sustentabilidade

Desperdício Não!!!!

terça-feira, junho 25, 2013Cristina Chabes

Li uma matéria na Revista Sorria sobre: Desperdício, não! | Revista Sorria* com texto de Patrícia Pereira que resolvi compartilhar com vocês.
Ela recebeu a proposta de ficar 30 dias sem desperdiçar alimentos e ainda adotando um consumo sustentável. No Inicío ela substituiu os alimentos industrializados por frescos para diminuir as embalagens, optou por frutas que se comem com as cascas e outra cujas cascas poderiam virar doce ou bolo ou petiscos (torrados no forno com uma pitada de sal) e até mesmo as cascas de alguns legumes foram parar no arroz. Com todo esse reaproveitamento Patricia percebeu que passava mais tempo na cozinha fazendo novos pratos. Ela certamente diminuiu a produção de lixo mas aumentou o consumo de água, já que tinha mais louça para lavar. 
Revista Sorria 

Então foi conversar com Estanislau Maria, assessor do Instituto Akatu, Ong que propõe o consumo consciente. "Não há atividade sem impacto ao meio ambiente, tudo gera residuo, é preciso planejamento e reorganização". Segundo Estanislau o brasileiro joga fora um terço de todos os alimentos que compra. Não é preciso parar de comprar mas que tal usar aquela velha lista de mercado e segui-la a risca?
Um grande conselho foi consumir em maior quantidade no inicio da semana tudo o que estraga mais rápido, como leite e verduras e instituir um dia da semana sem carne, já que é esse o alimento de maior impacto na cadeia produtiva, pois para cada quilo de carne produzido são gastos 15 mil litros de água (que também aumenta o gasto de energia, de combustível e até a emissão de gases do efeito estufa).
Aos poucos Patricia percebeu que conter o desperdício não era tão fácil quanto pensava, mas que tudo exige planejamento e aproveitamento. 
Segue algumas das dicas para o Desperdício Zero
  • Faça suas comprar uma vez por semana e organizada de acordo com a necessidade de consumo da família,
  • Talos de verduras, cascas de legumes e frutas podem virar doces, bolos, vitaminas deliciosas e podem ser guardadas na geladeira por até dois dias em sacos plásticos.
  • Cozinhar com as panelas tampadas diminui o tempo de cozimento e de energia
  • Use o forno para mais de uma alimento
No site da Revista Sorria você acompanha a matéria na integra. 
Saiba mais em bancodealimentos.org.brakatu.org.br e thinkeatsave.org (campanha da ONU para combater o consumo de alimentos)

Abraços 
Cristina Chabes

Observação para quem não sabe toda a renda arrecadada com a Revista Sorria é destinada para o GRAACC. Essa revista é vendida a preço atual de R$3,50 na Droga Raia mais perto de você. Participe e boa leitura.

VEJA MAIS POSTAGENS

8 comentários

  1. Adorei as dicas.. realmente um dos grandes problemas do mundo é o desperdício.. mesmo q esteja ruim de verdade a comida da pra fazer outras coisas com ela..

    Me vista? portalvaidosa.blogspot.com
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Ótima matéria! Já tinha lido coisas sobre a Ong Akatu e suas propostas de consumo consciente. Acho ótimo, porém bem difícil. Mas se cada um fizer a sua parte, as coisas melhoram. bjs Camila VAz

    ResponderExcluir
  3. Olá Thayná e Camila
    Realmente iniciativas assim são desafios para nós.
    Eu admiro quem consegue
    Quem sabe um dia
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana a postagem Cris, aqui em casa o desperdício é um drama, evito comer em casa, morro de dó de tantos alimentos desperdiçados, não sou boa em cozinha, tipo sem disposição mesmo rsrsr então fica complicado estabelecer uma disciplina destas, então evito cozinhar, só a noite mesmo que as vezes faço alguma coisa! Bjoooss

    ResponderExcluir
  5. Essa questão é complicado.
    Eu que trabalho fora evito comer em casa. A noite fazemos lanches. E para o Samuel durante o dia a babá faz somente o necessário.
    Bjks
    www.maevaidosa.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Cris,
    Bacanas as dicas! Ainda que nos esforcemos para evitar desperdícios, alguns detalhes do nosso dia a dia ou por falta de conhecimento de determinadas coisas, acabamos por fazê-lo.
    De qualquer forma, buscamos sempre fazer as coisas na medida por aqui, justamente para usar somente o necessário.
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    http://www.maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Um gosto ter chegado a este blogue através da
    Kellen. Mamãs Blogueiras, que boa ideia.
    Adorei o que estive a ler neste post e a ver
    crianças tão bonitas.
    Voltarei sempre que possa.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas, mas a ideia do contorno do corpo foi genial. Amanhã mesmo vou providenciar esta brincadeira e , cloro, registrar cada momento. Obrigada!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!