Brincadeiras dicas

Brincar no frio??

quinta-feira, junho 27, 2013Michele Batista!


Oi, amores!!
Não é porque o frio chegou que as crianças precisam se divertir menos. Selecionamos algumas atividades para você animar - e esquentar - a garotada!

Brincar de casinha

Criança brinca de casinha em qualquer lugar, mas na sala quentinha é melhor ainda. Pegue alguns objetos como: travesseiros, cobertores, pratinhos e copos de plástico, bonecos e livros. Aproveite para entrar, junto com seu filho, no encantado mundo do faz-de-conta. É na brincadeira de casinha que ela treina os papéis na sociedade, usa e abusa da imaginação.


Cinema em casa

Alugue o DVD predileto de seus filhos. Arrume a sala, espalhando almofadas pelo chão. Deixe o volume da TV mais alto que o normal (para aumentar o clima de cinema) e feche a cortina. Não se esqueça da pipoca, claro! 

Cuidar da plantinha

Ao cuidar de uma plantinha, seu filho desenvolve a responsabilidade, o respeito à natureza, a atenção e a coordenação motora. Selecione espécies que crescem rápido em um ambiente fechado, como cebola e feijão, para que ele note o que mudou a cada dia - as transformações podem ser anotadas ou desenhadas num diário. Institua uma rotina de cuidados, com hora certa para regar e colocar o vasinho ao sol 

Acampamento em casa

Coloque um lençol sobre a mesa de jantar e a transforme numa cabaninha, com direito a saco de dormir ou colchonete, lanterna e lanche, onde seu filho pode passar uma noite diferente - em segurança. Vale contar histórias, brincar com as sombras na parede e ficar acordado até mais tarde que a hora de costume .

Noite do pijama

Promover uma noite do pijama com os colegas de escola também é uma boa opção. Separe os filmes, cobertores e jogos de tabuleiro. Não se esqueça de preparar um lanche saudável. As crianças vão amar esta ideia .

Baú de fantasias

Apesar de simples, essa atividade rende horas de diversão para crianças dos 3 aos 10 anos. Separe roupas, chapéus, gravatas, óculos, bijuterias e sapatos num grande cesto e deixe que soltem a imaginação. Os menores curtem a chance de vestir as peças sem ajuda. Os maiores adoram inventar personagens e dramatizar suas histórias .

Corrente de histórias

Essa atividade estimula a memória e a criatividade, desinibe e, o que é melhor, pode acontecer em qualquer lugar. Comece com "era uma vez" e lance uma bola (ou algum outro objeto pequeno) para que as crianças continuem a história. Cada uma conta um pedaço e passa adiante o que está segurando nas mãos. Se tiver chance, ponha tudo no papel e leia para elas depois. Com certeza renderá boas gargalhadas, já que as tramas costumam ficar sem pé nem cabeça .

Dança das cadeiras

Esta brincadeira é antiga, mas desenvolve a coordenação, o ritmo, a concentração e a agilidade dos pequenos. As crianças correm ao redor das cadeiras e, quando a música termina, tentam sentar. Como sempre falta um lugar, um participante cai fora a cada rodada. Mas você não precisa desmontar a sala ou levar a mobília para o playground. Recorte círculos ou quadrados de cartolina colorida e fixe as figuras no chão com fita crepe .

Eu sou assim

Deite seu filho sobre uma grande folha de papel e risque o contorno do corpo dele. Depois peça que complete a figura - dos 3 aos 6 anos, é um ótimo exercício de reconhecimento do esquema corporal. Dica: deixe um espelho por perto para consultas eventuais. Se a brincadeira for em grupo, misture os desenhos no final e desafie as crianças a identificar quem é quem.

Mosaico de papel

Quem não gosta de picar papel? Com uma tesoura ou as mãos, reduza revistas velhas a quadradinhos de tamanho regular - crianças mais velhas podem se encarregar da tarefa. Ponha o material em potes, forneça folhas de papel e cola branca (fica mais fácil usar com pincel) e deixe que soltem a imaginação formando e preenchendo figuras .

Massinha para os miúdos

Modelar exercita a musculatura das mãos e a coordenação motora fina. Quer uma receita muito fácil e que não representa risco para os pequenos, que põem tudo na boca? Tome nota: numa tigela, junte 1 xícara de sal refinado com a mesma medida de farinha de trigo. Acrescente água aos poucos e vá amassando até que a mistura fique homogênea, sem grudar nas mãos - você pode tingi-la com suco artificial em pó. Dura três dias, se guardada na geladeira em saco plástico;

Experiências na cozinha

Para quem tem filhos pequenos, uma boa ideia é escolher uma receita gostosa e fácil de preparar. Ignore a bagunça, deixe seu filho fazer descobertas e aproveite a diversão do momento para cozinhar a muitas mãos. Dica: prepare bolinho de chuva. Peça para as crianças ajudarem no preparo da massa e você cuida da fritura - sem deixar que se aproximem do fogão, é claro! Você também pode preparar um delicioso chocolate quente. Deu água na boca?


Hora da leitura

Se ler é bom e aprender a ler com prazer é fundamental, encontrar maneiras de se aconchegar para esses momentos é uma delícia! Vocês fazem a escolha: na rede, num monte de almofadas no chão, na cama embaixo do edredom... 

Brincadeiras interessantes

Stop: você vai precisar de uma folha de papel e um lápis e, no mínimo, dois jogadores. A brincadeira é simples: uma vez escolhida a letra, os jogadores preenchem os espaços de cada tema pré-estipulado (animal, carro, país...), com nomes começados pela letra selecionada.


Dicionário: um jogador escolhe uma palavra no dicionário. Cada um escreve um significado. As alternativas falsas se misturam à verdadeira. Ganha quem votar na certa ou receber o voto de alguém. 


Mímica: basta formar dois grupos e escolher um tema - por exemplo, filmes. Um grupo fala o nome do filme para uma pessoa do outro grupo. Este vai à frente e faz o possível para que entendam a sua mímica. 



E vocês o que têm feito pra distrair as crianças no frio??



Beijo,beijo!!



- See more at: http://www.recantodasmamaesblogueiras.com/search/label/Michele#sthash.xN9ShLWq.dpuf

VEJA MAIS POSTAGENS

7 comentários

  1. Cho que vou implantar a brincadeira da plantinha..

    beiJUs

    http://feiffercereja.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Own adorei as ideias...
    Pena meu filho ainda ser novnho e nao saber brincar com essas coisas.


    Sah Damasco
    http://vivendo-a-maternidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, vou até enviar essa postagem para meu e-mail, pois minhas meninas são muito pequenas ainda, mas vou verificar o que elas podem brincar dessa lista.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/2013/06/bc-nostalgia-de-fotos.html

    ResponderExcluir
  4. Adorei as ideias!
    Os meus são pititicos ainda, então ficamos mais nos brinquedinhos, brincar de bola... mas vou aproveitar várias das idéias daqui pra frente!
    beijos

    www.aprendendoasermaehoje.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Michelle adorei o post, vou divulgar no meu blog
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!