Dia das Crianças Mamãe Chris Ferreira

Para comemorar o Dia das Crianças

quarta-feira, outubro 10, 2012Chris Ferreira




O Dia das Crianças está chegando e nós mamães e papais ficamos pensando em como comemorar esse dia de forma divertida, diferente, sem gastar muito e sem incentivar o consumismo desenfreado, né? Sendo assim vou relembrar um texto meu que saiu, no ano passado, no Blog Vida de Mãe da Nestlé e ainda acrescentar algumas dicas novas.

Lembro-me bem de como eu esperava por esse dia quando era criança. Lembro-me da sensação e da emoção de ter um dia especialmente para mim, além do meu aniversário. Um dia em que meus pais preparavam alguma surpresa, planejavam algum passeio diferente. Um dia em que nós, eu e a minha irmã, éramos as rainhas da casa. Um dia só nosso. Um dia em que as nossas vontades eram atendidas com carinho, atenção e dedicação.

Pensando e relembrando os meus sentimentos percebo a importância da comemoração do Dia das Crianças, que pode até ser vista como uma data comercial, mas é de valor inestimável para a criançada. Ao comemorar o dia delas as crianças se sentem valorizadas e amadas. Era assim que eu me sentia e é assim que eu quero que as minhas filhas se sintam.

Eu procuro fazer do Dia das Crianças uma data menos comercial focando mais em passar um dia agradável, feliz e prazeroso com a família, desfrutando bons momentos juntos.

Alguns programas que já fizemos tornou essa data inesquecível! Indiscutivelmente o piquenique é o número um! Sucesso garantido. Já fizemos piqueniques em parques e jardins que permitem essa atividade. Uma opção simples, prática e bem divertida foi fazer o piquenique no play do prédio. Juntamos diversas mães, combinamos a gostosura que cada uma levaria, os brinquedos, a toalha bem grande, que na verdade foi montada com os tapetes dos bebês, e aparelho de som portátil com alguns CDs. Foi ótima a experiência de integração das crianças, familiares e vizinhos.

Quando eu era pequena meus pais fizeram um Dia das Crianças com piquenique na Subsede em Teresópolis. Agora, ao fechar os olhos, visualizo o parque e as cores das flores, sinto a água gelada da cachoeira, o cheiro da mata, o sabor dos sanduíches, ouço o som das águas e das vozes dos meus pais chamando para o lanche. Espero que as minhas filhas tenham lembranças tão felizes quanto essas.

Outra opção bem divertida é uma brincadeira de cabana. Basta pegar alguns lençóis e montar um acampamento. As crianças adoram essa brincadeira. Eu me lembro bem do sentimento de aconchego e carinho que sentia quando meus pais montavam o acampamento, me sentia no ninho. Claro que depois da farra tinha um lanche especial com as guloseimas preferidas. Essa é mais uma lembrança que eu quero que minhas filhas carreguem com elas: o aconchego do ninho.






E, como não poderia faltar: o presente. Não tem jeito, os pequenos adoram brinquedos e no Dia das Crianças não pode faltar, não é? Não precisa ser nada muito caro. Eu ficava muito feliz quando ganhava a “Caixa Surpresa”. Normalmente era uma caixa de sapato, muito bem embrulhada, cheia de brinquedinhos baratinhos, coloridos e que faziam algum barulho. Já fiz dessas caixas para as minhas filhas e ainda incrementei com algumas guloseimas. Garanto que faz mais sucesso do que um brinquedo caríssimo. A carinha delas de surpresa ao ver aquele montão de coisas só para elas foi sensacional! 

Outras dicas para as crianças ganharem brinquedos novos para elas sem gastar:
- Fazer um piquenique de livros: junta uma turminha, escolhe um lugar legal, cada um leva algo para o lanche e alguns livros para trocar. Os livros podem ficar expostos todos juntos. Depois as crianças vão lá e escolhem um para levar de presente de Dia das Crianças.

- Fazer um troca-troca de DVDs: normalmente temos muitos DVDs dos filmes infantis esquecidos em algum lugar da estante. Então, nesse dia das crianças podemos fazer uma sessão de cineminha em casa, preparar a pipoca e convidar alguns amigos. Cada criança leva alguns DVDs para trocar. E aí o esquema é o mesmo do piquenique de livros.

- Fazer uma oficina de reciclagem: selecionar alguns brinquedos de reciclagem, separar o material necessário para a confecção de cada brinquedo, preparar um lanchinho simples, convidar alguns amiguinhos para montarem os brinquedos. Depois cada um pode ficar com o seu ou trocar com um amigo.

Passeios, parques, viagens, cinemas, teatros, brincadeiras de colorir, enfim, são muitas as opções que agradam a criançada. Basta os pais estarem entregues e disponíveis. Lembrando que esse é o dia dos filhos. Devemos deixá-los escolher o que querem fazer, se já tiverem idade para isso.

Eu já estou cheia de disposição e animação para curtir mais um Dia das Crianças. E vocês?


Beijos carinhosos e ótima diversão
Chris Ferreira
twitter: @InventandoMama


VEJA MAIS POSTAGENS

10 comentários

  1. Ei Chris! Eu adorei as ideias. Quero aproveitar o dia pra curtir bastante o meu filhote!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Cris, adoro seus posts, tanto aqui como no seu blog. Sempre acompanho.
    Hoje de forma especial curto muito, tudo o que você disse, AMO, ADORO, pique nique, e lembro sempre com carinho os pique niques que fiz quando criança e como eles fizeram muito bem para quem sou hoje.
    E quero o mesmo para meus passarinhos.
    Dias das Crianças nem deveria combinar com presente, deveria combinar com farra e alegria, muito mais especial.
    Beijos
    www.varaldospassarinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ai gente! Confesso que idéias não me faltam, mas disposiçã... Meu outro bb nasce na segunda e por aqui vamos comemorar com amor, histórias, pipoca, gelatina e muitos DVDs! É o máximo que uma mãe barriguda de 9 meses pode fazer no momento! rsrs bjs Camila Vaz

    ResponderExcluir
  4. Eu vou levar meu bebê de 7 meses pra assistir ao show dos Backyardigans xD Não vai ter brinquedos dessa vez, ele ainda não entende mas também queremos levá-lo para algo diferente.

    Amei a ideia da caixinha surpresa! Pode ter certeza que farei isso!


    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Chris, concordo com você, dá para fazer um dia das crianças bem bacana sem ter que gastar muito... adorei as suas dicas.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu também concordo a simplicidade na brincadeira vale mais do que horas na frente do computador
    Também queria ser criança para brincar de cabaninha.
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  7. Adoro a criatividade da CHRIS! Quem me dera de um porcento e, dessa porcentagem ter disposição para tanto!! Hahaha....

    Mas é verdade, criança adora uma brincadeira simples, quanto menos é mais!

    Beijos, Má
    www.monmaternite.com

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!