Mamãe Camila Maternidade

Sobre a maternidade "virtual"

sexta-feira, março 13, 2015Unknown


AmandaGreavette01-774x1024
Imagem: Amanda Greavette

Desde que me tornei mãe e comecei a registrar minhas experiências no blog e aqui no Recanto das Mamães, mergulhei de cabeça num universo curioso, apaixonante e ao mesmo tempo muito louco. O mundo da maternidade virtual.
Confesso que já dei boas risadas lendo textos incríveis e já me identifiquei inúmeras vezes com outros tantos textos sensíveis. Já chorei com desabafos que me faziam sentir amparada e acompanhada nessa jornada cheia de obstáculos e inseguranças. E claro,  já esclareci muitas dúvidas com outras mães mais experientes.
Imagem: Amanda Greavette
Imagem: Amanda Greavette
Conheci uma infinidade de blogs sobre o tema, li sensatas e também extremistas opiniões. Conheci mães super bem informadas, divertidas, dedicadas, artistas, esportistas, talentosas, vaidosas, empresárias, donas de casa, divas, fitness, feministas, machistas e mães que conseguiram fazer do seu blog, sua profissão. Seu ganha pão.
Maaaas, já tive até o desprazer de "presenciar" brigas virtuais. Já vi plágio de texto, comentários maldosos e julgamentos. E vi muita intolerância no que diz respeito aos princípios e escolhas umas das outras. Isso vai desde o tipo de parto (cesárea ou normal) até os princípios éticos, morais ou religiosos. Vide a campanha contra o aborto, onde fui severamente criticada por expor minha opinião.
7259e332bb8a0571d0b30bd79061b9e3
Imagem: Amanda Greavette
Mas de tudo o que leio, sempre busco extrair algum aprendizado, alguma reflexão. Dessa forma, percebi que o que falta para nós, mães, é um pouco mais de empatia, ou seja, a capacidade de entender o sentimento da outra, imaginando-se nas mesmas circunstâncias. E também de entender que não precisamos ter uma resposta pronta pra tudo, nem uma solução milagrosa para todos os percalços da maternidade e que todas nós possuímos telhado de vidro. Certeza!
Não há mãe perfeita, não há mãe certa ou errada. Não tem um jeito certo de fazer isso ou aquilo, não tem fórmula mágica.
Hoje em dia é preciso peneirar muito para achar um blog materno que tenha compromisso com essa sensibilidade. É difícil encontrar mães que revelem seus medos e compartilhem suas dúvidas com sinceridade e estejam dispostas a ajudar umas as outras de verdade. Além das aparências e fotos com filtro.
Diante de tanta superficialidade, da realidade maquiada, da comercialização da imagem e da exposição muitas vezes desnecessária da intimidade das crianças, tudo anda muito raso e monótono. Porque na vida real somos falhas, cheias de defeitos, dúvidas e inseguranças. O fato é que a maternidade é uma montanha-russa! Ou não?
living-in-the-body-milk-and-honey-amanda-greavette
Imagem: Amanda Greavette
Há exceções e vibro com isso! Amo encontrar mães reais! E pais também! Uma pena que a adesão deles ao universo dos blogs e afins seja ainda tão pequena...
Tenho certeza de que todos nós temos inúmeras facetas e podemos dividir o que há de melhor em nós para então somar e multiplicar esse amor sem medida na rede.
Seja como for, seja de verdade.
Acho que o mundo virtual está carente de mães reais. Só acho...
bjs
Camila Vaz

VEJA MAIS POSTAGENS

2 comentários

  1. Oi Camila, um lindo texto. Realmente somos falhas e podemos muito aprender com os erros e acertos uma das outras. Isso é que é encantador nesse mundo virtual quando ele mostra a realidade.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Penso assim também, Camila.
    As vezes me pego por segundo admirando alguns blogs, algumas pessoas que talvez chegaram lá, ou até chegaram...
    Mas ai volto para o meu eu, o meu mundo, na qual tempo ser essa pessoa real sempre, não expondo totalmente, mas acolhendo aquelas mães que de alguma forma, possam se identificar comigo... Não venho para julgar, mas venho para amparar aquelas que procuram um socorro, um apoio em minhas palavras...
    Pensando assim, volto para meu mundo e minhas palavras, sempre com empatia, tentando dar conforto e achar conforto nesse mundo fantástico e cheio de aprendizado, que é a maternidade...
    Adoro suas palavras, por isso passei aqui para deixar um recadinho...
    Obrigada sempre, por em meio a correria de ser mãe, esposa, amiga, sempre encontra um tempinho para ser blogueira, escritora e dividir o qe há de melhor em vc, que são suas palavras vindas do coração...
    Que elas possam alcançar muitos corações, assim como sempre alcança e sensibiliza o meu...
    Bjs
    Ju
    http://www.maesemfronteiras.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!