educação Educação de filhos

A Educação começa em casa...

quinta-feira, fevereiro 17, 2011Laurí

Google Images
 Se tem um assunto que preocupa a todos nós mães e  pais é a educação dos  nossos filhos, e não medimos esforços para que tenham sucesso na vida escolar. A lista de benefícios que uma boa educação trás como conseqüência na vida de uma pessoa é imensa e se estende além do financeiro.

Uma matéria na revista Veja dessa semana me chamou a atenção em relação a este tema, o titulo da reportagem era: Como os pais podem ajudar na aprendizagem dos filhos, do colunista Gustavo Ioschpe (twitter.com/gustavoioschpe). Achei muito interessante e vim dividir com vocês alguns pontos que me chamaram a atenção: (vou colocar em forma de tópicos e a minha opinião em itálico)
·         A escolarização dos pais é mais importante do que a dos professores, e do que qualquer outra variável ligada à educação. (Claro que tem também filhos de pais analfabetos que tem sucesso acadêmico, mas se for possível é importante pensar também na nossa própria formação, pensar em cursos, especialização...)
·         Não há comprovação de que os métodos de aceleração de desenvolvimento cognitivo para bebês tenham qualquer impacto. (Um “ufa!” para mim, porque nunca pensei em usar com meu filho...)
·         Não há correlação do QI de uma criança em idade pré escolar com seu desempenho futuro, a relação começa a aparecer lá pelos 8 ou 9 anos. ( o bebezinho não precisa ser um gênio!)
·         Há impactos bastante relevantes para crianças que freqüentam a pré escola, faz diferença no desenvolvimento dele e perdura a vida toda. ( o pré escolar é muito importante, heim mamães...)
·         Aquilo que acontece dentro de casa é mais importante do que a escolha da escola. (verdade, crianças copiam tudo que vêem...)
·         O mais importante que os pais podem fazer está dentro de casa: o acesso e apreço a bens culturais, especialmente livros. Oferecer a eles um ambiente em que o conhecimento é valorizado.
·         Alunos que lêem mais têm desempenho melhor, importando pouco o que lêem: livros, jornais, revistas...
·         Alunos que tiveram pais que leram para eles na tenra infância têm melhor desempenho. (Bora ler historinhas mamães blogueiras! Aqui em casa eu e o pai lemos para o nosso filho desde a minha gravidez e hoje ele ama.)
·         Pais envolvidos com a vida escolar dos filhos e que os incentivam a fazer o dever de casa tem impacto positivo.
·         Pais que fazem o dever de casa pelo filho provocam piora no desempenho acadêmico.(paciência para ajudar e nunca fazer por eles...)
·         Os pais podem criar ambientes domésticos propicio ao surgimento ou fortalecimento de características como gostar de estudar,  ser persistente e ter consistência, entre outras que também contribuem para o sucesso acadêmico. (tudo começa em casa mesmo...)
·         E o mais importante de tudo que um pai pode dar ao filho: amor
Fonte: Revista Veja
Edição 2204 – ano 44 – nº7
16 de Fevereiro de 2011-02-16

Beijinhos,
Lauri, do Blog Nosso Danielzinho

VEJA MAIS POSTAGENS

4 comentários

  1. Lauri, adorei seus comentários!!!
    Eu penso que tudo feito com amor fica muito melhor e amar e educar/ensinar/aprender andam bem juntinhos!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Júlio Cezar, sou pai mas não sou blogueiro, muito menos tenho conta de google e afins. Posso comentar ou é clube da Luluzinha? hehehe
    Li essa matéria na veja e achei legal você citar a fonte porque o que tem de blogueiro que se apropria de matéria alheia não está no gibi! Isto demonstra a seriedade do blog.
    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Oi Lauri querida!
    Adorei esse post em todos os sentidos. Tanto o que o que o Gustavo Ioschipe escreveu, quanto os teus comentários. Concordo contigo, começa tudo em casa!
    Beijinhos amiga...gosto de tu demais da conta...rsrsrs.

    ResponderExcluir
  4. Aretusa, super concordo com você:amar e educar/ensinar/aprender andam juntos mesmo! Vou lá conhecer seu blog.

    Júlio Cesar, o Recanto com certeza é um blog sério! E é um espaço onde os pais, blogueiros ou não, também podem opinar, seja bem vindo sempre.

    Cidinha, Obrigada amiga! tbm gosto de tu d++++

    beijos

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!