Educação de filhos Natal

Mamãe,o que é natal? Quem é papai noel?

domingo, novembro 27, 2011Chris Ferreira



Oi,amores!
Como você lida com o natal na sua casa?
Para os cristãos,isso é um pouco mais complicado,pois a escola ensina uma coisa,os coleguinhas ensinam outras,nós pais temos que ensinar o q?

Várias histórias explicam a origem do Bom Velhinho, sendo a mais aceita a que o descreve como um bispo católico muito bondoso, chamado Nicolau, que viveu no século V. Cansado de ver o sofrimento de seu povo, especialmente das crianças, resolveu presentear a garotada com brinquedos e guloseimas, justamente na data em que os católicos comemoram o nascimento de Jesus. Assim aos poucos, nasceu a história do Papai Noel que logo foi se disseminando mundo afora.
Por isso, Papai Noel também é conhecido como São Nicolau, o santo das crianças, e seu dia é comemorado em 6 dezembro.
Como as crianças pequenas vivem em um mundo de fantasia até por volta dos cinco ou seis anos e como são naturalmente egocêntricas (acreditam que tudo gira em torno delas) as explicações fantasiosas que os pais lhes dão, são rapidamente aceitas, pois fazem todo sentido até essa idade.
Assim como acreditam no mundo encantado dos desenhos animados, das histórias e contos de fadas. Para elas a existência do “Bom Velhinho” que traz presentes na noite de Natal, é perfeitamente plausível. E agradável.
Mas será que isso é certo e saudável,o fato de nós pais alimentarmos isso na criança?
Atenção!
Meu objetivo com esse post,não é dizer como você tem que educar seu filho,estou apenas expondo minha opinião como mãe e dizendo que vou falar a realidade pro meu filho,sim!

Continuando..

É chegada a hora que a magia tem que acabar e o seu filho precisa saber que o papai Noel na verdade não existe. Mas como fazer isso sem traumatizá-lo e o mais importante: como e quando fazer essa revelação tão importante? Quando seu filho é ainda um bebê,melhor ainda,como o Miguel que tem 3 anos,já ensine a ele que o papai noel,é apenas um personagem de desenho,nada mais.Se seu filho já tem uma idade que já entende,também não será complicado,o importante é você perceber que ele amadureceu e está pronto para esta notícia.

Você mamãe, papai, que não são cristãos e acham saudável sim, a ilusão do papai noel para seu filho, respeito sua opinião.

Você, mamãe, papai cristão, como está agindo em relação a isso?Está ensinando o verdadeiro sentido do natal para seu filho?

O verdadeiro sentido do natal,é o nascimento de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador. E é isso que devemos ensinar nossos filhos.

Vou deixar um link de uma reportagem aqui pra quem quiser saber mais sobre isso:

Michele, a quem meu filho vai pedir o presente de natal senão ao papai noel??
Ensina pra ele, que existe um Papai que mora lá no céu,mas que também mora dentro do seu coraçãozinho e que pode dar qualquer presente que ele pedir,sim,pois Ele é dono de todo ouro e prata do mundo,e que se Ele pedir,o Papai do céu abençoa o papai e a mamãe pra que eles comprem seu presente.

Essa versão é verdadeira,saudável e linda!

O verdadeiro Natal é....


Michele Alves
Miguel
http://miguel-saj.blogspot.com/
Twitter: michele_saj
Quer um layout personalizado?

VEJA MAIS POSTAGENS

6 comentários

  1. Fiz um primeiro comentário mas acho que se perdeu por aí.

    Aqui em casa eu explico que o papai Noel foi um homem que existiu há muito tempo (conto a história do São Nicolau) e que hoje em dia só existe na imaginação das pessoas (filmes, hostórias...). Falo que algumas pessoas gostam de usar a fantasia de papai Noel para fazer uma brincadeira de natal. E que a data foi separada para comemorar o nascimento de Jesus, seu aniversário portanto. Mas nesse aniversário quem recebe os presentes somos nós. Gostei muito da figura que ilustra o post.
    No meu blog fiz um post há pouco tempo sobre o assunto.

    http://imensavida.blogspot.com/2011/11/preparativos-para-o-natal.html

    ResponderExcluir
  2. Eita, amiga!
    Que polêmica!
    JM reconhece o Papai Noel e tudo o que pisca pra ele é Natal!
    Não vejo necessidade de polemizar esse assunto com ele...
    Bjus!

    ResponderExcluir
  3. Amei a última ilustração do "sobrei" porque aqui em casa a figura do Papai Noel não existe. Minha filha tem só 2 aninhos, mas sabe sobre o bebê Jesus, Maria, José, os pastores, os anjos etc. Ela até vê Papai Noel nas lojas, menciona como se fosse um personagem de desenho qualquer, mas não enfatiza. Nós não estimulamos. Enfeitamos a casa, fica uma decoração fofíssima, mas não tem nada de Papai Noel. Tem estrela, brilho, bolas, fitas, calendário do advento... Não damos a mínima para o "bom velhinho"; Jesus é a estrela principal do Natal. Aliás, de todos os dias do ano.:)

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostei muito dessa mensagem. Meu filho tem 4 meses e desde a minha gestação eu já conversava muito com meu marido para chegarmos a um consenso sobre como agiríamos nesses momentos. Ensaiamos muitas coisas, mas ainda não sei muito bem o que fazer. O que me conforta é que ele ainda é pequeno e tenho um tempo para "aprender" com outras mamães como vocês. Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  5. Michelle, essa semana alguns alunos me disseram que papai noel não existe (eles tem 6 e 7 anos) eu respondi assim:
    PAPAI NOEL É ALGUÉM QUE NOS AMA, ALGUÉM QUE NOS DESEJA FELICIDADES E BENÇÃOS. ELE NÃO É O PAPAI DO CÉU. ELE PODE SER NOSSO VIZINHO, NOSSOS AMIGOS, NOSSOS PARENTES. UM DIA VOCÊ ABRE A PORTA E SEU VIZINHO LHE DÁ UM ABRAÇO OU UM SORRISO, FOI PAPAI NOEL QUE VEIO NOS SONHOS DELE E DISSE: ABRACE E SORRIA PARA TODOS HOJE. PAPAI NOEL SE FAZ PRESENTE NAS DIFERENTES PESSOAS QUE ENCONTRAMOS E NOS DÃO AMOR. ISSO É MÁGICA.
    Eles ficaram admirados
    No dia seguinte uma menina disse assim:
    PROFESSORA PAPAI NOEL VEIO NOS MEUS SONHOS.
    Assim a mágica do natal se faz.
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  6. Excelente texto!
    Sou cristã, e como tal aqui em casa não se admite mentiras. Então como posso cobrar isso dos meus filhos se eu mentir pra ele? Não vejo a mínima coerência!
    E qdo eu descobri que o bom velhinho não existia (pois meus pais são católicos então enchiam a casa com essas "fantasias/mentiras"como coelhinho da páscoa, fada do dente…) fiquei muito chateada! Aquilo não foi nada bom pra mim. Perdi um pouco a confiança nos meus pais por mentirem pra mim daquela maneira…muito triste.
    Então aqui em casa meus 2 meninos (de 5 e 3 anos) já sabem, que esse velhinho de vermelho é só um desenho que quer roubar o aniversário de Jesus! #prontofalei
    Ah, e amei essa última ilustração. Se me permite vou usá-la em um post que farei sobre o significado do Natal tb.

    Bjos
    Elaina Furlan
    http://www.vidademae.net/

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!