casa

Sobre reformas

sexta-feira, outubro 08, 2010Bia

Oi!

Gente, estamos a mil com as reformas na nossa casa nova, e como todo o dinheiro que tínhamos foi usado para comprar a casa, precisamos economizar!  :)
Por isso o assunto de hoje não poderia ser outro! Recalchutei um post antigo que publiquei lá no meu blog, mas que está servindo novamente hoje, espero que vocês gostem!


Atenção aos amigos que estão iniciando ou planejando uma reforma, fiz uma listinha com 10 dicas legais que deram certo (ou não) aqui em casa ;) 


1. Se você quer dar uma reformadinha, mas não tem nenhum dinheiro guardado, não faça. Vá por mim, dorme melhor e gasta menos quem paga à vista. Esse negócio de pagar em 36, 48 ou 60 vezes não está com nada, até porque neste prazo você provavelmente terá se arrependido de alguma coisa. Além do mais, quando você paga em dinheiro, pode pechinchar o desconto da taxa que as lojas cobram. Já economizamos horrores desta forma. Isso vale principalmente agora que temos filho, nem para o Arthur compramos nada a prazo, afinal corremos o risco de acumular prestações sobre prestações, pois ele sempre precisa de algo!

2. Uma vez que decidiu quanto gastar, faça uma conta e reserve mais ou menos 25% a mais, porque você vai precisar. Assim que você começa a reformar o piso, tem que dar um retoque na parede, e não tem como deixar o teto feio depois de tudo (quase) pronto, enfim, sempre haverá alguma coisa para ser feita.

3. Se os moradores são um casal, deverão se revesar para que pelo menos um dos dois mantenha os pés no chão e as mãos bem fechadas. Essas idas à lojas de materiais de construção são uma tentação, e nada melhor que alguém pé no chão nessas horas.

4. Perca tempo com orçamentos. É cansativo, um pé no saco, mas vale a pena. Assim você economiza para poder gastar com outras coisas mais supérfluas.

5. Não compre o mais barato. Não é porque você fez orçamentos, que vai gastar o seu dinheiro com materiais de baixa qualidade. Para pisos, compre sempre PI5, tintas de boas marcas. Em alguns casos, o barato sai caro, literalmente. Você pode acabar tendo outra reforma em menos de dois anos, e gastando mais ainda.

6. Se você depender de mão de obra, faça orçamentos, converse muito e tenha referências. Não contrate parentes/amigos/conhecidos só pela amizade, é incômodo na certa.

7. Se você mandou orçar, e não teve resposta imediata, desconfie. Este é o mesmo cara que vai marcar e dar o cano depois. Ficamos três dias esperando um pedreiro que não apareceu.

8. Contratada a mão de obra, nunca pague adiantado. Estamos esperando há 15 dias para a instalação das prateleiras que mandamos fazer no mesmo local que fez o box.

9. Ao comprar as tintas, pense no todo. Compramos cores que gostávamos, mas erramos feio ao tentar combinar as aberturas marrons com as paredes gelo, acabamos mudando tudo para branco, e ficou perfeito. Agora na casa nova, vamos apostar no branco novamente, só estamos em dúvidas em relação a cor da fachada, alguma sugestão?

10. Guarde todas as notas fiscais, calcule o quanto gastou ao final de cada dia, mesmo que tenha sido um simples parafuso. Assim você segura a onda e não gasta demais, e pode curtir com tranquilidade o resultado de todo o seu esforço.


Beijos!

Bia

VEJA MAIS POSTAGENS

2 comentários

  1. Olá Bia!
    Essas são ótimas dicas, obrigado por compartilhá-las conosco.
    Um beijão pra você e pra todas as mamães que passam por aqui.
    Um final de semana de paz!

    ResponderExcluir
  2. querida adorei o post.
    me deu vontade de chorar pq lembrei da minha reforma. historia longa, que horrores de dor de cabeça. só discode de 1 coisa. reserve pelo menos 50% a mais. parece um poço sem fundo, sempre tem mais alguma coisa para comprar.
    pior, acabei passando por isso tudo grávida!

    bjs
    helena

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!