Campanha

Campanha Nacional de Vacinação Infantil

quarta-feira, junho 15, 2011Chris Ferreira


A vacinação contra Poliomielite neste ano será em duas etapas,  nos dias 18 de Junho (próximo sábado) e 13 de Agosto. Todas as crianças menores de 5 anos deverão tomar as duas gotinhas.

Doença
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, causada e transmitida por um vírus (o poliovírus). A contaminação se dá principalmente por via oral e, na maioria das vezes, não é letal. Em geral, o doente adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.

Brasil sem poliomielite
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989 e em 1994 o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite.
No entanto, enquanto houver circulação do vírus em qualquer região do mundo é necessário continuar com a vacinação. A doença ainda é comum em alguns países africanos e asiáticos.

Sarampo
Neste ano a vacina contra o sarampo foi antecipada nos estados AL, BA, CE, MG, PE, RJ, RS e SP. Então, as crianças  de 1 ano e menores de 7, nestes estados  também devem se vacinar contra o Sarampo dia 18 de Junho.

Campanha da vacinação terá 115 mil postos abertos nos dois dias.
Mais informações: Ministério da Saúde

Equipe do Recanto

VEJA MAIS POSTAGENS

3 comentários

Obrigado por comentar, ficamos felizes!