Colaboradora

Dá pra curtir a Copa do Mundo com recém-nascido e bebê em casa?

quinta-feira, maio 29, 2014Mãe Vaidosa

A tarefa vai ficar fácil com as dicas e alertas de cuidados da Keila Cristiuma, idealizadora da Sempre Materna


Mamães e papais de primeira viagem podem e devem curtir a Copa do Mundo, mesmo com recém-nascido e bebês com menos de um ano em casa. “Será um evento único e seguindo algumas regrinhas simples, ao mesmo tempo fundamentais, vai sobrar tempo e tranqüilidade para torcer para a nossa seleção ao lado dos pequenos, que devem sim participar, claro com cautela, de toda essa energia”, explica Keila Cristiuma – idealizadora e diretora da marca Sempre Materna.


  • Reunir familiares e amigos para assistir aos jogos pode ser uma boa alternativa. Mas, é fundamental saber com antecedência se algum convidado está doente, mesmo com uma gripe fraca. Se positivo, com muita educação é preciso avisar que o seu bebê não tomou todas as vacinas e por esse motivo o contato com qualquer vírus pode ser perigoso. Dessa maneira, evite que essa pessoa participe do encontro, a preocupação é ainda maior se for um recém-nascido que você tiver em casa.

  • Durante o encontro, não há problema se alguém pedir para segurar o bebê, desde que com as mãos bem lavadas. O uso de álcool em gel é indicado. Coloque sempre a culpa no seu pediatra. Diga que foi ele ou ela quem te orientou a pedir que as visitas higienizem bem suas mãos e lance a velha frase de que nossas mãos estão entre as partes mais sujas do nosso corpo, já que tocamos em tudo e não as lavamos o tempo todo. Água e sabão já é uma boa combinação, mas o álcool em gel dará uma reforçada na higienização. Uma boa ideia é já ter um display do produto na entrada do quarto do bebê.

  • Caso resolva ir à casa de um parente para essa confraternização ou espaço comercial, evite lugares fechados ou de grande circulação. O nosso País vai receber muitos turistas e com eles as chances de novos e diferentes vírus e bactérias. Lugares fechados parecem seguros, mas não são. Evite-os. Em caso de dúvidas, o pediatra é o profissional indicado para dizer se você deve ou não levar seu recém-nascido.

  • Tenha sempre a carteira de vacinação em dia de toda a família. Converse com o pediatra sobre o uso de repelente. Há versões especiais para bebês e adultos. Mas, é essencial que o médico indique o mais adequado e de sua confiança para usar dentro ou fora de casa.

  • Durante a amamentação não é uma boa jogada ficar em frente à telinha. A mamãe e o bebê precisam e devem ficar a sós. Se for possível, tente programar as mamadas de forma que elas aconteçam antes, no intervalo ou depois das partidas de futebol.

  • Não se esqueça que o soninho do bebê é sagrado. Por mais que a indicação seja que ele participe da rotina da casa, o bom senso deve imperar: no meio da torcida não é o melhor lugar para uma criança descansar. Além da poluição sonora da torcida em casa, lembre-se que haverá muito barulho com fogos de artifícios e que poderá assustar seu pequeno. Converse com o pediatra e busquem juntos a melhor maneira de resolver este assunto: protetores auriculares? Janelas vedadas?

  • Escolha produtos e acessórios para brincar com os bebês durante a Copa, que não tenham álcool e isentos de produtos químicos ou tóxicos em sua composição. Evite pintar a pele dos bebês com até um ano de idade. Nessa fase eles ainda desenvolvem alergias com muita facilidade.

  • Os torcedores mirins devem sempre ficar hidratos com muita água e sucos. Sem contar a alimentação leve e saudável, por exemplo, frutas e legumes.

  • Aproveite a emoção dos jogos para brincar com a criançada. Mesmo os recém-nascidos se divertem com toda diversão dos papais e dos cuidadores, seja pulando e cantando, em tons moderados.
Sobre a Sempre Materna
Há dez anos no mercado, a Sempre Materna se tornou grife confiável de cursos para gestantes, mamães, bebês, cuidadores e vovós.
Assessoria de Imprensa e Comunicação:
Andrea Feliconio - www.andreafeliconio.com.br

VEJA MAIS POSTAGENS

4 comentários

  1. Minha filha tinha 2 meses na copa de 2010. Procurei assistir aos jogos em casa ou na casa de familiares, com pouca gente. Ela nem sentiu... se estivesse dormindo, nem os fogos acordavam ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filho estava na barriga e eu lembro que tenho foto com a camisa da seleção mostrando a barriguinha.

      Excluir
  2. Ótimas dicas! Acredito que vale torcer e curtir, mas é importante conciliar com a rotina do bebê, respeitando os horários e tentando preservar o bebê caso surjam barulhos muito altos.
    Muito bom o post!
    Bjos,
    Larissa Andrade.

    http://maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso mesmo Larissa que as dicas são pra curtir os jogos em casa para preservar a tranquilidade das crianças. Bjks

      Excluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!