Comportamento Mamãe Camila

Independência Infantil

sexta-feira, junho 28, 2013mundodepalavras

Você é daquelas [sou dessas] mães que estimulam seus filhos a serem independentes? Dentro dos limites normais da idade, claro!

Sempre fui uma criança independente, metida a fazer coisas além da minha idade, Adorava participar de conversas de adultos e dar opinião sobre tudo. Sempre fui a rainha dos “porquês” na minha casa.

Meu pai dizia que eu seria jornalista ou advogada. Optei pela segunda opção. Odeio injustiça e defendo as pessoas até quando elas não fazem a menor questão de serem defendidas. Hahaha

Enfim, sempre estimulei a Isabela, minha primeira filha, a ser independente. O que eu não esperava é que ela já tivesse essa tendência. A escola contribuiu muito com esse processo também. E depois que o irmãozinho nasceu, a situação complicou porque ela não me espera para resolver nada. Vai fazendo tudo sozinha. Resultado: está se achando a dona do seu nariz! (E ela é. Mas não precisa saber disso tããão cedo!) rs




Isabela  - 2 anos e 8 meses

- Quando acorda, vai ao banheiro, abre a gaveta, pega o creme dental dela e escova os dentes sozinha. (Sob supervisão, lógico!)
- Almoça e janta sem ajuda de ninguém e não quer mais sentar na cadeira de amamentação, tem que ser na mesa e com garfo com de adulto. Não se suja e nem faz bagunça. (Ela odeia se sujar!)
- Quer pentear cabelo sozinha, tomar banho e calçar meias e sapatos.
- Agora a novidade do momento é tirar a roupa, sentar no vaso sanitário, fazer xixi e se limpar sozinha. Quando eu dou conta, ela já está colocando a roupa de novo, dando descarga e tentando lavar as mãos na pia. (Um perigo!)

Apesar de ser a favor do protagonismo infantil, de não deixar as crianças sem as devidas explicações e de inseri-las no contexto da realidade em que vivem, sempre rola uma preocupação dela ficar sobrecarregada. Como mãe, eu tenho que ter essa sensibilidade, até por que, penso que a independência infantil é um processo que deve ser construído ao longo do tempo.

Hoje, por exemplo, ela me pediu para dar banana amassada para o irmão. Eu sempre aceito a ajuda dela para pegar uma fralda, uma mamadeira, um sapatinho pra ele e tal, mas tive que explicar que ainda é cedo para ela alimentá-lo,  que isso é coisa para adulto fazer, que pode ser perigoso, etc. Ela fica contrariada.

Mas sinto que esse senso de independência nasceu com ela, é natural, da sua personalidade. Percebo, por exemplo, que o Isaque é muito mais dengoso, apegado, mesmo sendo tão novinho.

Agora estou colocando o pé no freio e mostrando que ela ainda é um bebê, que precisa da minha ajuda para muitas coisas e que vai chegar a hora certa da sua independência.


Vejam que reflexão interessante que achei aqui.

 Num ambiente desafiador e que possibilita interações adequadas, desde muito cedo a criança age com crescente independência. Ela aponta para pessoas ou coisas de que gosta e decide o que vai explorar. Ao tomar decisões e fazer escolhas, ganha um sentido de controle e eficácia pessoal, como se dissesse: "Sou alguém que consegue fazer isso". Essa sensação é proporcionada ao permitir que se alimentem sozinhos, por exemplo. "Eles devem realizar várias tarefas por conta própria, mas isso não quer dizer largá-los à própria sorte", afirma Maria Ângela. "Ao contrário, é preciso intervir sempre que necessário e ajudá-los a entender como se faz determinada coisa." À medida que o ambiente os encoraja a ser independentes, eles também têm de se proteger contra experiências que causem vergonha - como não conseguir fazer algo sozinhos na primeira tentativa. Nesse ponto, a formação de fortes laços emocionais com a mãe e o educador é essencial. Apoio e incentivo são muito mais eficazes para eles do que críticas e restrições. 

Afinal, há tempo para todas as coisas, diz a Bíblia. E autonomia é bom, mas no tempo certo, concordam?

Beijos
Camila Vaz











VEJA MAIS POSTAGENS

6 comentários

  1. Oi, Camila! Muito bom seu texto e veio bem a calhar. Eu estou assustada com a independência do meu filho de quase 3 anos. Incrível ver o quanto ele se resolver sozinho e só pede ajuda quando já fez várias tentativas e não conseguiu. Já me veio com vários porquês e eu fiquei com cara de tacho. Impressionante o quanto as crianças evoluem mais rapidamente do que uma ou duas gerações atrás. E concordo com vc! É preciso intervir quando a independência for além da idade. Não podemos ser pais opressores mas liberdade demais também não dá!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Oii Camila, eu super incentivo minhas filhas a serem independentes, desde pequenas, já fui até muito criticada uma época que minha filha com 10 anos pegava ônibus sozinha p voltar da escola, mas enfim, hoje ela mora em outro estado tem 18 anos já está fazendo faculdade e eu tenho certeza de que eu contribui e contribuo muito para que ela seja uma pessoa vitoriosa na vida sem medo e sem limitações! Bjooooossss

    ResponderExcluir
  3. Sei bem como é. Minha filha com 4 anos e meio já quase não precisa de mim pra mais nada. kkkkk
    É bom por o pé no freio de vez enquando, pois essas crianças de hoje em dia são muito precoces.. Não quero que minha filha perca a melhor fase da vida, onde ela tem que brincar com brinquedos e brincadeiras da idade dela e curti rmuito..

    Ótimo final de semana pra vocês...

    beiJUs

    http://feiffercereja.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Aqui em casa é bem assim!! Sou a favor dessa independência por experiencia própria mas o ruim é eles se acharem neh??

    ResponderExcluir
  5. Camila, eu sou dessas também. Acho super importante estimularmos as crianças a se tornarem independentes, e penso exatamente como você em relação a isso: tudo no seu tempo.
    Ótima reflexão!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Os filhos são também reflexos dos pais.
    Quando um pai dá responsabilidade para os filhos desde pequenos, as crianças crescem independentes. Eles aprendem a resolver os pequenos problemas e a ajudar os pais.
    òtimo texto
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!