ERREI? O QUE FIZ PRA MERECER ISSO? POR QUE NÃO POSSO CONQUISTAR AQUILO QUE EU SÓ VEJO OS OUTROS CONQUISTAREM, se dou tão duro, se me esforço tanto, se me dedico com diligência. É, ficamos mesmo tristes. Mas como vc mesmo aconselhou a sua filha, todos somos bons em alguma coisa, se não somos bons em determinada área, seremos em outra, e assim nossos dons e talentos encontrarão a território ideal para crescer, florescer e dar frutos. Não podemos é desistir, não podemos é desanimar. Temos que acreditar e investir naquilo que somos bons. Pois cada um de nós é um ser único e especial, e possui talentos em especial, e o tempo responderá aos desejos do nosso coração. Bjo grande, fui muito abençoada com sua reflexão!

    ResponderExcluir
  15. Cida, amei a forma como você conversou com a Flávia, que sabedoria! Que Deus possa me dar sempre dessa sabedoria para ministrar a vida do Daniel! Um beijo querida!

    ResponderExcluir
  16. Obrigada por compartilhar essa experiencia conosco, sempre eh bom contarmos com experiencias de outras mamaes.. bjs e Feliz pascoa!

    ResponderExcluir
  17. ...e viva Gardner,c/sua teoria das inteligências múltiplas(psicólogo construtivista).Cida,diga a Flávia q se eu tivesse q sobreviver da matemática estaria passando fome.Deus é nosso Mestre maior p/ nos conduzir bem a cada uma de nossas habilidades e dons,Ele nos capacita,mesmo qdo não temos muito jeito p/ tal coisa.Esse artigo me fez refletir em nossas próprias habilidades e limites (se é q há) e em nós como mãe em relação aos nossos filhos (o de quanto estamos incentivando eles a acreditarem mais no potencial q cd um deles têm.

    ResponderExcluir
  18. ...e viva Gardner,c/sua teoria das inteligências múltiplas(psicólogo construtivista).Cida,diga a Flávia q se eu tivesse q sobreviver da matemática estaria passando fome.Deus é nosso Mestre maior p/ nos conduzir bem a cada uma de nossas habilidades e dons,Ele nos capacita,mesmo qdo não temos muito jeito p/ tal coisa.Esse artigo me fez refletir em nossas próprias habilidades e limites (se é q há) e em nós como mãe em relação aos nossos filhos (o de quanto estamos incentivando eles a acreditarem mais no potencial q cd um deles têm.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!