Avós Cida

Margarida... saudades

segunda-feira, abril 11, 2011Cida Kuntze


Fonte da imagem: Google

Tu, porém, irás em paz para teus pais; em boa velhice serás sepultado.
Gênesis 15:15

Margarida era o nome da minha querida avó materna.
Ela era analfabeta, mas sua sabedoria era imensa.
De tudo ela entendia um pouco e sempre gostava de opinar.
Certa vez um pedreiro estava fazendo uma pequena obra no seu quarto, então ela disse que fizesse diferente, pois daquele jeito não ficaria bom. Ele não deu ouvidos, dito e feito, o trabalho teve que ser refeito!!!

Foi a minha querida Vó Margarida que cuidou de mim quando pequena, pra minha mãe poder trabalhar.
Quando minha mãe chegava do trabalho eu ia correndo ao seu encontro, pois sempre alguma guloseima trazia, então minha Vó dizia: "Maria, não dá tanto doce pra essa menina."

Ao contrário de muitas avós, ela não fazia todos os meus gostos, sempre me dava conselhos e repreendia quando necessário. Já minha mãe fazia muito as minhas vontades....rsrsrs. Mas era porque tinha medo no fundo de eu querer mais a vovó do que a ela, hoje que sou mãe entendo isso.
.
Mas não precisava o medo, sempre teve espaço pras duas!!!

Eu lembro de quando tive sarampo e ninguém podia me visitar pra não pegar a doença.
No quarto só entravam meus pais e minha avó. Ela ficava o dia inteiro comigo.
Nessa época eu já estava grande, minha mãe já trabalhava em casa, costurava, mas minha vó morava conosco e continuava ajudando a "cuidar de mim".
Ela sempre me contava muitas histórias e as minhas prediletas eram as da sua vida.
Até a adolescência eu pedia pra ela repetir aquelas histórias da sua vida na roça.
Tinha de tudo: aventura, romance, tragédia....dava pra rir ou chorar.
Era como estar lendo um livro, pois enquanto ela ia narrando, eu ia imaginando as cenas e os personagens.

Agradeço ao Senhor porque uma noite antes dela ir para o hospital disse-me que desejava tomar a santa ceia, pois sentia-se fraca e poderia não voltar mais de lá. Já estava ficando tarde e não tinha como eu pedir pra um pastor vir fazer isso, a não ser que ela tivesse dito mais cedo. Então fui na geladeira, peguei um suco de uva, depois um pedaço de pão e levei até a sua cama. Lá li as escrituras e orei com ela. Pedi que o Senhor aceitasse aquele nosso ato, pois era muito sincero. Ela então com muita fé comeu e bebeu. No dia quando ela foi pro hospital ela me disse assim: "Eu acho que não vou voltar mais. Eu então disse que mais importante do que viver, era dormir nos braços de Jesus. Nos despedimos e depois de alguns dias ela veio a falecer no hospital. 

Ela faleceu com 92 anos lúcida e com uma ótima memória.

Desejei compartilhar essas experiênicias vividas com a minha avó pois estou com muitas saudades dela. E para que possamos amar e valorizar todos os dias os nossos queridos que estão ao nosso lado.

.
Abraços a todos e uma semana de paz e bençãos!

Carinhosamente...Cida do *Compartilhando...

VEJA MAIS POSTAGENS

8 comentários

  1. aiii tb amoooooooooooo minha vó....ela é tudo pra mim..
    bjus

    ResponderExcluir
  2. poxa... emocionante este post... vi muitas coincindências na sua história com a minha. Minha vozinha ainda está viva, tbm se chama Maria e HOJE ela completa 76 anos, e tbm domina um pouco de todos os assuntos, incrível isso! Elas são um poço de experiência de vida, e gosto de ouvir as histórias dela, mas, tenho lembrado que ela só me conta as histórias tristes da vida dela... vou cobrar uma história feliz, rsss..... Gostei muitoooooooo de passar por aqui cidinha, fica com Deus e ótima semana! Abração!

    ResponderExcluir
  3. Amiga
    Lindo o seu depoimento sobre a sua avó.. Eu, infelizmente, tive pouco contato com os meus avós, pois eles morreram quando eu ainda era muito pequena... tenho pouquíssimas lembranças... Mas achei lindo a sua atitude da última ceia com a sua avó... Só vc mesmo !!! Obg pelo comentário carinhoso e suas palavras de conforto lá no blog. Meu menino não melhorou, mas estou melhor, mais fortalecida para ajudá-lo a ficar curado. Que Deus possa olhar por nossas crianças ! Que sua filhinha tb fique bem e não tenha nada de grave. Boa sorte nos exames... Um grande abraço e vou rezar por vcs tb...

    ResponderExcluir
  4. Que emocionante seu post Dona Cida. Como todas as vezes quando entro aqui, me emocionei! Ele me fez refletir um pouco mais sobre a palavra saudades! Os que tanto amamos e que um dia queremos estar longe ou não tão perto, hoje os que tanto amamos queremos é estar mais perto, compartilhar os momentos difíceis e as alegrias também. Nesses últimos tempo tenho pensando muito, até aonde vale a pena deixar para trás uma vida inteira, cheia de histórias para viver longe de todos que amamos e que nos amam ?! Sinto muito falta dos meus avós (atualmente 2 avós e 1 avô) e também sinto falta das pessoas que me amam, minha família e amigos. Peço à Deus para orientar meus passos e mostrar-me a certeza, Certeza de que estou agindo certo de estar longe das pessoas que fazem parte da minha história!
    Grande Beijo para você!

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de textos sobre avós, Cida, por motivos óbvios.
    Minha avó materna, que também cuidava de mim enquanto minha mãe trabalhava chamava-se Acelina (por erro do escrivão do cartório) e de lá vem meu nome.
    Que mães, pais e avós se unam para dar uma infância sadia às nossas crianças, como menciona a Bíblia no caso da avó Lóide e da mãe Eunice do pregador Timóteo.
    Tenham ótima semana.

    Celina

    ResponderExcluir
  6. Meu deus...eu tenho a mesma história...minha vozinha que cuidou a vida toda de mim tb chamava-se Margarida..e assim como a sua, analfabeta mas com conhecimento pra dar e vender...
    Saudade...não tem fim
    SDS: Nuana

    ResponderExcluir
  7. Cida,
    que lindo!
    avós sempre são maravilhosas, a minha é uma maravilha, apesar de estar em Sergipe e ela no Rio ...o amor é muito grande.
    minha avó tb era analfabeta, ela veio se alfabetizar agora com mais de 70 anos.
    beijo...ja tava com saudades.

    ResponderExcluir
  8. Emocionante Cida...
    Eu não tive mto contato com minhas avós... a materna faleceu pouco ante de eu completar 1 ano e a paterna eu ate tive contato, mas não convivi intensamente com ela, uma falha minha acredito. Mas lembro-me tbm de grandes momentos ao lado dela... incrivel como elas tem o poder de nos envolver com suas historias né...
    Lindo post e que Deus os abençoe...

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!