Cida Comportamento

Quando a mentira vira um hábito... Pedido de ajuda!

segunda-feira, julho 18, 2011Cida Kuntze


Fonte da imagem: Google

Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros. Efésios 4:25.
.
Olá queridos!
Faz um tempo que eu abordei a questão da mentira em crianças nesse texto: Mamãe eu menti..., mas hoje vamos ver essa questão quando a pessoa sem ter sido tratada na infância, leva esse hábito pra fase adulta.
.
Recebemos por e-mail um depoimento de uma mamãe blogueira que tem um sério problema, a mitomania. Ficamos contentes por ter confiado em nós para contar o que tem se passado com ela, sua angústia diante dessa situação. O seu objetivo em compartilhar isso, além de pedir apoio e ajuda, é ajudar  outras pessoas que possam ter esse mesmo distúrbio e não sabem mais o que fazer. Vamos preservar a sua identidade, mas abaixo transcrevo o seu depoimento:

"Olá amigos, há tempos pondero o envio desse e-mail, mas com o decorrer dos acontecimentos, creio que tenha chegado o dia. Preciso da ajuda de vocês.
Desde pequena eu tenho o hábito de contar pequenas mentiras. Daquelas 'inofensivas', que não prejudicam a ninguém, a não ser a mim mesma. Isso foi crescendo junto comigo e hoje, eu não consigo passar um dia se quer sem mentir. Isso, mentir por mentir, por besteira, para ser aceita, para contar vantagem, seja o que for. Mentir...
Ano passado procurei ajuda de uma psicóloga que diagnosticou a Mitomania em mim. Abandonei o tratamento quando comecei a ter progressos, e agora vejo que preciso retomá-los, pois sou mãe e preciso passar valores para meu filhote. Eu simplesmente não consigo controlar, quando vejo, a mentira já saiu... É horrível, me sinto no fundo do poço.
Tenho psicóloga amanhã, vou retomar meu tratamento. Preciso...
Eu sei que esse distúrbio ocorre com muitas pessoas, mas é algo que nos envergonhamos tanto que não nos pronunciamos a respeito.
Amigos, espero contar com o carinho, apoio e colaboração de vocês."

Abaixo informações sobre a doença.

Mitomania: Tendência patológica para a mentira, para a fantasia desenfreada. (dicionário online)

Mitômano perde a noção dos atos.

A mentira pode ser usada por diversos motivos, como fazer média com alguém ou até aplicar um golpe. A partir do momento em que o mentiroso perde a noção das consequências dos danos causados pelos seus atos, isso se torna uma doença, a mitomania.
"Ele pensa que só será aceito na sociedade se puder corresponder às expectativas de outras pessoas, mesmo que elas sejam irreais", explica a psicóloga Marisa Lobo, autora do livro Por que as pessoas mentem? (Ed. Arte Editorial, 2010). A explicação para a doença está na infância do mitômano. "Se os pais percebem que o filho está mentindo e não expõem as consequências disso, estão incentivando a criança a repetir a mentira outras vezes", afirma.

O tratamento para a doença envolve atendimento psicológico e, em alguns casos, medicamentos antidepressivos para elevar a autoestima do paciente. “O mitômano precisa aprender que as pessoas ficam incomodadas com as mentiras”, explica o psicólogo Sandro Caramaschi, da UNESP (Universidade Estadual Paulista).

Nossa mamãe em questão ao se expôr relatando seu drama, confessando seu problema e almejando tratamento, já deu o primeiro passo pra ser curada. Nós colocamos pra ela que ir ao psicólogo é muito importante, a incentivamos a retomar o tratamento, mas que acima de tudo ela precisa contar com a ajuda do Único que pode transformar a vida de uma pessoa: DEUS!!!
.
A mentira é pecado,  pode ser pequena ou grande, diante de Deus é engano e precisa ser reconhecido e confessado. Esse passo ela deu, agora o SENHOR precisa trabalhar em seu coração para que ela sinta-se amada e valorizada, sem precisar mentir pra ser aceita, ou parecer que está bem.

Gostaríamos de dizer que se tem mais pessoas nessa condição, não tenha vergonha, busque ajuda, confesse e se arrependa diante de Deus, pois como essa mamãe disse, somos pais e mães e precisamos dar um bom exemplo pros nossos filhos.
.
Viver mentindo, é viver num mundo de fantasias, e o pior, a pessoa vive pecando e nem acha mais que isso é errado. Tem casos que a pessoa mente sem se arrepender. Aplica golpes e prejudica outras pessoas propositalmente. Satanás é o pai da mentira, ele vai instar a mesma a mentir cada vez mais se essa não buscar ajuda. Sozinho ninguém consegue mudar, mas DEUS faz grandes obras quando reconhecemos nossa falha, pedimos perdão e nos dispomos a ser trabalhados por Ele.

O nosso desejo é que essa mamãe seja grandemente abençoada por DEUS e que tenha vitória, pois ainda queremos postar aqui um testemunho de libertação e cura nessa área da sua vida.

Se alguém desejar deixar um comentário a incentivando ou até mesmo colocando alguma situação em que possa estar ajudando, por favor, fique a vontade.

Se desejarem escutar uma bela música que eu senti no coração de anexar a este post, clique aqui!

Abraços carinhosos a todos e uma semana de paz!

Cida do *Compartilhando...


VEJA MAIS POSTAGENS

8 comentários

  1. Essa blogosfera materna é uma bênção e tenho certeza que essa mamãe conseguirá superar esse problema...
    Abraços, Genis ♥

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Cida por ter conseguido fazer esse post de maneira muito sábia.

    ResponderExcluir
  3. Ótima abordagem Cida sobre um tema assim delicado.
    É o que costumo dizer post de utilidade pública, ou seja, ajuda muitas pessoas, que ao contrário da mamãe citada, não tem coragem de expor o problema e buscar ajuda.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu nem sabia que existia denominação, que poderia ser doença e muito menos que exista tratamento. Adorei o post e pelo forma que foi abordado, afinal, é bastante delicado. Parabéns pela coragem da mamãe e que Deus a acompanhe nesse processo de cura! Que a família dela cresça em pilares concretos e inabaláveis da verdade e da justiça! Estarei orando!!! Um beijão, e quero ler um post do recebimento do milagre da cura, pois aí sim motivará outros a procurarem ajuda... Beijocas
    www.mamiimari.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu nem sabia que tinha essa complexidade toda!
    Mas acredito que só dela estar se abrindo sobre isso,já é um grande passo rumo a cura!
    E o DEUS que sempre nos quer ofercer o melhor vai ajuda-la a sueprar disso!

    http://tati-will-isa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. nossa, que post bom! eu tinha um leve conhecimento sobre o asunto, mas não imaginava que podia chegar a ser tão serio assim. Mas acredito que ela esta no caminho certo, primeiro ao se consientizar que precisa mudar e se tratar, e ao expor o assunto ela esta sendo muito corajosa! parabéns!
    E tenha muita fé e creia em Deus ele vai te ajudar!
    beijoox

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cida!
    Eu passei por quase isso...não cheguei ao extremo.
    Não precisei de psicólogo, mas se não fosse pela palavra de Deus e pela dependência total do Seu Espírito eu poderia ter chegado a tal.
    Meu caso era de exagerar as coisas, mas eu considerei como mentira. As pessoas me chamavam de hiperboliana. Parecia mais ameno, não parecia tão ruim assim. Algumas pessoas diziam que era porque eu tinha uma mente muito fértil. Eu não gostava disso. Aquilo me incomodava. Não achei que isso era um elogio. Pensei e tratei isso como um pecado. E "sem derramento de sangue não há remissão de pecado", então, aos pés do Senhor e na sua palavra eu achei o escape e a cura, fui liberta, mas não é fácil, não. É um exercício diário de busca, entrega, obediência e viver na palavra. Aprendi a confessar todas as vezes que mentia, ou "exagerava". O Espírito Santo ia ministrando ao meu coração a palavra que eu lia e meditava. Tomei posse de tudo o que Jesus Cristo fez na cruz por mim e de como ele derrotou tudo o que me escravizava; e na sua ressurreição, onde ele triunfou sobre a morte e ai eu achei novidade de vida. Eu em Cristo triunfei sobre a mentira que me consumiria se Ele não houvesse ressuscitado, pois seria vã a minha fé.
    Vivo a promessa de Deus: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará."
    Estarei intercedendo por esta irmã para que ela seja livre em Cristo.
    Amei participar com vcs, bjs e paz!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!