Férias

Férias e um bom livro

sexta-feira, janeiro 20, 2012Cristina Chabes


Difícil imaginar essa cena: Mamãe lendo e filhos brincando na areia da praia!

Só se estiver com alguém de muita confiança que vai ficar coladinho nos seus filhos enquanto tranquilamente você devora um delicioso capítulo daquele livro que faz tempo lhe espera!

Eu nunca consegui conciliar as duas coisas, mas se alguém conseguir segue dicas de três livros dedicados ao universo materno



A psicoterapeuta Laura Gutman, especializada no tratamento de casais e crianças pequenas, convida as mães a um momento de reflexão sobre a responsabilidade de criar um bebê. Trata-se de um manual que busca realizar uma análise da psique feminina e dos impactos que os filhos têm sobre ela, além de reformular muitos dos preconceitos sociais sobre maternidade, educação e comunicação entre adultos e crianças.



As mulheres querem fazer carreira e, claro, querem ganhar dinheiro. Mas continuam querendo ser mães. A quantidade de culpa que essa dobradinha provoca não é pequena. Inês de Castro, que é mãe, autora de livros, radialista e colunista de revistas, fez esse desafio dar certo. Em MAMÃE VAI TRABALHAR E VOLTA JÁ, ela mostra como evitar que a profissão atropele a maternidade e vice-versa. Conta também histórias reais de mães que conseguiram dar a volta por cima depois de muitas crises e apresenta soluções às vezes muito simples para fazer a vida de mãe e profissional dar certo. Com um texto divertido e, muitas vezes, bastante emocionado, ela mostra que carreira e maternidade não precisam ser inimigas. Ao contrário: quando andam de mãos dadas fazem das mulheres vencedoras imbatíveis.



Um livro que questiona o mito de que toda mulher tem o desejo e o instinto natural de ser mãe. A autora reflete e pondera sobre os efeitos e causas da queda acentuada nas taxas de natalidade em todos os países desenvolvidos, o aumento do número de mulheres que não querem ter filhos, o renascimento do discurso naturalista para conquistar as mulheres no seu papel de mães e uma espécie de "ditadura do aleitamento materno".

A maternidade agora está carregada de expectativas, restrições, obrigações e Badinter reflete sobre essas mudanças na sociedade de hoje.

Se conseguirem, boas férias e boa leitura
Beijocas
Cris Chabes

VEJA MAIS POSTAGENS

11 comentários

  1. Ola Cris
    Adorei as três dicas de livro.
    São temas muito inspiradores que nos faz sair correndo pra ir a livraria comprar.
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Oi minha linda, eu li somente um nessas férias...rsrsrs
    Sempre paro pq JM quer tb ler... daí, quem ler é a mamãe" rsrsrs
    Delícia!
    Eu li "Educação Saudável Filhos Saudáveis" da Cynthia Prado
    Amei!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  3. Ai querida, ás vezes eu tento, demoro mas consigo, rs.

    Mesmo assim vou ver esses livros com mais calma depois, rs.

    Obrigada pelas dicas

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Excelente dica, principalmente o livro da Laura Gutman.
    Toda futura mãe deve ler.

    ResponderExcluir
  5. Cris, amei as três dicas... quero todos!
    Hoje com um bebê querendo atenção o tempo todo é um pouquinho mais complicado tirar um tempinho para ler, o que eu lia em uma semana demoro um mês. Mas nem ligo, amo ler!
    E adorei as dicas...
    beijos

    ResponderExcluir
  6. gostei muito, estou precisando ler um bom livro. Educar é uma tarefa muito difícil.

    ResponderExcluir
  7. Oi Cris!
    Ótimas dicas de leitura.
    Eu sempre estou lendo algum livro, adoro ler!!!
    Beijinhos amiga.

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler esses livros agora. Estou me preparando para engravidar e me preocupo muito com minha carreira e com quem serei depois do parto. Obrigada pelas preciosas dicas.
    http://gravidinhadasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi,Amiga!
    Adorei as dicas!
    vou ver se compro esse da mamãe vai trabalhar!rsrs tá difícil!
    beijinho!

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas. Eu leio de montão. A maternidade não me impediu de ler nadinha. Enquanto amamentava eu lia, e hoje com a minha filha com quase 3 anos leio ainda mais, inclusive na praia!! Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!