Adolescência Cris Chabes

Pais e filhos adolescentes - Amizade ou ????

terça-feira, janeiro 22, 2013Cristina Chabes

Olá amigos, como prometi no post anterior hoje vamos falar sobre um assunto muito delicado que é como recuperar a relação de amizade entre você e seu filho adolescente. Há muitas situações que podem levar os pais a perder o controle sobre o relacionamento com os filhos nesta fase e uma delas é a distância.

imagem do google
                                         
Eu não sou especialista nisso e graças a Deus, não passei por crises com meus filhos nesta fase, mas sei de muitos pais que não sabem mais como lidar com seus filhos e perdem todo dia a oportunidade de recuperar essa relação.

As dicas aqui não são minhas mas retiradas do Mundo das Tribos. Vamos lá


  • Dialogo é fundamental: O primeiro passo para tentar uma reaproximação é através de uma conversa sincera. Olho no olho e calma são fundamentais. Não adianta começar o dialogo com uma imposição do que os vocês pensam, sem considerar os sentimentos deles. Não pensem que por ter pouca idade o filho não sabe de nada. Se começar a conversa por aí, não terá bons resultados. 
imagem do google
  • Confiança: Tudo que seu filho gostaria de saber é que seus pais confiam nele. Demonstrar esse sentimento é dar a chance para que o adolescente se abra com você.  
  • Conselhos: Não confunda conselhos com dar ordens. Você pode dizer que na sua época não entendia direito como resolver os conflitos, mas que há sempre dois caminhos a seguir, e que cada um deles supõe assumir a responsabilidade pela escolha.  Espere que ele ofereça essas alternativas e dê conselhos, não ordens, de como poderiam resolver seus conflitos. Eles vão acreditar que vocês podem ser aliados e não um inimigos e a relação de amizade se fortalecerá novamente.
imagem do google
                                    
Nenhuma relação de amizade irá se resolver no primeiro dialogo, portanto dê tempo ao tempo e reconquiste seu filho a cada dia. 
Lembrem-se vocês não são o "amigão da escola ou do grupo",  mas os pais e por isso são aqueles que mais querem o bem do filho. 
Não desanimem e tudo dará certo.

Um abraço 
Cris Chabes

VEJA MAIS POSTAGENS

5 comentários

  1. Filho adolescente não é fácil, mas com amor tudo pode ser superado.
    Adorei o post.
    beijos
    maede4princesas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Cris, adorei o post.
    Essa série sobre a adolescência tem sido ótima, pois mesmo as mamães que ainda não tem filhos adolescentes, como eu, logo logo terão e se informar, estar preparada pra essa fase, é muito importante.
    Vamos errar e acertar, mas o bom é que se tivermos interesse essa fase será prazerosa pra todos, pais e filhos.
    Super beijo.

    ResponderExcluir
  3. Adolescência deve ser complicado de lidar com os filhos, eu já estou me preparando pra isso...Adorei o post de hoje Cris!
    Tenha uma boa semana...
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  4. meninas eu tive problemas
    na minha adolescência
    pois minha mãe nunca foi amiga
    acho que esse foi o erro
    linda noite beijokas

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A adolescencia não é fácil, a amizade dos pais é super importante mesmo.
    Amei o post, Cris!
    beijos

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!