alimentação

Cardápio Variado para uma vida mais saudável

segunda-feira, junho 01, 2015Chris Ferreira

Tanto aqui no Recanto, quanto no meu blog Inventando com a Mamãe eu falo, ou melhor, escrevo muito sobre receitas e comidinhas que fazemos com o objetivo de variar o cardápio, experimentar novos ingredientes e assim estimular um bom hábito alimentar.

Hoje eu recebi uma sugestão de pauta que fala sobre a importância de uma cardápio variado e que traz algumas dicas de especialista para variar bem o cardápio. Eu gostei da matéria e resolvi compartilhar aqui com vocês. Mesmo já sendo um assunto bem batido é sempre bom relembrar, né?


Imagem obtida AQUI no site do Hospital Albert Einstein



“Comer somente um tipo de alimento ou preparação diariamente, ou quase todos os dias, pode não ser adequado para a saúde”, alerta Mauro Fisberg, pediatra nutrólogo e coordenador do Centro de Dificuldades Alimentares do Instituto Pensi – Hospital Infantil Sabará. “Este comportamento alimentar pode provocar deficiências nutricionais como a falta de determinadas vitaminas, aminoácidos essenciais, sais minerais, gorduras e outros compostos importantes para o organismo. Por isso, diversificar é o segredo!”, esclarece.

De acordo com o médico nutrólogo, uma alimentação adequada é aquela fracionada e variada. “Realizar lanches entre as principais refeições com pequenas porções e com foco na qualidade dos alimentos consumidos é o ideal. Para os lanches intermediários, é possível optar por frutas, pães integrais com patês ou creme vegetal, mix de castanhas e lanches naturais. Para acompanhar as opções de bebida podem incluir, lácteos, sucos e vitaminas. É importante sempre consumir uma alimentação com todos os nutrientes e grupos de alimentos para assegurar a ingestão de nutrientes variados.”


A seguir, confira algumas dicas do médico e sua equipe da Nutrociencia Assessoria em Nutrologia, para variar o cardápio:



- Colorir o prato: essa é a regra número um. Quanto mais cores a refeição tiver, mais rica ela será em vitaminas, minerais e fibras.

- Lista de compras: procure incluir novos alimentos em sua lista de compras. Uma boa forma de variar a alimentação é escolher novas opções no supermercado, que fujam à rotina alimentar que você possuía até então. Se o carrinho de compras era cheio de carboidrato e quase nada de proteína e vegetais, aproveite para fazer esta inclusão, agora.

- Cardápio semanal: organize as refeições da semana, combinando diferentes alimentos, inclusive inclua alimentos que você não costuma preparar. Por exemplo, o famoso mamão no café da manhã pode combinar com o mel e granola e a banana pode combinar com a aveia em uma vitamina de banana. Essas são ótimas opções para variar a alimentação e torná-la mais saudável e saborosa.
- Proteínas: caso adote a proteína animal em sua alimentação, procure variar os tipos de carnes ao longo da semana. Além das carnes vermelhas, as brancas também podem fazer parte da dieta, inclusive são uma alternativa saudável para ajudar na saúde do coração. Sobre as proteínas vegetais, deve-se dar preferência para as de alta qualidade, como a da soja.
- Bebidas: para o café da manhã, uma ótima opção é variar o tipo de bebida. Vitaminas com frutas ou bebidas batidas à base de soja tornam o cardápio nutritivo e atrativo, já que quebram a rotina do dia a dia.

- Insistir é necessário: se você ou as crianças não gostam de um alimento na primeira vez em que o experimentam, tente mais algumas vezes. É interessante mudar a forma de preparo também, o que ajuda a ter uma percepção diferente da primeira tentativa.

- Variar é o segredo: nenhum alimento é capaz de fornecer sozinho todos os nutrientes necessários. Por isso, é preciso variar a alimentação, a fim de garantir a quantidade ideal de vitaminas e minerais de que o corpo tanto precisa.

Siga uma dieta variada, pratique atividades físicas e não deixe de consultar seu médico e nutricionista. Ele poderá te auxiliar a consumir os alimentos em quantidades adequadas para o seu organismo e de acordo com o seu estilo de vida.


* Sugestão de pauta recebida da S2Publicom






Beijos carinhosos!
Chris Ferreira

VEJA MAIS POSTAGENS

1 comentários

  1. Olá Meninas do Recanto!

    Gostei muito da sua postagem Chris! Acho importantíssimo cuidarmos bem da nossa alimentação e diversificá-la. Muitas vezes devido ao corre-corre da vida negligenciamos algo tão importante pra nossa saúde.

    Fazia tempo que eu tentava entrar aqui e não dava, aparecia uma propaganda na tela e não entrava o site do Recanto. Até comentei no blog da Camila isso, que não estava conseguindo vir aqui. Não sei se era só no meu computador... mas que bom que hoje tentei e deu.

    Não esqueci de vocês, só não estava mesmo dando pra visitá-las.
    Beijos e uma abençoada quarta-feira.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!