O testemunho de um pai de muita fé...

sexta-feira, julho 08, 2011O mundo da Dani

Olá amigos do Recanto, tudo bem? Que a paz do Senhor Jesus esteja com todos vocês.

Gostaria neste momento compartilhar com vocês um pouco da minha história. Na verdade é um testemunho. Sou pai de primeira viagem e confesso que está sendo uma grande experiência de vida.

Feliz é o Homem que Persevera na Provação


"Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam." (Tiago 1:12 - NVI)


Sou um homem casado, cristão e tenho uma filhinha que completou dia 14/05/11, 1 ano de vida.
 Pois bem. Minha esposa e eu casamos no dia 07/12/2008, após 6 meses de namoro. Isto mesmo, casamos após 6 meses de namoro. Para nós foi uma benção, apesar de alguns problemas familiares. Mesmo assim permanecermos firmes. Eu sempre achei que a melhor fase do casamento seria o início; o começo de tudo, porém eu me enganei. Não é tão fácil, mas, todas as dificuldades iniciais do casamento foi superada pela presença de Deus em nossa vida e pela paciência de minha linda esposa Carla. Aprendi muitas coisas com ela. Coisas que nem eu imaginada que um dia iria aprender como por exemplo: cuidar das finanças. Sempre tive dificuldades com isto.

E os meses foram passando. Após 9 meses de casados, minha esposa me deu uma notícia supreendente. Ela estava grávida!!! Esta notícia me deixou muito feliz, pois iríamos ter um bebê em nosso meio. Com a notícia, confesso que fiquei um tanto chocado, pois pensei comigo mesmo: "Eu, Vagner vou ter um bebê!!!". Fiquei pensando como seria ter um filho(a).

Passando-se os dias, a barriga da minha esposa começou a crescer. Havia uma sementinha plantada ali. Um "serzinho" que estava se desenvolvendo no ventre de minha esposa. Descobrimos que nosso bebê seria uma menina que, no entanto já haviamos decidido o nome no ínício do casamento. Mas o inesperado aconteceu!!! Minha esposa começou a ter dores, além de todos os sintomas normais de uma gravidez. Estas dores começaram a partir do 3º mês de gravidez. Não entendíamos o que estava acontecendo. Não tinhamos convênio médico e minha esposa estava sendo acompanhada por médicos da Unidade Básica de Saúde (UBS) com acompanhamento complementar no Hospital de Base de nossa cidade. Com o passar dos meses descobriu-se que minha esposa estava com Polidrâmnio (excesso de líquido amniótico).

Eu havia acabado de apresentar um trabalho científico na faculdade sobre Polidrâmnio e Oligoidrâmnio. Conhecia as causas desta patologia. Umas das causas seria a diabetes gestacional, porém, exames foram realizados e o resultado foi negativo. O problema seria então por causas genéticas que nem os médicos entendiam a razão.

Minha esposa continuou seu acompanhamento médico periodicamente e a gestação foi evoluíndo bem apesar das fortes dores. Até que chegou o momento do parto. As dores já estavam quase que insuportáveis quando foi levada pelo seu tio ao hospital. Eu estava trabalhando quando fiquei sabendo que já era o momento de ver nossa princesinha.

Fui até o hospital e a acompanhei praticamente em tudo. Ela passou por vários exames antes do parto. Os médicos disseram que nosso bebê estava sofrendo dentro do útero.

No centro cirurgico acompanhei todo o procedimento. O parto foi o cezariano, devido ao sofrimento fetal e da minha esposa. Foi um momento muito difícil pra minha esposa, pra mim e para a Rebequinha (este foi o nome que demos a nossa princesa). Durante o processo do parto, minha esposa começou a sentir dores e sua pressão começou a subir muito. Quiseram reverter a anestesia de Raquidiana para Geral, mas não puderam devido ao aumento da pressão. Os médicos tiveram muita dificuldade em retirar a Rebequinha do útero, pois sua cabecinha já estava passando pelo colo. Tiveram que reverter a descida dela para então conseguir retirá-la de lá. Ela foi retirada de dentro da minha esposa quase sem vida. Não estava respirando.

Tive que sair do centro cirúrgico e aguardar na sala de espera. Após algumas horas, o pediatra conversou comigo e disse que a Rebequinha nasceu com uma síndrome chamada "Pierre Robin", resultado de 3 mal-formações que são caracterizadas pelo queixo retraído e pequeno; língua retraída que impedia a passagem de ar para a traquéia; e uma fenda no céu da boca, comunicando a boca com as vias nasais. Estas características denomina-se Síndrome de Pierre Robin.

Fiquei bem desesperado com esta notícias e pude entender o por que das dores na gestação e o por que do excesso de líquido amniótico. A Rebequinha lutou a gestação toda com dificuldades para respirar e ainda não conseguia engolir o líquido amniótico. Esta foi a razão do acúmulo do líquido. Todo bebê engole o líquido amniótico. É um ciclo e, minha filha não conseguia isto.

Muito bem, resumindo, minha filha nasceu em 14/05/2010, às 03:20 horas. Teve que ficar alguns dias na UTI Neonatal, entubada para poder respirar. Sua língua a impedia de respirar. No 4º dia de nascimento ela passou por um procedimento cirurgico para a instalação de uma traqueostomia; que é um caninho colocado na garganta para ajudar na respiração. Ao mesmo tempo foi colocado uma sondinha pelo seu nariz ligando o estômago para passar sua alimentação. Ela não consegue deglutir por causa da língua e a fenda no céu da boca. Além de ser portadora de alergia grave a lactose do leite. O leite que ela usa chama-se Neocate (R$ 570,00 a lata). Ela consome em média 10 latas por mês, o qual é fornecido pelo governo, graças a Deus. Não pagamo por isto.

Nossa filha teve alta no dia 03/08/10, com a condição de adquirirmos equipamentos e materiais para suprirmos suas necessidades em casa. Tinhamos que passar seu "leitinho" por sonda através de um equipo de soro e frasco para dietas enterais de três em três horas, além de aspirarmos a secreção que acumula dentro da traqueostomia com um aspirador a vácuo várias vezes ao dia.

Após um mês de alta hospitalar, seu tratamento teve início quando tivemos que levá-la para a cidade de Bauru/SP em um hospital especializado nestes casos. Chama-se Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP, conhecido simplesmente como Centrinho. Lá, a Rebequinha passou por diversos exames para avaliar o seu caso, além de realizar uma cirurgia para corrigir seu problema de refluxo e instalar uma gastrostomia na sua barriguinha. Trata-se de uma sondinha instalada diretamente no estômago para a alimentarmos.

Desde então, a Rebequinha continua seu tratamento periódico no Centrinho - Bauru/SP. Ora está conosco em casa, ora minha esposa tem que ficar com ela em Bauru.

Atualmente minha filha ainda usa traqueostomia e gastrostomia. O leite utilizado começou a ser substituído pelo leite de vaca, aos poucos.  Quanto ás papas, permanece com preparo de alimentos sólidos batidos no liquidificador e coado com uma peneira fina. Tudo colocado através da gastrostomia. Não podemos passar alimentos sólidos por sua boca, devido a fenda palatina e falta de prática na ingestão de alimentos. Este mês a fonoaudióloga começou com os exercícios para a deglutição de alimentos pela boca, e já está conseguindo; não o suficiente para substituir a gastrostomia, mas já é um grande começo. Estamos animados!

Por ficar alguns meses internada, teve um atraso motor. Está fazendo fisioterapia respiratória e motora.

A Rebeca é uma gerreira. Já passou por muitas coisas no hospital. Já teve 5 pneumonias e hoje é uma menininha sorridente, brincalhona, esperta e inteligente. É ela quem nos ajuda a buscarmos forças em Deus para passarmos por esta prova até o fim. Ela é muito especial e muito linda também.

Meus amigos e irmãos, minha esposa e eu estamos bem cansados fisicamente, psicologicamente e espiritualmente, mas, mesmo assim estamos lutando e buscando forças em Deus para suportarmos esta fase. Oramos para ver o fim de tudo isto. Precisamos muito de orações. Por favor queridos, orem por nós.

Precisamos de muita força e sabedoria para lidar com tudo isto. Sei que vamos vencer esta batalha. Aliás, creio que o pior já passou. Temos fé no poder do Senhor e ver nossa Rebequinha sem traqueostomia, sem gastrostomia, respirando pelo seu narizinho e se alimentando pela boquinha. Queremos vê-la em breve correndo pela casa, cantando, gritando, conversando com a gente, etc.Conto com suas orações e, quando tudo isto acabar, volto aqui para testemunhar as maravilhas que nosso Senhor Deus nos proporcionou.

Se você está passando por provações e sente que está ficando difícil, NÃO DESISTA jamais!!! Isto significa que Deus está lapidando sua vida, purificando seu coração para torná-lo  uma pessoa melhor, a fim de prepará-lo para ser usado como jóia preciosa na terra que Jesus está preparando para ti. Somos especiais para Deus e Ele nos ama. Jesus disse que no mundo passaríamos por aflições. Mas orientou: "Tende bom ânimo, Eu vencí o mundo".

Por isso queridos, permaneçam firmes até o fim, pois Jesus está prestes a voltar e, todo o sofrimento terá o seu fim, juntamente com o autor de todo o mal deste mundo. Jesus te ama muito e tem grandes planos em sua vida. Orem por nós.
Que a paz de nosso Senhor Jesus esteja com todos vocês.

Fiquem com Deus.

http://nossosatos.blogspot.com/

Grande abraço.
Vagner Martines

Depois de recebermos esse e-mail emocionante não pude deixar de posta-lo.
Beijãooooooo
Dani Garcia

VEJA MAIS POSTAGENS

9 comentários

  1. Nossa to aqui chorando!Que Deus abençoe essa família e os de muita força pra continuar.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo... que menina linda e guerreira... que pais exemplares... que Deus os abençõe, eternamente...

    ResponderExcluir
  3. QUE Deus abençoe essa família e que possa levar a cura definitiva da pequena Rebeca.

    ResponderExcluir
  4. Vagner e Carla, sei que o Senhor tem estado com vocês a cada minuto e a REBECA vai sim se recuperar. Sei que vocês estão cansados, por isso contem com as orações, pois elas movem os céus. Obrigado por participarem nos contanto tão emocionante testemunho de fé, força e coragem pra enfrentar essa situação perseverando no Amor de Deus!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Adoro seu blog! Por isso tem um selinho para vocês no meu blog!


    http://mamae-moderna.blogspot.com/2011/07/selinho-mae-coruja.html

    Bjocas!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Vagner,que Deus esteja com vocês
    Não foi fácil chegar ao fim do seu depoimento sem lágrimas nos olhos. Confesso que fiquei muito emocionada com todos os acontecimentos vividos por vc e sua esposa.
    Sua linda filha veio ao mundo para dar testemunho de luta, coragem e determinação, pois mesmo com tanto sofrimento (para um bebê) ela continua sorrindo.
    Assim, por que reclamamos de certas coisas?
    Por que acordamos com preguiça de ir trabalhar?
    Por que ficamos desanimados com pequenas coisas que "acreditamos" ser de difícil solução?
    Por que .....a vida parece tão difícil para algumas pessoas.....que passam o dia reclamando e soltando palavras horríveis....
    Deus não dá cruz maior e mais pesada para ninguém que não possa carrega-la. Sua filha é exemplo disso.
    Obrigada "nosso anjo" Rebeca, por vir ao mundo nos ensinar que a vida é maravilhosa e que devemos sorrir apesar de qualquer adversidade.
    Deus esteja sempre com vocês.
    Deus esteja sempre conosco
    Um Grande abraço
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  7. Olá Vagner! Que lindo ler a sua história, mas sei que não é nada fácil passar por tudo isso, e sei o quanto muitas vezes o desespero, a dúvida e o medo apertam o coração da gente. Minha filha também nasceu com fenda palatina e eu sofri muito ao saber de tudo, mas desde o dia que ela nasceu só consigo olhar pra ela e ver um grande milagre de Deus! Ela já fez a cirurgia está tão perfeita, começando a falar com um ano e quatro meses, come tudo, e surpreende no tamanho da sua inteligência que eu não tenho nem palavras para agradecer e Deus! Sofri, duvidei, me desesperei e chorei, chorei muito porque eu não queria ver a minha princesa sofrendo, e não podia fazer nada para transferir o sofrimento dela pra mim. A recuperação da cirurgia é bastante dolorosa e eu sofria muito só de pensar. Mas a única coisa que o Senhor falava forte em meu coração era que confiasse até o fim, e conversando com um padre ele me disse assim que eu e meu esposo estávamos passando por um túnel escuro, mas que nos nunca deixássemos de enxergar a luz por menor que fosse que existia no fim desse túnel, e que nos não estávamos passando por aquilo sozinho Deus estava passando e sofrendo conosco. A história é bem longa e cheia de graças de Deus... mas minha filha passou por todo procedimento cirúrgico e não chorou, não ficou sem comer, não reclamou e até brincou e dançou no hospital logo após a cirurgia, surpreendeu a mim , aos médicos e a todos que estavam no hospital! O médico mesmo chegou e falou que Emanuella (minha filha) foi um grande milagre de Deus como ele nunca tinha visto em 32 anos que faz esse tipo de cirurgia! Estou derramando lágrimas lembrando tudo que sofri antes e sentindo o grande amor que Deus tem por minha filha e por minha família! Por isso eu te digo confie no Senhor!Tudo isso vai passar, não tire os seus olhos da luz que existe no fim dessa escuridão! Um dia eu tenho certeza que sua filha vai ser um Milagre de Deus como a minha foi, e vai andar correr cantar e deixar você e seus esposos bem cansados de tanto correr atrás dela! Hoje eu posso te dizer que passei da escuridão e vivo na luz com um paz profunda no coração de ter passando por um experiência tão grande de amor de Deus! Ainda não acabou a minha luta por que minha pequena ainda vai passar pela fonoaudióloga, mas tenho certeza que ela vai superar as expectativas também! Porque eu sei que minha filha está nas melhores mãos. Ela está nas mãos de Deus!
    Grande Abraço!
    Larissa Loiola

    ResponderExcluir
  8. Nossa!!!! Sua Rebeca é linda e estou vendo a luta é gtrande mas vcs estao conseguindo a vitoria,a florzinha esta ficando curada em Nome de Jesus.

    Parabens e força e Fé.

    Deus esta com vcs.

    ResponderExcluir
  9. olá irmao vagner,,tive o prazer de conhecer a rebequinha no centrinho,pois minha filha esteve internada lá por 10 dias..minha filha tbm é pierre robin e tbm estamos por grandes lutas..quando li seu depoimento..chorei muito..pois meu esposo tbm chama vagner e nossa historia é bem parecida.minha filha tbm nao consegue mamar,nao suga,e esta usando canula.e ja esta com dois meses e 25 dias.quase tres..mais oramos todos dias..e pedimos muito pra Deus nos ajudar..e ele tem nos ajudado.como tem ajudado voces...conte sempre conosco.ore por nóis ..que estaremos orando por voces..

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!