Colaboradora dicas

Como falar com as crianças sobre a Rio+20

sábado, junho 23, 2012Chris Ferreira

Por Renata Chaiber, do site Criança Carioca

O mundo inteiro reconhece a importância das crianças e dos jovens no processo de desenvolvimento sustentável. E agora em junho, quando todos os olhares estarão voltados para a maior conferência sobre desenvolvimento sustentável dos últimos 20 anos, há uma boa oportunidade para falar com as crianças sobre posturas que beneficiam o Planeta.

Alguns temas podem ser divertidos e abordados de forma lúdica. Seguem algumas sugestões:

O excesso de hábitos consumistas é um dos fatores que mais contribuem para o esgotamento das reservas naturais do Planeta. Então, tentar frear a compulsão por comprar, muito comum nas crianças, é um bom caminho. Construir brinquedos fazendo artesanato é uma ótima maneira de interagir com os pequenos e mostrar que fazer é muito mais gratificante que simplesmente comprar. Daí podem nascer bonecas de papelão que trocam de roupinha, fantoches, bonecos de massinha e muito mais. É só soltar a imaginação. Habituar as crianças a trocar brinquedos também é uma prática legal de conscientização. Faz com que eles tenham uma percepção mais ampla sobre o valor dos objetos, em um mundo onde tudo é tratado como extremamente descartável.

Que criança não ama brincar no banho? É…mas hoje em dia este é um bem que precisa ser usado com responsabilidade. O percentual de água acessível no Planeta é de apenas 0,3%, que devem ser distribuídos entre todos os seres vivos, incluindo os 7 bilhões de seres humanos. A partir dos 3 anos de idade, ou até um pouco menos, nossos filhos já são capazes de entender esse conceito. É só a gente explicar. Mesmo não querendo obedecer eles vão saber que aquela brincadeira tão divertida tem um bom motivo para ser interrompida.

Desde que o mundo tem energia elétrica as crianças se divertem com os interruptores. Então, vamos ensinar que quando a gente deixa um cômodo deve desligar a luz. Eles vão gostar da brincadeira e ao mesmo tempo se sentir úteis e importantes.

Separar o lixo em casa pode ser bem divertido. Experimente comprar uma lata de lixo de cada cor e eles vão aprender rapidinho o que pode ou não ser reciclado. Jogar o lixo no lixo vai ser uma diversão. E não importa se não tem coleta seletiva no seu bairro. O importante é fazer seu filho crescer com consciência ecológica. Ele vai precisar muito disso mais tarde, para continuar vivendo aqui na Terra.


Renata por Renata: "Jornalista, flamenguista, mangueirense e carioca, claro! Depois que a minha filha, Maria Luiza, nasceu eu descobri um Rio de Janeiro diferente e delicioso. A cidade é cheia de alternativas para os pequenos que proporcionam  momentos de paz, tranquilidade, harmonia e diversão também para os pais".
Twitter: @CriancaCarioca

Assim como a Renata, você também pode participar deste espaço como colaboradora,
 envie o seu texto para o nosso email: 
recantodasmamaes@yahoo.com.br
 e aguarde o nosso contato.
Com carinho,
Equipe Recanto

VEJA MAIS POSTAGENS

2 comentários

  1. Realmente são assuntos que devem ser conversados com os filhos desde de bem pequenos, para que faça parte da educação deles cuidar da natureza e dos recursos naturais que a terra ainda nos oferece.
    beijos
    http://maede4princesas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata!
    Legal seu texto. Também acho que precisamos ensinar as crianças desde pequenos a ajudar na conservação do planeta, começando assim, com pequenas atitudes.
    Um beijo e tudo de bom!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!