alimentação Colaboradora

Alimentos para o cérebro - ovo

domingo, maio 05, 2013Chris Ferreira

Dando continuidade à serie de posts sobre alimentos que fazem bem ao cérebro, hoje a Luana nos conta mais sobre os benefícios dos ovos.

*No próximo domingo, dia 12/05 teremos um post especial de dia das mães, você que ainda não enviou sua frase sobre o que é ser mãe, não perca tempo, venha participar do nosso Post Coletivo de dia das Mães!
beijos,
Equipe Recanto

Por Luana Macedo, do blog Dona Papinha


Por muito tempo considerado ruim para o coração, mas desmistificado, agora se sabe que além de não prejudicar o coração ajuda o cérebro.
Não existe uma recomendação mínima ou máxima, a American Heart Association corrigiu as suas recomendações para consumo de ovos! “ Não existe uma recomendação específica da quantidade de gemas que uma pessoa deve consumir por semana”. 
Eu adoro ovo, acho saboroso e nutritivo, um alimento praticamente completo. Ele é fonte de proteína de alto valor biológico, ou seja, uma proteína de fácil absorção e rica para nosso organismo. Um ovo contém 75 calorias, em média, o que é muito pouco; o ovo tem ácido fólico, ferro e zinco, sendo estes últimos dois muito recomendados para o crescimento das crianças; e ele é indicado para perda de peso, força muscular, manutenção da massa magra (músculo), saúde dos olhos, funcionamento do cérebro, entre outros…
Gestação saudável: A gema do ovo é excelente fonte de colina, um nutriente essencial que contribui para o desenvolvimento do sistema nervoso central do feto, importante para a prevenção de anomalias fetais. Dois ovos proveem cerca de 250 miligramas de colina, ou seja metade das necessidades diárias para uma mulher gestante ou nutriz.
 - Fundação cerebral: A Colina também é muito importante para a função cerebral em adultos, mantendo a estrutura das membranas celulares. É componente chave para a neuro-transmissão, que é responsável por transmitir as “mensagens” do cérebro através dos nervos para os músculos.
Mesmo que ainda exista muita cara feia quando se fala nos ovos que os americanos consomem no café da manhã, é uma ótima opção para você iniciar o dia. Pode ser mexido, cozido, poche, só não frito!


A Luana é nutricionista, mamãe e blogueira e tem o objetivo de passar a prática e o estudo para outras mamães.

Fan Page Face /DonaPapinha
Twitter @DonaPapinha

Assim como a Luana, você também pode participar deste espaço como colaboradora, envie seu texto para o nosso email: recantodasmamaes@yahoo.com.br
Equipe Recanto 

VEJA MAIS POSTAGENS

9 comentários

  1. Ai que bom saber que o ovo não é mais aquele vilão que falavam no passado rs.Meu filhote, de 5 aninhos a-dooo-ra ovo!Prefere ovo a carne.Muito bom post.Bjs a todas.

    ResponderExcluir
  2. Olá Luana, como sempre suas informações nos ajudam a esclarecer dúvidas.
    Eu sempre achei que ovo todo dia não podia, mas agora percebo que a proteína e a gordura se balanceadas com outros alimentos não faz mal.
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  3. Adorei precisamos mesmo quebrar esse tabu com o ovo...tá rolando sorteio no blog passa lá...bjsss
    www.reinomae.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Luana!
    Fiquei super feliz com esse post, pois minha filha amaaaa comer ovo. Eu estava preocupada, pois antes estavam dizendo que não era bom comer muito ovo, etc. Mas agora entendi com o seu post e fiquei mais tranquila.
    Super beijo.

    ResponderExcluir
  5. Que bom conhecer essas informacoes,ainda de forma tao clara.
    Bj Sandra
    www.projetandopessoas.com.br

    ResponderExcluir
  6. Muito bom saber que o ovo não faz mal ao coração e ainda faz bem para o cérebro. Hoje mesmo eu comi ovo.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. muitas informações, maravilhosa e que beneficio
    para um alimento tão pequeno
    amo ovo na salada cozido
    linda semana bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que bom que gostaram meninas!!!!! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oba!!! Adoramos ovo aqui em casa, sem fritura é ainda melhor!

    Beijos!

    Lívia.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!