Dia das Mães

ETA Mãe

quarta-feira, maio 09, 2012Cristina Chabes

ETA Mãe (tradução Eu Te Amo Mãe)

Como dizer essas palavrinhas foi difícil para minha mãe. Ela sentia uma dificuldade enorme de pronunciá-las. Sempre soube o que ela sentia. Não fazia diferença ouvi-las.

Um dia cheguei na casa dela e no meio da conversa, ela disse: EU TE AMO FILHA, depois chorou!

Meio que não entendi nada. Fiquei tentando acalmá-la dizendo que também a amava, mas o caso não era esse.

Quando o choro passou e ela foi se acalmando, explicou-me o poder de ouvir essas três palavrinhas.

Um dia quando estava em viagem comigo e minha família ouviu meu filho mais velho dizendo: 
- Mãe eu to saindo, volto cedo. Não se preocupe!
- Vai com Deus filho, se cuida. EU TE AMO!
- EU TE AMO mãe!

Essa conversa não saiu da cabeça de minha mãe. Ela regressou da viagem e ficou pensando na nossa infância, nossa adolescência, nossos conflitos, tantas coisas por qual passamos em família e deu-se conta de que uma nunca tínhamos trocado tais palavras e vinha se martirizando por isso.

Dizê-las provocou um sentimento de renascimento em minha mãe, mas ouvi-las provocou-me a certeza de que não podemos guardar amor no coração, mas sim rechear o mundo dele.

Hoje quando chego em sua casa e percebo que ela está nervosa ou triste com alguma coisa eu digo na brincadeira: ETA e ela responde sorrindo ETA MUITO MAIS e quando vou embora nos abraçamos e a frase  sai completa EU TE AMO FILHA.....EU TE AMO MAIS.
Mamãe Valdelice

A todas as mães eu desejo de coração que essas palavras sejam ditas e ouvidas muitas vezes. Que elas renasçam dentro de mães e filhos cada vez que foram ditas. Que elas renovem os laços de amor. Que elas se espalhem pelo mundo tornando as pessoas mais felizes e unidas.

FELIZ DIA DAS MÃES PARA TODAS
ETA

Beijocas
Cris Chabes

VEJA MAIS POSTAGENS

10 comentários

  1. Ai flor se sabe que minha mãe nunca falou EU TE AMO pra mim...e eu sei que não é por mal...e que ela é muito durona pra isso..e eu só passei falar eu te amo pra minha depois que minha filha nasceu...a 1 ano atrás...
    Mas eu sei que com o sem essa linda frasinha minha mãe me ama e eu sei que ela não consegue demonstrar o amor dela assim e respeito-a muito por isso...Mas adoraria escutar um EU TE AMO FILHA!
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Que linda mensagem você compartilhou com a gente Cris.
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. q lindooooooooooooooooooooo amiga
    adoreiiiiiiiiiiiii o texto

    bjaooooooo Dani

    ResponderExcluir
  4. Nossa, até chorei. Lindo post. Sei q as vezes é muito dificil dizer "eu te amo", eu mesma só disse pra minha mãe qndo ela foi viajar pra morar em outro estado. Senti q ela nao podia ir sem q eu falasse isso.

    ResponderExcluir
  5. Nossa Cris...fiquei emocionada... Mas essa experiência só nos mostra que nunca é tarde para dizermos o que sentimos....

    Feliz dia das mães para vc também!!!
    beijocas
    Carol

    ResponderExcluir
  6. Cris, que lindo! Fiquei emocionada com seu post, minha mãe também era assim, não dizia "eu te amo" mas demostrava o sentimento de amor o tempo todo, se doava o tempo todo pelos filhos... Por isso sempre soubemos que ela nos amava muito.
    Que bom que sua mãezinha conseguiu colocar esse sentimento para fora e expressá-lo em palavras, isso faz um bem enorme para quem fala e para quem ouve.
    Um beijo querida, e um feliz dia das mães

    ResponderExcluir
  7. Ah que lindo texto, não aguentei me emocionei

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. que lindo!!! me emocionei....
    beijos
    www.jeitinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Lindo, lindo, lindo Cris!!!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  10. OI CRis, que depoimento mais emocionante.
    Aqui nós dizemos muito Eu te Amo. Algumas vezes as minhas filhas me chamam só para dizer Eu Te Amo. Disse muito isso para a minha mãe na infância e agora o seu post me chamou a atenção para o fato de que não tenho mais dito tanto essas palavras. Taí vou falar mais vezes para ela.
    Um Dia das Mães maravilhoso para você.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!