crescer dentes

Dentes para que te quero?

domingo, janeiro 30, 2011Recursos, Estratégias e Experimentos Didáticos 2021

          Bebês felizmente nascem sem dentes, sempre pensava nisso quando comecei a amamentar. Depois que o desmame aconteceu, comecei a refletir sobre outro prisma.
          Realmente bebês/crianças/adolescentes e afins tem fases e mais fases.
          O que para mim foi bom num momento, hoje é um momento tenso. O meu filho demorou para começar a ter dentes, as pessoas até falavam que não era normal.
          A pediatra e a dentista sempre disse que quanto depois melhor. Ficava achando meio estranho um bebê de quase um ano não ter dentes, mas passou... os dentes chegaram.
          Os primeiros dentinhos não vieram com muito sofrimento, chegaram quase nas vésperas do aniversário de um aninho e trouxeram consigo uma bela diarreia.
          E pararam de nascer, e as pessoas voltaram a falar que era pra estimular dando alimentos menos picados.  Bem, o bebê aqui sempre comeu até pedra, não era esse o caso.
          Os outros dentinhos começaram a nascer faz mais ou menos um mês.
          As gengivas estão totalmente inchadas, bebê irritado no máximo, coceira para todo lado. Já peguei ele esfregando a gengiva no canto do rack da sala.
          A pediatra passou um remédio para acalmar. Pode ser usado de duas formas: passando diretamente na gengiva ou colocando o pózinho na mamadeira e ele mamando. Nem preciso dizer que ele não aceita eu passar na gengiva dele? Ou será que é preciso? Então coloco na mamadeira, e tem melhorado, enquanto o remédio faz efeito, acho que por umas duas horas ele fica mais calminho, menos irritado.
          São dentes de todo tipo: molares, caninos, pré molares, ciso (ops, ainda não).
          Infelizmente para o coça coça ele não aceita aqueles mordedores geladinhos, já tentei alguns. A única coisa geladinha que ele aceita é a garrafinha de água. Parece que quando ele está coçando os dentes com a garrafinha ele sente um alívio, e se falasse diria: Até que enfim isso tá passando!
          Sabe uma coisa que ele também adora, escovar a gengiva, ele pega a escova de dente e esfrega, e ás vezes pede para molhar a escova e continua no coça coça.
          Ainda bem, que isso é uma fase, mas uma que iremos passar!

Ana Carolina - @anacarolina
        

VEJA MAIS POSTAGENS

5 comentários

  1. Acho que tive sorte com isso, pois meus filhos não apresentaram problemas com os dentinhos, mas uma coisa unânime que tenho visto com outras mães é que esses mordedores logo cansam e eles saem mordendo tudo que encontram pela frente.
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir
  2. Tem selo pra vcs lá no meu blog!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. ah que meteria ótima! meu filho não gosta de escovar =/ ve a escova e sai correndo ¬¬ não sei o que fazer aff

    ResponderExcluir
  4. nossa,me encontrei nesse blog...estou numa fase complicada.Minha filha de 1 ano e 8 meses tem só 10 dentes,4 em cima na frente,2 atras em cima tb,embx,2 na frente e mais 2 no fundo.Demorou p nascer tb,so depois de 1 ano.Mais a minha maior luta tem sido a de fazer ela dx de chupar os dedinhos.Ela chupa o indicador e aquele q fica do lado( nao sei o nome heheeh)ja tem ate calos, e os 4 dentinhos de cima já estao tortos... alguem tem uma dica?(ah, desculpa + roubei um desinho) bjks e visitem meu humilde blog!!!!

    ResponderExcluir
  5. ah,outra coisa,qd os dentes começaram a nascer,nao aconteceu nd nao, nem febre,nem diarréias... foram nascendo sem maiores alardes.Pela demora tb de nascer os dentes, q a gente nao se preocupou em fazer ela dx os dedinhos,pq a chupeta ela nao quis saber!!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!