Dani Garcia

Quando encomendar um irmãozinho?

sexta-feira, março 25, 2011O mundo da Dani

"Os psicólogos dizem que a partir dos cinco anos de idade, as crianças já estão mais preparadas para suportar a chegada de um bebê..."
                                                               


Planejar o segundo filho costuma ser uma decisão difícil para os pais, talvez seja até mais difícil que o primeiro. Evidentemente é uma decisão que deve ser discutida a dois.

É claro que cada casal pode estar vivendo um momento diferente da vida, portanto existem vantagens e desvantagens que se deve avaliar:
A idade da mãe.
O momento profissional que ela está vivendo.
A situação econômica familiar.
Como está a relação do casal.
Hoje em dia existem duas tendências:
Encomendar logo o segundo.
Esperar mais tempo possível.

Para as duas opções existem os prós e contras:
Cuidar de crianças pequenas é cansativo e eles terão que dividir os pais, o que com certeza , causará ciúmes em ambos.
Se vocês esperam muito tempo para encomendar o segundo, como por exemplo até que o primeiro já esteja no colégio e não precise de tantos cuidados, não compartirão as mesmas brincadeiras, mas a rivalidade será menor.
Os psicólogos dizem que a partir dos cinco anos de idade, as crianças já estão mais preparadas para suportar a chegada de um bebê. Quando o intervalo entre dois filhos é de mais de sete anos, a grande vantagem é que poderão contar com a ajuda do primeiro para criar ao segundo. Mas é evidente que os interesses deles serão diferentes. Muitos pais dizem que “é como criar dois filhos únicos”.

Com respeito à opinião dos médicos, a Organização Mundial da Saúde recomenda que se espere no mínimo dois anos entre uma gravidez e a outra para que o corpo da mulher se recupere totalmente. Não se pode deixar de citar que os bebês de menos de 18 meses precisam de muita atenção, o que exige muito esforço para uma grávida.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/gestantes/segundo-filho.php

Oiii gurias como estão?
Pois é, essa questão começou a ser analisada aqui em casa... e quem me conhece sabe que eu dizia nuncaaaaaa mais engravidar...kkkkk
Tenho lido bastante sobre o assunto, e realmente tomar essa decisão ta sendo mais dificil do que ter o primeiro filho. Mas a possibilidade de tirar toda a pressão de ser filho unico de cima do Davi me entusiasma um pouco.
Sempre ouvimos falar que filhos unicos são mais chorões, briguentos, não sabem compartilhar e se sentem donos dos pais... Mas tb ja sabemos que essa regra não serve para todos os filhos unicos.
Mas acho que criamos muitas espectativas em cima do filho unico até "massacrando" o coitadinho com tantos cuidados, atenção, e falta de limites muitas vezes.
Ainda não sei se é a hora certa, mas............ estamos em negociações.....rsrrsrs
Sabe quele ditado "caso, ou compro uma bicicleta"? o meu ditado esta sendo  "engravido ou volto pra faculdade"? affffffffff
Para muitas mães é mais facil, elas conseguem se desprender, conseguem cortar o cordão umbilical( mesmo sem perder o seu poder e obrigações de mãe), voltam a trabalhar por opção ou por obrigação mesmo, continuam estudando, fazendo cursos, viajando e etc.....
Mas para quem para tudo ( e sei quantas dessas q pararam tudo tem por aqui), agora que nossos filhos ja estão com 2 anos ou mais, começamos a ver a luz no fim do tunel....rsrs... uma possibilidade de coloca-los na escolinha, uma possibilidade de voltar a estudar ou trabalhar.... ai ai ai ai

Realmente temos que pensar no assunto e ver quais são nossas prioridades no momento.... rsrs

Antigamente era mais facil né, era só ser dona de casa e cuidar dos filhos, poderiamos ter quantos filhos quizessemos , sem ter que nos importarmos com faculdade, cursos, e voltar  trabalhar e deixar os filhos com baba ou escola....

Massssssssssssss acordaaa vc esta em 2011...kkkkkkkkkkkkkk

bjussssssssssssssssss
http://omundodadanigarcia.blogspot.com/
http://recriandocomdani.blogspot.com/

VEJA MAIS POSTAGENS

9 comentários

  1. Esse tema tb tem rondado aqui em casa... Meu filho está com um ano e 8 meses e vivemos nos perguntando se vamos dar um irmão ou irmã a ele... às vezes tenho vontade, noutras penso se conseguiria amar outra criança tanto como amo o primeiro... ou se conseguiria amar e cuidar de 2 dando amor,carinho e atenção igualmente... realmente decidir pelo segundo filho é muito mais complicado...rsrssrrsr... que Deus ilumine a todas nós que estamos nos deleitando sobre esse assunto para que possamos fazer a escolha certa e no momento certo. Felicidades e boa sorte

    ResponderExcluir
  2. Olá mamães,
    A Elô esta com 1 ano e 3 meses, e ja estamos em discusão. Na verdade logo que eu tive a Eloise eu ja queria ter engravidado novamente e minha avó dizia: aproveita que vc esta entusiasmada, pq depois vc vai desanimar. Dito e feito, já pensei em não ter mais, porém analisei que não tenho o direito de não dar irmãos para a Elô, é tão bom ter irmãos...Mas não quero esperar muito, pq a diferença de idade com a minha irmã é de 6 anos e que acho muita coisa, eu e minha irmã brigavamos muitooooo.
    Entãooooo vamos esperar a Elô sair das fraldas para encomendarmos outro bebe.

    ResponderExcluir
  3. Ai que medo!!!! Eu tenho um que reúne todas as qualidades de filho único: briguento, mimado, sapeca ao extremo, requer toda a atenção do mundo pra ele! Sinceramente eu penso em ter outro filho Jamais!!!Muito cansativo e estressante, só de lembrar das noites de sono, eu paranóica o tempo todo rodeando pra não cair , não se machucar, dias sem comer qdo ele tava doente...aff!! è muita pressão!!! Mas isso me preocupa também, acho que seria bom ele ter um irmão, mas e a coragem?? De qq forma, acho que o momento certo será nessa idade mesmo, quando ele tiver uns 5 anos(ele tem 2 e 9ms), pq aí ele pd ajudar e não vai sentir tanto!! Oh tarefa difícil essa de ser mãe...Mas mesmo assim, vale a pena! Bj

    ResponderExcluir
  4. Opa... aqui ja estamos em discussão tbm, o Edu esta com 1a4m e ja estamos pensando no segundo para o ano que vem no máximo, penso em desmama-lo e desfralda-lo antes do nascimento do proximo e por isso ano que vem, e, tbm ja disse ao meu marido que quero 'parir' tudo que tiver que parir até os 30 anos (estou com 24) e depois quero cuidar mais da minha vida profissional... fazer outra facul, espercializar-me e enfim chegar ao meu sonho...
    Abraços...

    ResponderExcluir
  5. Olá belo post
    Quando meu segundo filho nasceu o Marcelo tinha 5 anos e meio. Mesmo assim sentiu muitos ciúmes e medo de perder a mamãe e o papai. Lembro-me que ele não queria ir a escola com medo que eu não fosse mais busca-lo. Foi preciso muita dedicação e carinho pra ele perceber que a mamãe era dos dois e que eu o amava muito mais ainda, por me ajudar a cuidar do irmãozinho.
    Acho esse um tema ótimo
    Parabéns
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  6. HUm tema polêmico... Por enquanto fico só com um mesmo! rs rs rs

    ResponderExcluir
  7. Oi querida!
    Ótimo post.

    A minha foi um presente de Deus, eu tinha dificuldades para engravidar e ela veio tarde...então pra mim ficou difícil em pensar em ter o segundo. Ma se eu fosse mais nova e sem problemas pra engravidar, teria 2 filhos.
    A minha é uma benção, não é birrenta, não encomoda...mas ela pede muito um irmão...rsrsrs. Tadinha...infelizmente não vai dar pra satisfazer esse desejo dela...rsrs.

    Beijinhos e um abençoado final de semana pra você e todas que passam por aqui.

    ResponderExcluir
  8. É para se pensar bastante! Eu e meu marido estamos pensando seriamente em adotar ao invés de engravidar denovo. Tanta criança precisando de amor e carinho. Mas quando a Bia começar a pedir um, que ainda vai demorar, a gente resolve.

    ResponderExcluir
  9. oi!
    esperamos 5 anos para termos o segundo filho, penso que demorei muito, não me arrependo mas acho que devia ter tido com uma diferença menor.
    Minha primeira filha esta acostumada a ser o centro das atenções e de repente teve que dividir tudo ou quase tudo, pq quando o bb nasce damos muita atenção passamos a maior parte do tempo com ele(mama o tempo todo,pelo menos o meu ) e a criança sente falta da mãe, mesmo tendo uma familia maraviulhosa em volta e um marido nota dez que foi fundamental para ela nesse momento, so que ele é pai e a familia é afamilia, a mãe sou eu.
    achoq ue por isso eu deveria ter tido quando ela tinha pelo menos uns dois anos!
    bj
    visite o meu cantinho:
    http://vidaazulerosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!