Mamãe Lauri

Aprender a conversar com Deus

segunda-feira, agosto 06, 2012Laurí


Eu acho importante que os pais ensinem aos filhos os valores que desejam que eles tenham desde a infância, assim como também acho importante o ensino sobre a fé que professam. Sei que tem pais que preferem esperar que eles decidam essa parte quando adultos, cada um com a sua opinião. Respeito é tudo!
 
Aqui em casa desde cedo ensinamos o Daniel naquilo que achamos correto e também em relação à fé, nós cremos em Deus e na bíblia.
Como eu já contei aqui, trabalhei muitos anos com crianças na igreja, ensinando os principios bíblicos e direcionando a conhecer e amar a Deus. Amo tanto esse trabalho com crianças, que mesmo não exercendo mais o ministerio com crianças continuava participando de alguma forma, com idéias, substituindo professoras, participando de reuniões... 

E hoje, mesmo sem estar ligada a uma igreja, estou sempre ministrando crianças, sobrinhos, amiguinhos do Daniel... sempre que surge uma oportunidade, lá estou eu contando uma historinha da bíblia ou ensinando uma "musiquinha de Jesus"...rsrs Claro que sempre com a autorização dos pais, lógico!
 
A um tempinho atrás, reuni umas crianças e também o Daniel e ministrei sobre a oração: Ensinei que a oração é uma conversa com Deus, que como respostas podemos ter o SIM, o NÃO e o ESPERE. Expliquei o motivo dessas respostas, ensinei uma musiquinha sobre o tema...
Vi que algumas crianças não sabiam orar, tinham medo, vergonha... Então apresentei em forma de brincadeira o quanto é simples essa comunicação com o nosso Deus.
  
Materiais usados para a brincadeira:

1- Uma árvore feita em cartolinha. (eu usei duas cartolinas, uma para o tronco outra para a parte de cima... desenhei, pintei, recortei e colei as duas partes).

 2 - Algumas figuras que serão os objetivos da oração. (eu desenhei rabisquei uma casa, escola, lua, sol e tambem recortei uma figura de professora em uma revista).
Mas pode utilizar a figura que desejar...

Depois é só fixar a árvore em um local e colar as figuras nela.
O Daniel foi o meu ajudante para as fotos, mas poderia ter deixado as crianças ajudarem colando as figuras, elas teriam achado divertido...




Expliquei que a árvore representaria a gente (eu e as crianças) e as figuras, os motivos de oração que vamos colocar diante de Deus.
Como funciona a brincadeira: Cada uma teria sua vez de ir à frente, e apontando para cada figura ir orando, eu fiz primeiro como modelo para elas entenderem:
 
Papai do Céu(ou Senhor Jesus), OBRIGADA pelo sol (apontando o sol na árvore), obrigada pela lua (mostrando a lua), ABENÇOE minha escola (mostrando a escola), abençoe minha casa (mostrando a casa), abençoe minha professora (mostrando a professora)...
FINAL:  em nome de Jesus, amém
 
Eram cinco crianças, contando com o Daniel e elas amaram a brincadeira, ficaram disputando quem seria o próximo e só pararam porque eu disse que tinha acabado... foi muito bom!
Só o final que eles tiveram mais dificuldade para aprender, mas tudo bem, o formato é o que menos importa.
Um tempo depois, encontrei com uma amiga, mãe de uma das crianças e ela me contou que a filha aprendeu a orar e ora por todos e por tuuuudo...rsrs
Fiquei super feliz... Objetivo alcançado.
 
Por experiência própria eu digo que as crianças quando aprendem que podem conversar com Deus, que podem achar Nele um amigo, se tornam mais sensíveis e mais humanas, passam a reclamar menos e ter mais fé.
Para quem se interessar, encontrei esses blogs também com dicas para ensinar as crianças a orar/rezar:

Como ensinar as crianças a orar
Maneiras de ensinar a criança a orar
Como ensinar os filhos a rezar


Beijos e ótima semana
Mamãe Lauri
laugsousa@yahoo.com.br

VEJA MAIS POSTAGENS

13 comentários

  1. Amei a postagem de hj!!! Aqui em casa, eu quero sim passar os valores, os conceitos e a fé. Temos muitos cds de musiquinhas infantis, participamos de grupos e o Enry tá sempre com a gente. E ele já está começando a fazer suas orações. Acho lindo! rsrsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lauri.
    É o mais importante na educação de nossos pequenos passar para eles os valores e a fé em Deus. A oração é fundamental para todos, assim as crianças devem ter a oportunidade de aprender a orar. Muito adequado o material empregado.
    Lindo este post. Um abraço da
    Celina

    ResponderExcluir
  3. Lauri, importante os pais passarem aos filhos valores e conceitos de fé, ensinar a orar, rezar. Tudo é cultura e aproveitamento pessoal e faz parte da educação sempre.Beijos
    Cléo

    ResponderExcluir
  4. Desde pequenininha ensinamos a Flávia a orar, sobre o amor de Deus.
    Ela cresceu assim e agora faz oração por nós também.
    Acho super importante os pais ensinarem os valores da fé que professam pros filhos.
    Um beijo amiga... ótimo texto.

    ResponderExcluir
  5. Muito importante. Gostei. Vivemos em um mundo onde tem muitas pessoas más, infelizmente. Por isso é importante trabalhar a espiritualidade das crianças para que elas não se percam por aí. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns mamãe, uma forma muito divertida de edificar, adorei a criatividade e claro os ensinamentos, que devem ser aplicados desde bem cedinho! Parabéns! bjooosss

    ResponderExcluir
  7. Lauri ... adorei o post e como você falou de um assunto tão delicado!

    Falar de Deus é importantíssimo! E nós temos o dever de ensinar sobre fé!

    Parabéns!

    Beijos, Má
    www.monmaternite.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei o texto!!!

    "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele". Provérbios 22:6.

    To morrendo de saudade de passar por aqui, ando sumida até do meu blog... correria pré niver da pequena!!! Virei artesã, doceira, boleira.... rsrsrs... Logo tudo se normaliza!
    beijos
    www.jeitinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Lauri,

    Amei a postagem!
    Tanto que tiva a idéia de fazer uma postagem sobre isso em meu blog. Posso citar o recanto das mães e seu nome com link no blog?

    Me responda por e-mail:claudiaml54@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Cláudia, pode citar o recanto sim, com certeza, o nosso objetivo é exatamente este, criar essa interação entre as mamães blogueiras.
    Manda o link depois para a gente.
    beijos, Lauri

    ResponderExcluir
  11. Oi Lauri, achei uma ótima inciativa sua fazer essa dinâmica com as crianças. É preciso sim ensinar que temos um Deus e que Ele é quem sabe de todas as coisas. Como você falou: teremos o sim, não e a espera como resposta...

    Aqui, ensinamos nossa pequena desde cedo a rezar. Já rezava com ela quando ainda não entendia nada e era um bebê... Hoje continuamos rezando..

    É na hora do almoço e jantar, é antes de dormir. Pedir benção e rezar pelas pessoas também.

    Na escola a professora disse que ela ensinou as crianças a fazerem (pelo sinal da santa cruz)... Sou católica. Como você, fiquei muito feliz pois foi fruto do que ensinei aqui em casa pra ela.
    Uma pena, mas muitas famílias não se preocupam realmente com isso..

    Acho importante sim e super válida essa preocupação. Seja em que religião for. Temos que mostrar sempre que Deus é Pai e faz as coisas certas em todas as ocasiões, mesmo que em determinado momento da vida a resposta seja não.

    O futuro deles não sabemos. Se vão ser religiosos, crentes em Deus, mas o caminho temos que fazer. É um grande passo..

    Beijos..Deus os abençoe...

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!