Comportamento Educação de filhos

Saiba qual é a melhor hora para soltar as rédeas e tornar seu filho independente.

quinta-feira, setembro 05, 2013Michele Batista!

Oi amoreees!
É tão difícil ver nossos bebezinhos crescerem,né?! Mas faz parte da vida e precisamos aprender a lidar com essas mudanças.

Com o tempo, os filhos precisam aprender a se virar sozinhos. Não sabe qual é o momento ideal? Listamos abaixo a idade mais adequada para você dar liberdade e autonomia às crianças. Confira!




Como soltar as rédeas e tornar o filho independente


A hora do seu filho bater asas e voar vai chegar. Aprenda a lidar com cada fase!




Para se tornar um adulto seguro, seu filho precisa confiar em si mesmo. Uma das maneiras de ajudar nisso é dar autonomia a ele aos poucos. Cada novo desafio tem uma fase ideal para acontecer, mas é importante ouvir sua intuição e avaliar quando a criança estará mesmo preparada para ganhar um tantinho a mais de independência. Reunimos aqui informações que vão ajudá-la nessa jornada.


Andar sozinho e pegar ônibus.


Para saber se está na hora de deixar seu filho sair sozinho, considere alguns fatores, como a maturidade dele, o tamanho da cidade e a distância a ser percorrida. Se vocês vivem em um município pequeno, ir para a escola sem companhia deve ser algo comum entre crianças de 10 anos ou até menos. Mas isso não quer dizer que seja o mais acertado. "Uma criança de 9 ou 10 anos pode se distrair e acabar se perdendo, ser atropelada ou manipulada por pessoas mal- intencionadas", opina Karem Cristina Moreno Trigueirinho, educadora e psicopedagoga do Colégio São Judas Tadeu, de São Paulo. Segundo Karem, por volta dos 14 anos seria a fase ideal para sair desacompanhado. O mesmo vale para começar a pegar ônibus. No início, os trajetos devem ser curtos e conhecidos. "Oriente seu filho e confie na capacidade dele, sem ficar ligando para o celular o tempo todo", diz a especialista. Peça apenas que ele telefone quando sair e quando chegar. Confesso que quando essa hora chegar aqui em casa vou chorar! rsrs


Ficar em casa sem mais ninguém.


Antes dos 12 anos, evite deixar seu filho sozinho em casa, principalmente por longos períodos. A criança pode não avaliar os riscos e viver situações de perigo, como brincar com fogo ou pular de uma escada alta, por exemplo. Espere que seu filho tenha noção do que é seguro e saiba telefonar para pedir ajuda, se for preciso. E ensine-o a nunca abrir a porta para estranhos.


Dormir na casa de um amigo.


Hoje em dia, crianças bem novinhas já querem dormir fora. "Com 7 ou 8 anos, você pode deixar, desde que conheça bem a família", sugere Karem. É uma boa oportunidade para seu filho se tornar mais independente porque ele terá que cuidar da roupa, de escovar os dentes e de se alimentar com o que for oferecido. Até os 6 anos, o melhor é só passar o dia fora.


Começar a ajudar na cozinha.


A partir dos 4 anos, a criança já possui coordenação motora para se aventurar na cozinha ao seu lado, mas longe do fogão e de facas. Ela pode ajudar a sovar um pão ou a lavar e temperar a salada, por exemplo. Aos poucos, vá dando mais autonomia ao pequeno, sempre com supervisão de um adulto. Porém, mexer com fogo e objetos cortantes sozinho, só com 14 anos ou mais.


Aprender a lidar com dinheiro.


Ensine para que serve o dinheiro a partir dos 3 anos. Use cédulas de mentira e brinque de fazer compras com seu filho. "Aconselho a dar uma mesada a partir dos 6 anos, de valor baixo, para a criança poupar uma parte e comprar as próprias coisinhas", diz a psicopedagoga. Adolescentes devem aprender a gerenciar a mesada. Se acabar antes do fim do mês, não dê nenhum extra.


Começar a trabalhar.


Pela legislação brasileira, a partir dos 14 anos já é permitido trabalhar, desde que seja como aprendiz, por meio período, durante o dia e em função que não ofereça risco à saúde. Pode ser muito positivo para seu filho ganhar o próprio dinheiro e se preparar para uma profissão. Se ele desejar isso, incentive-o. "Trabalhar faz o jovem se sentir útil, melhora a autoestima e ajuda a amadurecer", diz Karem. Fique atenta aos direitos dele: não deixe que seja explorado ou que o desempenho na escola piore.
O mais importante, é lembrarmos que pra tudo tem seu tempo e nós como mães, precisamos estar sensíveis o suficiente pra reconhecer que cada tempo chegou!





Beijo,beijo!!






VEJA MAIS POSTAGENS

4 comentários

  1. Oi.. ótima dica.. sempre é complicado saber a hora certa!!

    Beijos!

    Blog Terapia Feminina

    ResponderExcluir
  2. Crio os meus filhos para serem independentes, dou pequenas tarefas prá que eles saibam se virar. Mais percebo que a hora certa independe da idade e sim da maturidade.

    http://soumaedecinco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Com cordo com a Leila, depende muito da maturidade da criança. Nem todos estão preparados.
    http://femmedigital.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Também acredito que a independencia depende da maturidade.

    Carlah Ventura

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!