Mamãe Camila

Passado e presente: as crianças mudaram?

sexta-feira, junho 27, 2014mundodepalavras




Depois que tive filhos comecei a me questionar sobre isso. Percebo uma diferença nítida de comportamento das crianças de antigamente em relação às crianças de hoje.

São vários os fatores que podem ter influenciado esta mudança. Não sei se há uma comprovação científica para o que estou dizendo, apenas conhecimento empírico.

Talvez a tecnologia tenha favorecido o estímulo da inteligência dessas crianças, talvez a ausência dos pais que trabalham fora tenha incentivado a independência delas, talvez a modernidade tenha feito com que as coisas simples parecessem sem graça aos olhos dos pequeninos, talvez o acesso precoce as informações desnecessárias tenha roubado a ingenuidade delas, talvez o aumento da violência nas ruas tenha afastado essas crianças umas das outras…

Sinceramente, não sei.

O fato é que elas são diferentes aos meus olhos. E isso me incomoda.



A maioria não se interessa por brinquedos simples, tudo o que desejam é ficar em frente ao tablet, celular e TV, morrem de medo de bichos, não gostam de sol, de mato, de chuva, de lama, acham que brinquedo é descartável e diversão se resume em shopping.

Já tem gente falando sobre a morte da infância. Não diria tanto, mas talvez eu chamaria de infância sem graça.

Muitas estão se tornando adultas demais, independentes demais, intolerantes demais, ansiosas demais, sensuais demais, modernas demais.

Será que isso é pior, melhor ou não faz diferença?

Estive conversando com uma senhora mãe de 06 filhos, já adultos. Eu estava compartilhando com ela sobre a dificuldade que as crianças de hoje tem de se concentrar em alguma atividade, de obedecer aos pais, de compartilhar com amigos ou irmãos, de dividir, enfim…

Foi quando ela me disse: “ Minha filha, eu criei meus 06 filhos praticamente sozinha e eles ficavam horas brincando com brinquedos imaginários, ou com latas de mantimentos e colheres de pau, enquanto eu fazia o almoço e arrumava a casa, enquanto hoje, meus netos não param um minuto, nem com vários brinquedos de última geração espalhados pela casa.”

 E ainda acrescentou: “Não se preocupe, as crianças de hoje são diferentes sim. São independes e autoritárias. São agitadas demais e inquietas, além dos vários problemas de saúde que antigamente não existia (ou não se sabia).”

Daí eu não preciso de pesquisa científica para comprovar o que eu penso. Fico com a opinião experiente dessa mulher.

E claro, é tranquilizante saber que não sou frouxa, incompetente ou mole. O problema está na geração high tech de hoje em dia… hahaha

Será que estou exagerando, gente?

Qual é a sua opinião?

Camila Vaz
http://mundodepalavras.wordpress.com/

VEJA MAIS POSTAGENS

7 comentários

  1. Concordo plenamente com você, as crianças estão nascendo na era tecnológica e é muito difícil pra nós pais não mostrar esse mundo para elas, mas acredito que se possa reviver as coisas boas de antigamente. Os pais devem mostrar também as brincadeiras antigas. as vezes por falta de tempo os pais esquecem de mostrar pro seus filhos outras opções de passatempo. Se fizermos isso com eles ainda pequenos, podemos recuperar pelo menos uma parte da infância que tivemos.

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Também concordo! Mas hoje não tenho confiança de deixar minhas filhas na rua sem que eu fique por perto como era antigamente, procuro levar elas para praça, brincar com outras crianças sempre que posso, mas não são somente as crianças que mudaram tudo está diferente e isso infelizmente é uma consequência desse "mundo moderno" em que vivemos.
    Bjs
    http://pequenasofiaemanuelle.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga, vc não está exagerando a situação é critica, real e sem volta na minha o´opinião, o fato é que quem está preocupado com esta diferença de comportamentos e vivências somos nós e nossos avós que vivemos outra realidade, o que eu quero dizer é que eles crescerão nesta nova realidade conectada então não estarão preocupados com seus filhos, o conflito existirá só agora, quando forem eles os pais não haverá mais conflito, é uma pena, mas os tempos mudaram mesmo e eu tbém não sei dizer até onde foi para melhor, ou para pior! srsr Bjosss

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila!
    Concordo sim, esta geração está muito diferente da nossa. Eu ainda sou do tempo que brincávamos na rua, com segurança... que infelizmente hoje não temos mais.
    Com a idade da minha filha eu já andava por tudo de bicicleta, ia no mercado pra mãe, etc... enquanto que ela nem na esquina pode ir sozinha.
    Mas sabe, aqui em casa procuramos preservar muitas coisas, como as brincadeiras. Procuramos dar limites pro uso de computador ou tablet... tem horários pra eles... e TV ela assiste bem pouco.
    Ela tem o hábito de ler muito, pois desde 1 ano e 6 meses a levava na biblioteca e ela também está aprendendo a tocar piano. Fazemos o máximo pra ela ter contato com a natureza e animais.
    Querida Camila, que pena que os tempos antigos não voltam mais, tem muuuita coisa boa que veio com a tecnologia, mas outras nem tanto.
    Super beijo.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Camila!
    Realmente. Os nossos filhos brincam diferente da gente.
    Mas, acho que a estimulação faz a diferença. Tento sempre estimulá-lo com brinquedos e brincadeiras da minha época que são super divertidas e que os pais podem interagir com as crianças.
    Fiz uma postagem legal no meu blog sobre quebra cabeça.
    Passa la!!!
    Bjs, Pri
    Mãe Sem Frescura
    maesemfrescura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Camila! Então...realmente os tempos são outros e acredito que houve uma mudança enooorme da infancia do seculo XX para a do XXI...mas acho que podemos tirar grande proveito e reinventar a infânia pois como era não será mais...e se ficarmos presas nessa nostalgia talvez percamos a oportunidade de viver uma nova fase de forma positiva. Porque se pensarmos bem, nossas tataravós devem ter se chocado com a infancia de suas netas e bisnetas, como provavelmente iremos nos chocar com a infancia dos nossos netos e bisnetos...acho que a fórmula é se adaptar porque a vida não é mesmo mais parada como antigamente. E com equilibrio, acho que a tecnologia é uma mão na roda. Por aqui tem um pouco de tudo: tem hora pro iPad, tem hora para quebra-cabeças e lego, tem hora de se lambuzar de tinta e brincar com massinha e a hora de ir pro parquinho andar de bicicleta. Enfim, me viro nos 30 para não deixar que a TV e o iPad sejam a única referência de diversão. Bjks e adorei a reflexão!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, pelos comentários e opiniões de vcs, meninas! bjs

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!