dieta Mamãe Andréia

Receitas funcionais com chocolate ajudam a ter uma Páscoa mais leve

quinta-feira, abril 17, 2014Mãe Vaidosa

Olá Mamães Blogueiras

E todas já estão nos preparativos para a chegada do Coelhinho? Eu confesso que amo chocolate e na minha casa sempre tem lugar pra ele nas nossas vidas !!! Então vamos pensar em algo mais leve e saudável para as mamães que querem ficar com a dieta em dia.

Os ovos de Páscoa já estão por toda parte, e para quem está tentando manter a silhueta essa é uma época de grandes desafios. A boa notícia é que você não precisa se esconder de todos os chocolates, para matar a vontade sem assustar com os ponteiros da balança existem opções funcionais que fazem bem para a saúde e ainda não pesam. Para te ajudar, a culinarista funcional Lidiane Barbosa traz receitas especiais.
Apesar de calórico, o chocolate também tem um lados bom, e na quantia certa pode trazer benefícios. “O cacau é rico em flavonoides e triptofano, esse alimento também aumenta a proliferação de neurônios no sistema nervoso. Além de reforçar a sensação de bem estar, ajudam a levantar o astral, combater a depressão e a reduzir a ansiedade”, explica a especialista.
Brigadeiros Funcionais
“Além do cacau, ainda incluímos nessa receita a biomassa de banana verde, que, quando cozida, apresenta um teor excelente de amido resistente que tem ação semelhante a das fibras. Por ser resistente, não é digerido e nem absorvido e ainda mantém a integridade da mucosa intestinal, que é responsável pela absorção dos nutrientes e barreira entre o meio externo e interno, rica em vitaminas A, B1 e B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio, potássio e sódio”, indica. Para reduzir ainda mais a gordura, o leite foi retirado.
Ingredientes
Para o Brigadeiro de Chocolate 70 % Cacau sem Leite Condensado:
1 copo de leite de amêndoas ou outro leite vegetal;
2 colheres (sopa) de chocolate 70% sem leite derretido;
1 colher (sopa) de farinha de maracujá;
½ xícara (chá) de biomassa de banana verde.

Para o Brigadeiro Branco sem Leite:
1 copo de leite de coco caseiro;
1 colher (sopa) de açúcar de coco;
½ xícara (chá) de biomassa de banana verde;
1 colher (sopa) de farinha de amêndoas.

Para o Leite de Coco Caseiro:
1 xícara (chá) de coco fresco ralado ou picado;
2 xícaras (chá) de água.
Modo de preparo do brigadeiro de chocolate: leve todos os ingredientes menos a biomassa ao fogo médio em uma panela. Assim que soltar do fundo, acrescente a biomassa. Espere esfriar e leve ao congelador por aproximadamente 3 horas. Retire do congelador, faça bolinhas e passe no coco ralado, ou no chocolate picado, na castanha do pará, ou em lascas de amêndoas.

Modo de preparo do brigadeiro branco:  em uma panela, misture todos os ingredientes e leve ao fogo médio até a massa desgrudar do fundo da panela. Deixe esfriar e leve ao congelador por aproximadamente 3 horas. Retire do congelador faça bolinhas e passe no coco fresco ralado.

Modo de preparo do leite de coco caseiro: em um bowl, coloque o coco fresco e cubra com água. Deixe de molho por aproximadamente 12 horas na geladeira. Descarte a água em que o coco ficou de molho. Bata no liquidificador o coco com 2 xícaras (chá) de água, escorra o leite e use na receita do brigadeiro branco. A parte solida pode ser reservada e usada em outras produções.
Muffins de Cacau
 Esse muffin é livre de glúten e leite. Uma delicia que pode ser oferecida também à crianças alérgicas e intolerantes. Substituímos o trigo por farinha de arroz e de coco. Alternativas perfeitas para quem quer optar por uma alimentação sem glúten”, revela.
Ingredientes:
1 xícara de açúcar de coco ou açúcar mascavo;
1 xícara de cacau em pó ou achocolatado sem leite;
4 ovos;
1/2 xícara de óleo de coco;
1 xícara de farinha de arroz integral;
1 xícara de farinha de coco;
1 xícara de água temperatura ambiente;
2 colheres de sopa de farinha de linhaça;
4 colheres de sopa de biomassa de banana verde (opcional);
1 colher de sopa de fermento em pó.
Modo de preparo: peneire o açúcar e o cacau. Acrescente os ovos inteiros e bata na batedeira na velocidade mais baixa. Bata por 4 minutos. Acrescente a farinha de coco, metade da água, a farinha de arroz e a outra metade da água. Continue batendo mais um pouquinho. Desligue a batedeira e acrescente a linhaça, a biomassa e o fermento em pó com um fuê mexendo bem devagarinho. Asse em forno pré-aquecido a 180º por 25 minutos. Acrescente o óleo de coco e continue batendo. 
Brigadeiro funcional de batata doce
Ingredientes:
1 xícara de leite de amêndoas;
100% de chocolate 70% cacau (sem açúcar, sem glúten e sem lactose) ralado;
1 colher (de sopa) de farinha de arroz;
½  xícara de Biomassa de banana verde;
2 colheres de açúcar de coco.
Modo de preparo: em uma panela, antes de levar ao fogo, misture o leite, a farinha de arroz e o chocolate. Quando estiver homogêneo (sem bolinhas de farinha), leve ao fogo e acrescente a biomassa. Mexa bem até desgrudar do fundo da panela. Leve ao congelador por 30 minutos Depois, retire e, com as mãos úmidas de água, faça bolinhas e passe em raspas de chocolate ou amaranto em grãos. 
Fonte: DaquiDali Naiara Taborda
Esse foi o meu Recadinho de Hoje
Beijos da Mãe Vaidosa

VEJA MAIS POSTAGENS

2 comentários

  1. Andreia maravilhosas receitas
    amei vou anotar não conhecia essas

    Linda Tarde
    beijokas da Nanda

    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  2. Que tudo essas receitas!
    É muito bom saber que sempre existem opções mais saudáveis para se aproveitar a vida! bjs Camila Vaz

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!