Comportamento Mamãe Camila

Silêncio é bom... e eu preciso!

sexta-feira, dezembro 20, 2013mundodepalavras


"A palavra é prata, o silêncio é ouro."


Estou à procura do silêncio. Do meu silêncio.

Depois da maternidade e de toda ansiedade que ela trás, da fase de perguntar a todo mundo o que fazer, de querer falar o tempo todo sobre o bebê e mais tarde de reclamar das bagunças, do cansaço, das noites mal dormidas, tenho aprendido a procurar descanso no meu silêncio. Logo eu, tão faladeira. Logo eu, tão agitada. Logo eu...

Também estou amando ficar sozinha. Aquele momento em que tranco a casa, desligo tudo e fico curtindo o "nadismo". Logo eu, que sempre gostei de gente. Logo eu que sempre gostei de casa cheia. Logo eu...

Todo mundo sabe que ser mãe não é moleza e mãe de dois então... é viver num universo de barulho, reclames, chororôs, interrupções e pedidos. Não posso negar que isso esgota.

Daí de repente você se tornou a louca que não pára de falar e exclamar num tom estridente: Parem! Desçam daí! Não mexam ali! Não façam isso! Cuidado com aquilo! Não empurra o seu irmão! Não puxa o cabelo da sua irmã! E por aí vai.

Não, não dá.Entrei na fase de apertar  o "MUTE". Dei um stop na falação. Pelo menos na minha e já foi um bom começo.

O silêncio tem sido bom porque preciso ouvir a voz do meu coração, os meus anseios e pensamentos. Porque no bartulho di dia-a-dia esqueço até de quem eu sou, além de mãe da Isabela e do Isaque, claro! rs

E quando o marido chega em casa, gente? Precisamos aprender a controlar os mi,mi,mis e blá,blá,blás. Falar pausadamente e baixo ajuda e muito na hora daqueles desabafos  inevitáveis e necessários.

Quando a noite vem chegando, adotamos o costume de desligar a TV, de não falar alto, de guardar os brinquedos e apagar aos poucos as luzes da casa. As crianças têm ficado menos ansiosas, o sono tem chegado naturalmente e o silêncio tem devolvido aqueles momentos de paz em família.

Pelo menos tem funcionado. Vamos ver até quando... rs

No silêncio as coisas se tornaram mais claras, a gente se ouve, ouve o outro e escuta a voz de Deus.
Aliás, a voz de Deus que não ouvimos está abafada em meio a multidão de nossas palavras e a paz que procuramos, muitas vezes está no silêncio que não fazemos.

Shiiihh. Fale, respire e ouça.
Vivendo e aprendendo...


Camila Vaz

VEJA MAIS POSTAGENS

4 comentários

  1. Oi, Camila e equipe!
    Desejo a todas um feliz Natal com os seus queridos!
    Amei o post da Camila porque também amo o silêncio, que dá lugar ao repouso e à reflexão.
    E nas horas do dia, particularmente num dia de festa e confraternização, que as mamães e papais curtam muito a alegria e a algazarra de seus pequenos, que logo, logo vão crescer!
    Um abraço da
    Celina

    ResponderExcluir
  2. Ai Camila, eu sou pessoa que nunca me importei com o ficar sozinha, mas o silencio me incomodava... ficar sozinha tudo bem, mas em silencio não. Sempre estava com musica na volta, tv em volume baixo... hoje em dia momentos de silencio aqui são ouro, aprendi a conviver com o silencio. a meditar, a desacelerar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Queridas, desejo um Natal Iluminado e um 2014 de Muitas Projeções!
    bj carinhoso
    Sandra Portugal
    www.projetandopessoas.com.br
    @Projetapessas
    www.facebook.com/Projetandopessoas

    ResponderExcluir
  4. Que linda mensagem Camila!!!
    Eu também amo o precioso silêncio.
    Gosto da agitação... mas tem momentos que me recolho para recarregar.
    Deus nos fala no silêncio!
    Beijos querida.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!