Mamãe Camila reciclagem

O meu e o seu lixo é um problema nosso!

sexta-feira, julho 12, 2013mundodepalavras

1268874723_81268588_2-CURSOS-OFICINAS-E-CAPACITAcaO-DE-REAPROVEITAMENTO-DE-GARRAFAS-PET-Salvador

Ando muito preocupada com a quantidade de resíduos que a minha família produz. São fraldas descartáveis, latas, pacotes de biscoito, iogurte, embalagens de sabão, lixo orgânico produzido na cozinha, enfim.

 Pesquisei sobre o assunto na internet e encontrei coisas bem interessantes sobre como diminuir o lixo doméstico e conseqüentemente, o impacto ao meio ambiente.

"De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil descarta a cada dia 230 000 toneladas de detritos – e mais da metade disso corresponde a lixo doméstico."

 

Infelizmente, minha cidade não possui um sistema para reciclagem do lixo e acredito que isso é privilégio de uma pequena parte da população e somente dos grandes centros urbanos. E mesmo assim, do total produzido nas casas, apenas 2% é destinado à coleta seletiva.

Fotos-Sobre-Reciclagem-1

 Fico pensando: do que adianta falar sobre proteção do meio-ambiente e de sustentabilidade nas escolas se na prática, as crianças não poderão separar o lixo e usufruir disso. O governo deveria dar mais atenção a esse problema tão sério!

 Faltam mais leis que regulem o assunto, falta fazer valer as poucas leis que já existem sobre LIXO, falta incentivo à coleta seletiva e principalmente, falta informação à população.

Segundo informações que retirei daqui, a reciclagem retira do lixo uma série de materiais que levariam um tempo assombroso para se decompor – como plástico (450 anos), latas de alumínio (200 anos) ou vidro (1 milhão de anos). Além disso, ao ser reaproveitado, o lixo reciclável economiza recursos naturais. "Uma tonelada de papel reciclado poupa 22 árvores, 75% de energia elétrica e polui o ar 74% menos do que a produção da mesma quantidade de papel com matéria-prima virgem".

 Então, como às vezes não dá pra reciclar tudo, podemos tentar pelo menos diminuir a produção de lixo com algumas dicas simples:

 1º - Consumir menos;
2º - Reaproveitar embalagens para brinquedos, brincadeiras ou doar para escolas ou instituições que trabalham com artesanato, por exemplo.
3º - Utilizar o lixo orgânico como adubo em jardins;
4º - Reduzir a utilização de fraldas descartáveis ou substituí-las por fraldas ecológicas e/ou de pano (pelo menos de vez em quando)
5º - Sempre utilizar essas três palavrinhas mágicas:  Reduzir, Reciclar e Reaproveitar!

E você, se preocupa com o seu lixo?

 Veja aqui o exemplo de uma família que conseguiu produzir apenas um pote de lixo no período de um ano!!! 

 E você, se procupa com isso? Deixe aqui as suas dicas também!

 Camila Vaz

VEJA MAIS POSTAGENS

5 comentários

  1. Amiga essa sem duvida é uma temática muito importante, aqui em casa temos coleta seletiva, separamos todo o lixo, mas acho que podemos fazer mais, adorei a postagem! Bjoooss

    ResponderExcluir
  2. Camila aqui também não tem isso de
    reciclagem, mais sim nosso lixo é
    problema nosso

    amei a postagem bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Isso realmente devia ser mais divulgado..
    Eu sou de SP e no prédio onde eu morava tinha uma parte separada pro lixo reciclável e posso garantir que com as pessoas separando, a quantidade de recicláveis era muito maior... Quase tudo hoje em dia pode ser reutilizado. Desde que seja separado limpo..

    Me mudei pra Pernambuco tem 4 anos. Aqui em Porto de Galinhas se preocupam com o turismo e a infra estrutura pra quem mora é fraca e não tem onde levar o lixo reciclável.. No começo eu sofria pensando que todo o lixo que eu separava na verdade ia misturar com o orgânico...
    Aos poucos fui me acostumando, mas ainda tenho peso na consciência por conta disso...

    Ótimo final de semana..

    beiJUs
    http://feiffercereja.blogspot.com.br/2013/06/look-tematico-sao-joao.html

    ResponderExcluir
  4. Se não cuidamos do lixo o que vai ser do nosso planeta, Recanto das mamães desejo um ótimo final de semana beijos.
    Lucimar Estrela da Manhã

    Divulgue seu blog no Facebook

    Fan Page

    Faço Afiliação com Blogs

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!