Mamãe Chris Ferreira reciclagem

Fazendo a nossa parte

sexta-feira, junho 15, 2012Chris Ferreira

Aqui no Rio estamos nesse burburinho da Rio +20 e o assunto sustentabilidade está nos rondando mais do que nunca. Tive a oportunidade de ficar uma semana em um hotel e observei alguns comportamentos nada ecológicos e me questionei se as pessoas agem assim em casa também, ou se o desperdício é maior por considerarem que tudo está pago na conta. 

Por exemplo, teve um dia em que a família que estava hospedada no quarto vizinho ao meu saiu e deixou a televisão ligada o dia inteiro e sem ninguém no quarto. Será que em casa eles também agem consumindo energia desnecessariamente ou isso foi apenas por estarem em um hotel e acharem que não estariam pagando essa conta?

Pensar que não estamos pagando esses desperdícios na conta é um grande engano. Todo esse custo é computado e reflete nas diárias. Então agir no hotel como agimos em casa teremos tarifas mais adequadas além de contribuir com os recursos naturais do planeta.

Por isso resolvi listar algumas atitudes sustentáveis que levo em consideração e procuro ensinar para as minhas filhas quando estamos hospedadas em algum hotel.

- Reutilizar as toalhas sempre que possível. Em casa não trocamos as toalhas diariamente, então isso também não precisa ocorrer no hotel apenas porque temos o serviço de quarto para fazer o trabalho.

- Deixar a toalha de piscina/praia exposta ao sol, secando nas cadeiras e/ou espreguiçadeira, até a próxima utilização. Não precisamos pegar toalhas de piscina novas a cada vez que nos secamos. Tentar utilizar a mesma toalha sempre que possível.

- Não deixar a água da pia e do chuveiro correndo ao tomar banho e escovar os dentes. A conta da água no hotel é paga pelos hóspedes através das tarifas. Além do mais a água é um recurso natural precioso que está cada vez mais limitado.

- Se ocorrer algum vazamento no quarto este deve ser reportado imediatamente. 
Aconteceu com a gente nessa última viagem. Estávamos saindo para uma atividade e eu vi o vazamento no banheiro e quando fui retornar ao quarto para ligar e solicitar o conserto eu ouvi das minhas filhas:
- Ah, não! Vamos logo! Assim a gente vai se atrasar para a atividade!
Um pensamento diferente do que ocorre quando estamos em casa. Expliquei a importânci de solictar o conserto e realcei que nós estamos pagando essa conta sim.

- Desligar os aparelhos de TV, ar-condicionado e luzes ao sair do quarto. Muitos hotéis já possuem o desligamento da energia através da retirada da chave do quarto. Mas alguns hóspedes insistem em deixar a chave e os aparelhos ligados. Foi o que aconteceu no quarto vizinho. 

- Sempre que estiver com as janelas do quarto abertas, lembrar de desligar o ar-condicionado.

- Durante o dia, quando não for estar no quarto, mantenha as cortinas fechadas, assim o quarto fica mais fresco no final do dia.

- Nas refeições troque de prato e de copo somente quando for necessário. Observei isso com as minhas filhas, sempre que iam repor o refrigerante ou o suco pegavam outro copo, mesmo que fossem continuar bebendo o mesmo líquido. Acho que o fato de que não seriam elas que iriam lavar os copos, estimulou essa troca exagerada. Expliquei que essa atitude faz gastar mais água, jogar mais detergente na natureza, além de sobrecarregar os funcionários do hotel.

Essas atitudes tanto em casa, quanto quando estamos em viagem podem fazer uma grande diferença para a nossa vida. Vamos usufruir de todo o conforto que os hotéis nos oferecem, mas sem gerar desperdício.






Beijos conscientes e uma ótima semana.
Chris Ferreira
@kitaferreira


VEJA MAIS POSTAGENS

11 comentários

  1. São pequenas atitudes que farão a diferença!Boa reflexão! @mellmachado #amigacomenta

    ResponderExcluir
  2. Eu tb stou. Tanto na escola como aqui em casa.
    Cada um fazendo a sua o planeta agradece.
    bjokas.

    ResponderExcluir
  3. Pois é,e tem gente que não se liga,eu tbm faço a minha parte.
    bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  4. Ai flor eu procuro fazer a minha parte em qualquer lugar que eu estou...pois como vc disse somos nos que pagamos a conta no final não é mesmo...
    Sou a favor da sustentabilidade mas que ela seja feito com consciência em todos os lugares que vc estiver...
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Verdade! As pessoas acham que pq não é a casa delas pode agir de forma diferente. E cabe a gente mostrar a nossos filhos que as coisas não funcionam desta forma...

    Beijos
    Tati
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  6. Chis, concordo demais com você, não podemos pensar que o que fazemos é pouco em relação ao todo, cada um deve fazer sua parte.
    Gostei muito da reflexão!
    Um beijo e ótimo final de semana!
    Lauri

    ResponderExcluir
  7. É isso mesmo Chris, essas atitudes fazem muita diferença. Se cada um fazer a sua parte, teremos um mundo melhor. Procuro ensinar sempre pra minha filha a importância disso.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  8. Eu também já vi muito abuso em hotéis. Boa conscientização do post. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Chris querida ... ótima reflexão!

    Acho que nunca é demais falar sobre ecologia, preservação e conscientização! Somos mães e temos mais esse ponto para inserir na educação dos filhos! Muitas esqueceram!

    Beijos, Má
    monmaternite.com

    ResponderExcluir
  10. Cris,muito show essa reflexão. É isso aí se cada um fizer um poucquinho teremos muito.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!