Dia das Mães Mamãe Kellen

Quando e como surgiu o dia das mães...

sexta-feira, maio 09, 2014Trilhamarupiara

quem inventou o dia das mães

O dia das mães se aproxima, o comércio se agita, as mães escolhem e dão dicas sobre presentes, os filhos pedem dinheiro aos pais, os independentes se esforçam para agradar, os pais correm para garantir o sorriso das esposas, as lojas ficam lotadas, as escolas, empresas e instituições criam eventos para comemorar a data, as famílias se reúnem no domingo, filhos distantes se reaproximam, perdões acontecem (ou não), a saudade das mães que já se foram aperta e assim o ciclo se repete todos os anos.... 


O dia das mães  foi criado por Anna Jarvis, filha de Anna Maria Reeves Jarvis, a metodista criou um memorial para sua mãe dois anos após a sua morte, em 1907, a principio a data era 12 de Maio. Anna então criou uma campanha para divulgação da data e lutou para que a mesma se transformasse em um feriado, a metodista queria que as pessoas reconhecessem a importância das mães, sua campanha ganhou força e foi reconhecida pelos EUA em 1914, em resolução no congresso o país adotou o segundo domingo de Maio como o dia das Mães, sendo depois reconhecido por vários outros países. No Brasil a data chegou em 1932.

O que pouca gente sabe é que a criadora do movimento Anna Jarvis, se arrependeu depois quando  viu a data ser transformada em uma data de apelo comercial, ela não queria que fosse uma data que visasse o lucro, então lutou novamente para que a data fosse abolida, desta vez sem sucesso!

 Anna morreu as 84 anos sem nunca ter sido mãe, no entanto recebeu cartões comemorativos de várias partes do mundo sobre a data por anos e anos!  

Bom, não há como negar que a data tem uma fortíssima apelação comercial, depois do Natal é a data que o comercio mais fatura, a correria nas lojas é quase a mesma do Natal, "promoções",  facilitações no crediário, sorteios etc, tudo para que a mamãe receba seu presente no domingo.

É claro que dia das mães assim como dos pais, avós etc, são todos os dias,  mas no meu e com certeza no ponto de vista de milhões de pessoas mesmo com todo apelo comercial a data é bonita, tem seus méritos, é um dia de sorrisos, de abraços, de lágrimas, de declarações que as vezes ficam entaladas o ano todo, é dia de um "eu te amo" que as vezes não sai com tanta facilidade no dia a dia, é dia de perdões, de matar as saudades do filho que está longe, de lembrar das mães que já não estão entre nós etc, enfim é um dia comercial mas é também um dia de amor!!!

Eu e alguns momentos "mãe"
Deixo então aqui o meu sincero desejo de felicidades a todas as mamães que nos acompanham, que Deus ilumine cada uma de vocês nesta difícil porém maravilhosa arte de ser mãe! 

E dou um conselho aqueles que porventura estiverem afastados afetivamente de suas mães; se há amor, há um caminho para ele, se há um caminho para ele não espere! 

Feliz dia das mães, as mamães e a todos que de alguma forma exercem o mesmo papel! Abraçoss




VEJA MAIS POSTAGENS

5 comentários

  1. Ai miga, nem sei o que dizer desse dia. Por um lado tão importante, de outro um pouco frustrante. Muitos não tem mãe, ou nunca a conheceu. Sinto-me alegre por ser mãe, no entanto sempre me entristeço nesse dia, pq mãe não quer reconhecimento em um unico dia do ano, mãe quer filhos que a reconheça em cada dia. Detalhe, Alguns filhos sõa desobedientes, falam coisas horriveis, agridem com palavras, o ano todo e nesse dia quer que coloquemos uma pedra...eu não gosto de ganhar presente nesse dia, pq meu maior presente é que os filhos sejam sempre melhores filhos todo os dias.

    ResponderExcluir
  2. Oi Kellen!
    Eu não sabia da origem desse dia e gostei de saber.
    Eu sempre procurei amar muito a minha mãe independente do dia, mas ter um dia pra se comemorar é ótimo, pena que o comércio vê oportunidade em tudo.
    É tão bom receber o carinho de um filho...
    Beijos e um FELIZ DIA DAS MÃES PRA VOCÊ E TODAS DO RECANTO!!!

    ResponderExcluir
  3. É difícil mesmo ter esse apelo comercial para uma data tão linda ,quando o que realmente vale é o amor incondicional da mãe.
    beijos!

    ResponderExcluir
  4. amiga e como não se arrepender olhando pro esse lado tudo vira comercial
    mais cabe a n´[os fazer disso algo diferente
    e cultivar o real valor
    Nanda
    beijokas
    Linda Noite
    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  5. O dia das Mães é muito especial

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!