Dani Garcia

Home office, Prós e Contras

sexta-feira, setembro 30, 2011O mundo da Dani



Sempre trabalhei com horários, dias, algumas vezes com cartão ponto, cobranças de outras pessoas, e tinha muito receio de como seria viver e trabalhar de uma forma quase que totalmente independente (quase, pois temos clientes, e estes cobram sim, além da nossa cobrança interna, que é muito maior do que de qualquer diretor, presidente, gerente). O fato é que quando o Nino nasceu,  já falei aqui, eu não consegui mais voltar pra esse esquema, queria me dedicar mais ao Antônio e o Edu precisava de mim junto com ele (é possível sim trabalhar com o marido, a gente não se mata, não briga o tempo todo e temos um objetivo único, o que é ótimo!). Eu e o Eduardo temos  perfis complementares o que tem sido uma parceria bem legal.
Tentamos trabalhar junto com o Antônio, mas não conseguimos, cliente ligava e ele chorava várias vezes, também não queria babá, e não conseguia nem trabalhar e nem curtir ele o tempo todo, a solução foi 1/2 período na escola.  De manhã sou toda dele (as vezes preciso trabalhar e aproveito a soneca do Nino), de tarde trabalho e depois tem o 3o. turno quase sempre (já que não trabalho de manhã).

Como estamos numa fase do "caso ou compro uma bicicleta", ou ficamos no Home Office ou vamos para outro endereço,
 fiquei pensando nos prós e contras de estar aqui, dentro de casa, trabalhando, acordando, madrugando e brincando com o Nino:

Prós:
- Muito mais sustentável, menos combustível, menos contas dobradas, menos um carro na rua.
- Acordar, tomar um café e trabalhar , não tem atraso de trânsito, nem nenhum problema mecânico no carro.
- Podemos começar mais cedo.
- Ter o Nino por perto sempre.
- Poder largar tudo e dar toda atenção que o Nino precisa quando esta doentinho.
- Largar tudo vez ou outra e ficar com ele corujando (o que me garante também que naquela noite vou virar trabalhando#escolhas)
- Fazer o que eu gosto.
- Trabalhar no lugar que eu mais gosto no mundo (minha casa).
- Possibilidade de intervalos quando necessário.
- Meu escritório é todo decorado do jeitinho que eu quero.
- Fazer lanchinhos deliciosos no meio do dia.
-  Com disciplina = Aumento de produtividade
- Podemos ir a um médico, dentista, ou uma aula/palestra rápida sem ter vergonha de dizer que terá que se ausentar.
- Você ganha de acordo com o que trabalha
- Diminuição do Stress

Contras:
- Sem organização você não trabalha, logo não ganha.
- Sem chefes muitas pessoas se bloqueiam (tinha muito medo que acontecesse isso), mas ao chegar as contas percebi que elas me impulsionavam (como um chefe!).
- Eu trabalho infinitamente mais que antes,  já que a hora aqui não tem limites, é noite, madrugada, feriado, final de semana.
- Não posso ficar doente, principalmente quando temos muito trabalho!
- Os dias que fico com o Nino e não o levo pra escola tem chorinho quando cliente liga...alguns entendem porque acabamos estreitando o relacionamento, mas nem todo mundo entende né?!
- As vezes dá uma sensação de menos profissional, para algumas pessoas habituadas com o tradicional, mas aí o portfólio é quem fala.
- Você precisa agendar para receber um cliente, ou se deslocar até ele.
- Fica a neura da cozinha desarrumada ou cama pra fazer, já que  agente está ali, trabalhando ao lado e meu lado mulheresquizofrênica sempre fala ( e martela!), quando saímos pra trabalhar, as coisas ficam lá e esquecemos dela, lembrando apenas quando chegamos em casa.
- Se você não tem um local da casa sossegado para montar o "ambiente de trabalho" você pode se dispersar demais. Acredito que é muito importante um lugarzinho montado pra esse fim, trabalhar na cama  ( muitooo menos sucumbir a idéia de permanecer de pijama!) ou no seu quarto não é uma boa.
-Tem que ter disciplina necessariamente, sem ela não irá para frente.
- Não temos férias de 1 mês, 13o. salário.
- Você ganha de acordo com o que trabalha (propositalmente está em prós e contras).

A nossa vida é feita de vários caminhos e escolhas. Essa foi a nossa. Construímos em casa um espaço para esse fim e gostamos bastante dessa decisão.

E vocês? Tem alguma experiência parecida ou completamente diferente para contar???
Esse texto é da Laiz do http://www.diasdemamis.com.br/
Me identifiquei muitooooooo com o texto dela, pois tb trabalho em casa, e nem sempre é facil conciliar o trabalho, com a rotina de casa, e os filhos.
Dani Garcia

VEJA MAIS POSTAGENS

8 comentários

  1. Amei o post, aqui sou artesã e trabalho em casa, amo poder estar com meu filho e ter horário flexível, mas com toda certeza precisa ter disciplina senão a coisa não anda, a única coisa que pra mim é desvantagem é que acabo trabalhando mais mesmo, até aos finais de semana, não tem hora pra entrar e sair, toda hora é hora,hehehe
    bjs

    ResponderExcluir
  2. eu tb adoreiiiiiiiiiiii;;; muito explicativo, e estimulador
    bjuss

    ResponderExcluir
  3. Oieeeeeeeeeeeee adorei o Texto, estou trabalhando no meio a meio e tá bem complicado. De dia fora de casa, e de noite em um "home office" improvisado, dificil manter a linha, prazos e não se sentir culpada a cada exigência de atenção do bebê, não trabalhar até de madrugada e fins de semana, masssssss..... aos poucos tudo se ajeita.

    Bjussssssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Interessante, muito interessante esse relato que apresenta sobre trabalho em casa. É mais uma forma de resolver a divisão entre lar e trabalho que nós mulheres tanto vivemos, particularmente quando temos crianças pequenas.
    Um abraço da
    Celina

    ResponderExcluir
  5. Olá amigas
    Que coisa, esse post
    Hoje trabalhei muito em casa em frente ao computador.
    Adoraria ter a liberdade de estar em casa e trabalhar organizando meus dias e meu tempo. Mas sou professora preciso estar em sala de aula
    Mesmo assim, acho legal essa forma de trabalho. Ajuda principalmente as mamães.
    Beijocas
    cris Chabes

    ResponderExcluir
  6. Muito legal esse texto, gostei muito e realmente, tudo tem seus prós e contras.
    Beijos e um abençoado final de semana!

    ResponderExcluir
  7. É uma correria, mas no final o saldo é super positivo!!! Adoro.
    Adorei estar por aqui!!! Obrigada pelo convite!! Bjãoooo

    ResponderExcluir
  8. Adorei esse post, e já tô com uns planos pro ano que vem...vou ficar só em casa mas vou dar um jeito de fazer alguma coisa pra ganhar um dinheirinho...

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!