Outubro Rosa: Campanha a favor da Mulher

quinta-feira, outubro 06, 2016Unknown


câncer de mama


A campanha Outubro Rosa, criada em 1990 nos Estados Unidos e agora popular no mundo, deseja chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil.

Segundo o site do INCA (Instituto Nacional do Câncer), a data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

A Campanha tamabém procura difundir as seguintes informações:

  • a importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas;
  • a recomendação para mulheres de 50 a 69 anos realizarem uma mamografia de rastreamento a cada dois anos;
  • mostrar a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica;
  • esclarecer os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento;
  • informar que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

No site, você encontra ainda os fatores de risco para a doença, como a obesidade, o sedentarismo, o sobrepeso após a menopausa; como não ter amamentado, ter menstruado antes dos 12 anos, o uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona); dentre outros.

Lembre-se que o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.

Não menos interessante que todas as informações contidas no site, é possível ainda baixar o material de divulgação da Campanha, bem como solicitar material para impressão.

Vale dar uma conferida, participar da Campanha nas redes sociais, divulgar o conteúdo para suas amigas, realizar o autoexame das mamas periodicamente e consultar o médico regularmente para a avaliação diagnóstica.


Quem se ama, se cuida.


Recanto das Mamães Blogueiras

VEJA MAIS POSTAGENS

0 comentários

Obrigado por comentar, ficamos felizes!