Entrevista Mães que trabalham fora

Mulher moderna tem vida multitarefa

terça-feira, junho 14, 2011Genislene Borges



Olá pessoal!
Abaixo, uma matéria em que eu participei falando sobre essa vida de mãe e profissional.
Um grande beijo e muito paz!
Mamãe Genis.



O “sexo frágil” mostra sua força ao se dividir entre casa, trabalho e família



A cada dia, a mulher ganha mais destaque no mercado de trabalho. Ela encontrou seu espaço e sabe o que quer. Se mantém preocupada com o gerenciamento de sua carreira e com sua especialização. Porém, as coisas não são tão fáceis quanto parecem. A conquista do reconhecimento profissional e a busca pela independência financeira não tiraram dela a tarefa de dona do lar.

Além das atividades desempenhadas no emprego e, geralmente, nos cursos e faculdades, a mulher cuida da casa, dos filhos, do marido e dela própria, o que a impossibilita de ter tempo para o lazer e a aproxima do estresse. Um estudo feito pelo Instituto Data Popular mostra que as mulheres da Classe C, que apresentou considerável expansão nos últimos anos, são as que mais sofrem com a situação. 72% delas se encaixam no perfil das que têm tido menos tempo com a família e mais sofrido de ansiedade.

A autora do livro "Manual de Carreira: Identifique e Destaque o Talento que Existe em Você", Vivian Maerker, afirma que o desafio da mulher contemporânea é encontrar seu equilíbrio, sem procurar fazer o que o mercado manda ou dar respostas prontas, mas buscar aquilo que é melhor para ela e equalizar suas prioridades.

A vida multitarefa garante à mulher a habilidade de administrar várias atividades ao mesmo tempo, o que numa sociedade tão apressada é algo vantajoso. Apesar disso, a especialista alerta para a necessidade de saber reconhecer as dificuldades. “É importante ter maturidade para conhecer seus limites, entender seu trabalho e suas prioridades e saber pedir ajuda. Consequentemente, a profissional conseguirá manter um maior equilíbrio emocional, sem que a carga fique pesada demais”, orienta.

Para aquelas que pararam de trabalhar por conta da gravidez e agora desejam voltar ao mercado de trabalho, Vivian diz que não é preciso ter medo de dizer que tem filhos. “Se ela demonstrar como administra toda a rotina de uma forma produtiva e otimista e que está feliz com a sua escolha, acredito que o entrevistador encarará o filho como um fator normal e natural da vida e não como um problema”, afirma.

Várias em uma

A professora de Língua Inglesa e Portuguesa, Genislene Lúcio, mãe de José Marcos de 1 ano e meio, tem uma rotina diária bastante corrida. Ela leciona para os ensinos fundamental, médio, técnico e para a EJA – Educação de Jovens e Adultos. Dá aula na parte da manhã e da tarde e escreve para cinco blogs, entre eles o “Recanto das Mamães Blogueiras”.

Genislene só decidiu engravidar quando ela e seu marido atingiram a estabilidade profissional e puderam comprar uma casa e um carro. “No começo, logo que José Marcos nasceu, tudo ficou meio tumultuado, mas eu tenho muito apoio do meu marido. Ele é parceiro em tudo. Abri mão de algumas aulas pra poder dar uma atenção maior à família. Após a maternidade não pude manter toda minha carga de trabalho de antes”, diz.

Para conseguir conciliar trabalho e família, Genislene se propôs a tomar três atitudes: parar de trabalhar à noite, sair de umas das quatro escolas em que dava aula e, de vez em quando, deixar o filho com a avó para poder curtir um momento a sós com o esposo. “À noite, curto filho e marido. E depois que o bebê dorme, temos um tempinho para conversar, namorar e, quando necessário, eu coloco alguma coisa do trabalho em dia.”

Mesmo com a correria, Genislene diz que se sente realizada profissionalmente. “Trabalho exatamente na área de minha formação. Sou respeitada, valorizada e faço o que gosto, isso é o que importa!”, conta.

Para lidar com cobranças

Se você está em estado de estresse, se sentindo cobrada em casa e no trabalho, veja as dicas que Vivian Maerker deixou especialmente para as leitoras do Jornal Versátil:

1) Entenda que não dá para ser mulher maravilha o tempo todo. Peça ajuda!


2) Ser boa em tudo e o tempo todo é impossível. Agradar a todos também. Por isso relaxe. A pessoa que você mais precisa agradar é você mesma. Siga as prioridades que o seu coração manda.

3) Tenha uma válvula de escape. Faça algo para alimentar sua alma. Algo que é só seu, é o seu espaço. Isto aumenta a sua capacidade de superação.


Stephane Sena




Você também me encontra em:


VEJA MAIS POSTAGENS

8 comentários

  1. Pois é essa vida de mãe, dona de casa, trabalhadora não é fácil mesmo. Mas agente supera... Beijos

    ResponderExcluir
  2. Me identifico muito com o texto. Sou mae de um menino de 1 ano e meio, dona de casa e profissional. Sou cobrada de todas as maneiras, e tenho procurado atingir um equilibrio entre ser mae, esposa, dona de casa e profissional - é uma arte!

    ResponderExcluir
  3. Oi Genis!
    Amiga, já deixei um recadinho lá no teu blog.
    Sabes o quanto te admiro pela tua competência como mãe e profissional nÉ?. Parabéns!!!
    Que o Senhor te abençoe cada dia mais e a tua família também.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Aiin q bom q ñ sou a única!rsrs
    amei o post,amiga!
    te amo!

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga!
    Parabéns pela matéria, você é uma mãe e profissional super competente. Te admiro!
    Acho que já te disse isso zilhões de vezes rsrs...
    Beijinhos,
    Lauri

    ResponderExcluir
  6. Que bom receber o apoio de vocês.
    Mamães, vcs são demais!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  7. Amiga, eu li esse post no seu blog antes, e gostei de ver sua entrevista! Parabéns! Como eu sempre digo, te admiro por ser assim, cheia de energia e fazer mil coisas ao mesmo tempo, sempre mantendo o bom humor! Bjus!

    ResponderExcluir
  8. [url=http://moskva.tiu.ru/p1516162-zenslim.html]Zenslim (Зенслим)[/url] is simply one of the most powerful supplements in the market. It is one of the only
    diet supplements that target the hormones in the brain that cause hunger attacks and the desire to
    stress eating. It suppresses your appetite and increases your metabolism. It also increases insulin
    to deliver energy to your muscles while simultaneously decreasing body fat. By targeting hunger cravings
    where they start, Zenslim (Зенслим) becomes one of the most powerful weight loss supplements on the market,
    and one of the few that has a unique approach to weight loss.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!