Cida Comportamento

Mamãe, eu menti...

segunda-feira, maio 16, 2011Cida Kuntze

Fonte da imagem: Google

"Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite." Provérbios 12:22

Na semana que passou, minha filha, após ouvir uma música infantil, onde falava sobre a mentira, que podemos mentir para os pais, para as pessoas, mas a Deus que tudo vê não podemos enganar, olhou pra mim com uma carinha de choro e disse: "Mamãe, eu menti...me perdoa."

Perguntei sobre o quê ela havia mentido, então me contou o episódio. Foi algo que ela me disse que tinha feito quando perguntei e na verdade não o fêz. A abracei, falei que estava tudo bem, que a perdoava e que eu estava muito feliz por ela ter contado a verdade, então oramos juntas.
Deixei claro que dizer sempre a verdade é melhor do que mentir, pois mentir é errado, uma hora ou outra sempre é descoberta e as consequências não são nada boas.

Ela está com 6 anos e apezar de ingênua em certas coisas, é muito esperta. Eu sempre procuro estar ensinando o valor da sinceridade e fico atenta a essa questão da mentira, pois trabalhei numa escola onde vi uma professora se encomodar muito com um aluno de 8 anos que era muito mentiroso.
No final foram descobertas as mentiras dele, mas a mãe não quis que fosse conversado com ele sobre isso. Uma pena, pois quanto mais os pais fingem não ver quando a mentira se tornou um problema, maior ele se torna.

Sei que muitas mamães que nos acompanham os filhos ainda são bebês, mas é bom saberem desde já como lidar nessas situações, pois eles crescem muito rápido.

Eu coloquei abaixo uma matéria sobre esse assunto: "Como lidar com a mentira das crianças", espero que ajude a esclarecer e dar uma direção de como lidar nessas situações.

"Os pais ficam de cabelo em pé quando percebem que seu filho está mentindo. Bronca, castigo, conversar ou dar umas boas palmadas no bumbum... qual seria a melhor reação dos pais quando descobrem uma mentira contada pela criatura que pensam ser a mais ingênua de todas?

De início devemos saber que crianças de até cinco anos de idade não conseguem separar a fantasia do real. A imaginação faz parte do desenvolvimento normal da criança e é base para o pensamento lógico que o adulto tem. Mas com o passar dos anos, a fantasia dá lugar à noção de realidade, sem desaparecer totalmente.

A partir dos seis anos a criança ainda brinca com a sua imaginação e cria situações que não são reais, mas as invenções já são bem menores. A mentira torna-se intencional a partir dos sete anos, onde a criança já adquiriu noções de valores sociais e sabe exatamente a diferença da verdade e da mentira.

Normalmente, as crianças maiores mentem por temer repreensões e castigos, para fugir das suas responsabilidades, chamar a atenção dos pais ou melhorar a auto-estima.

Mesmo que a criança ainda não saiba diferenciar a fantasia do real, desde pequena os pais devem lhe mostrar o que é mentira e o que é fantasia nas histórias dos pequenos.

Se a criança na fase pré-escolar traz um material escolar estranho e diz que a amiguinha lhe deu de presente, confirme se a história é real. Se não, diga à criança que aquilo não é seu e que não lhe foi dado, fazendo-a devolver para a colega. A criança inventou uma história, mas ainda não sabe distinguir o real da fantasia, mas a verdade precisa ser mostrada.

De pai para filho - Outros motivos que podem levar as crianças a mentirem é o exemplo dos pais. Se os pais mentem pedindo para o filho dizer que não está quando o telefone toca ou são tolerantes quando o pequeno mente, a criança poderá achar natural mentir e fica sujeito a fazer isso.

Se tiver dúvida sobre a história da criança, não insista, peça que conte a história horas mais tarde e compare as versões ou faça perguntas amplas como: "O que aconteceu na escola?" em vez de "Te bateram na escola?".

A criança deve sentir que ao contar a verdade terá a admiração dos pais, professores e amigos e que a mentira "tem perna curta" e logo será descoberta e desaprovada pelos mesmos.

Broncas severas ou castigos podem levar a criança mentir mais vezes para não receber novamente esse tipo de punição. Mostrar os benefícios da verdade e os prejuízos que mentira traz para a própria criança e para as outras pessoas é o melhor caminho.

Quando o comportamento mentiroso é muito freqüente ou se estende muito além dos sete anos, uma ajuda profissional deverá ser procurada.

Dicas

Mentiras freqüentes sobre um mesmo assunto podem expor uma angústia da criança. Será que alguém gosta de ser chamado de Pinóquio?

Interrogatórios insistentes e pressão em gritos não levarão a criança a dizer a verdade. Pode ter efeito contrário.

A fantasia faz parte do desenvolvimento da criança. Estimule a criança de forma saudável e criativa." Fonte desse texto aqui.

Como diz numa parte do texto, somos o exemplo pros nossos filhos, se não queremos que mintam, temos que ser sinceros também.
Tratar com a mentira é muito importante, se a criança sentir confiança em nos dizer a verdade, se tornará um adolescente sincero, que não terá medo de nos contar o que se passa.
Espero que tenham gostado do tema desse post, pois achei importante abordar essa questão com vocês.

Um grande abraço pra todos que passam por aqui e uma abençoada semana!

Carinhosamente...Cida do *Compartilhando...

VEJA MAIS POSTAGENS

16 comentários

  1. Amiga
    Muito legal vc ter abordado esse assunto, pois uma mentirinha dos pequenos pode parecer bobagem, mas se não for algo conversado, trabalhado e educado pode trazer consequencias desagradáveis. Já vi criança de 4 anos mentindo... achei isso preocupante. Fiquei espantada e ver como eles podem começar a mentir tão cedo ! Por isso, os pais devem ficar atentos desde cedo e conversar muito para evitar as mentiras... Um grande abraço e uma semana abençoada pra vc e sua família !

    ResponderExcluir
  2. O mundo de fantasia mescla-se com a realidade para as crianças, como mencionou, Cida. Cabe a nós fazê-las distinguir esses mundos e ensiná-las a serem fiéis à realidade.
    Ótima semana.

    Celina

    ResponderExcluir
  3. Cida amei essa matéria/palavra. Meu filho está vindo com umas mentirinhas ultimamente. E como mentira é mentira e ponto, devemos nos preocupar com o desenvolvimento do caráter deles. Achei muito importante essa reflexão...

    abração

    ResponderExcluir
  4. Adorei a matéria, pense numa coisa que detesto, é mentira!

    ResponderExcluir
  5. Achei ótima sua abordagem sobre o assunto.
    O Davi é novinho ainda, mas sem dúvida nenhuma irei me deparar com esta situação e é sempre bom estar informada e saber lidar com a questão com sabedoria, amor e paciência.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá Cida, que legal essa postagem.
    Ela me fez voltar no tempo e relembrar algumas situações
    Quando meus filhos traziam algum bilhete da escola eu ensinava que "Me contem o ocorrido antes que eu leia o bilhete, assim resolveremos juntos. Mas se por medo vocês ocultarem o bilhete terão que assumir as consequencias sozinhos (tanto em casa como na escola). E eles aprenderam. O Rafael chegava em casa e antes de guardar o material dizia "mãe, preciso contar uma coisa que aconteceu na escola!"
    Mas a familia precisa dar o exemplo.
    Quando era solteira briguei com meu pai e ficamos 12 anos sem nos falar, mas já casada e com filhos eu sempre dizia "respeitem seu avó, meu problema com ele não envolve vocês".
    Com o tempo podemos ensinar que há muitas maneiras de dizer uma mesma coisa e que isso não significa mentir.
    Esse post traz muitas reflexões
    Beijocas
    Cris

    ResponderExcluir
  7. Amiga, esse assunto é bem importante mesmo e é desde cedo que a correção deve acontecer.
    Gostei muito!
    Uma semana abençoada para você também.
    beijinhos, Lauri

    ResponderExcluir
  8. Que fofinha amiga,você não tem uma filha,tem um tesouro que Deus esta lapidando aos poucos e conta com sua ajuda.
    É por isso que Jesus nos diz que devemos ser como crianças se quisermos entrar no Reino dos Céus,pois criança apesar de ingênua,sabe ser sincera de coração,sabe perdoar e pedir perdão.Se todos nós nos espelharmos nessa atitude com certeza iremos chamar a atenção de Deus para nós!
    Amiga tenha um lindo dia e fique na paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a abordagem deste assunto Cida. É um tema que precisa ser corrigido o quanto antes para que o problema não se torne crônico e traga malefícios aos envolvidos.
    Parabéns!
    PS.: Fiquei imaginando a carinha da sua filha pedindo descuplas.. deve ser uma fofa..

    Abraços Paternos!
    http://mmppv.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá Cida, muito legal seu texto. E a mentira é um tema muito importante, pois hoje em dia contar uma "mentirinha" não tem problema, é considerado normal, pois todo mundo conta. Mas a palavra de Deus diz: A falsa testemunha não ficará impune e o que respira mentiras não escapará. Provérbios 19:5
    Bjos e uma ótima semana pra você!
    http://tillmannsbook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Importantíssimo esse assunto Cida e vc o colocou muito bem! Isso é preocupação constante aqui em casa. Criança que mente muito com certeza precisa de muita conversa e carinho e, mais do que isso, da nossa disponibilidade para ouvi-la e entendê-la. Aposto nisso.

    Bjos e obrigada pelo carinho de semper lá no blog!

    ResponderExcluir
  12. Nossa Cida, super legal esta postagem... Aliás, todas as suas são demais!

    ResponderExcluir
  13. Querida, um abraço grande pra vc e ótima semana!
    Gostei do post!
    Filhos... benção de Deus!
    Devem ser educados dia-a-dia!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  14. O pior é qdo deixamos isso passar e o novelo vai crescendo. Adultas, já, essas crianças
    que contavam “mentirinhas” parecem se enroscar toda, p/ se saírem de uma mentira,contam outra, chegando a ser quase patológico. Às vezes nem percebem que não chegam a convencer. É bem triste viver de mentiras, pq o mais prejudicado somos nós mesmos, não é?
    Então é melhor corrijirmos nossos filhos sempre, pois o prejuízo será grande futuramente. Abraços, Cida,e tenha um bom dia!

    ResponderExcluir
  15. Amiga...Eu já menti muitoooooo....kkkkkkkkk
    Mas...Crescemos e aprendemos o valor da VERDADE.

    "NADA FICA OCULTO" Assim diz a palavra de DEUS.
    Tudo se revelará um dia! é a coisa mais certa...Nada fica encoberto por muito tempo, uma hora...a "coisa" vem a tona.

    Tú está LINDA nessa fotinha ai do lado.
    Tenha um dia lindo na presença do nosso DEUS.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!