educação fim de ano

Passar de ano

sábado, novembro 27, 2010Recursos, Estratégias e Experimentos Didáticos 2021

Enquanto estudava perguntava aos meus professores se ia passar de ano e eles me diziam que de ano sim, e de série eles não sabiam, isso me deixava profundamente irritada. E por este motivo, evito fazer a piadinha infame com os meus alunos.

Para passar de ano, nos dias de hoje, é um pouco mais fácil que na época que estudava. E olha que nem faz tanto tempo.

Lembro que quando estudava no ensino fundamental e no médio, tínhamos que ter bom comportamento, presença em boa parte das aulas e boas notas. Hoje, com a progressão continuada é necessária a presença nas aulas.

Como já disse uma vez, sou a favor da progressão continuada, quando bem feita. Porém o que se vê são alunos que apenas se interessam em estudar no último bimestre do final do ciclo (9° ano / 3° ano ensino médio)

Só que deixar para estudar apenas no último bimestre do final do ciclo tem um porém: como aprender o que o professor está ensinando se não se aprendeu o que foi ensinado durante os anos e bimestres anteriores? É o tal do conhecimento acumulado.

Esta semana um aluno virou para mim e me pediu ajuda para resolver uns exercícios simples, mas que era necessário saber fazer divisão com duas casas. Fiquei chocada quando ele me disse que tinha entendido todo o procedimento químico que expliquei, mas não sabia como fazer uma divisão para chegar ao resultado final de uma conta.

Simplesmente me peguei ensinando matemática para um aluno que em breve estará no mercado de trabalho, com diploma na mão de ensino médio. O problema, quero deixar bem claro, não é ensinar matemática, e sim que tipo de profissional que entrará no mercado de trabalho sem saber o básico.

Ana Carolina - @anacarolinaqui

VEJA MAIS POSTAGENS

2 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nossa,é por isso que está cada vez mais difícil encontrar bons profissionais...

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!