Por Elaine Dacoregio, do blog Meus filhos, meu maior presente
A maternidade realmente mexe com as mulheres. Há mudanças tanto físicas como também emocionais. Ao longo da gravidez, vamos nos adaptando à essas mudanças, para que no dia em que foi determinado possamos estar prontas. Mas, será que algum dia realmente estaremos prontas para sermos mães? Sinceramente, eu acho que não, acredito que a maternidade é um aprendizado diário, jamais estaremos totalmente prontas, sempre haverá espaço para mais mudanças, para mais preocupações, para mais experiências, para mais erros e para muitos acertos.
Ser mãe, é uma grande missão...
O que fazer por exemplo, quando eles choram e a gente não tem a mínima ideia do que seja; o que fazer quando eles caem e se machucam e você fica se sentindo culpada por não ter evitado uma dor ou um tombo; o que fazer quando eles precisam ficar internados em um hospital tomando soro; o que fazer quando você tem que levá-los para tirar sangue e eles ficam te olhando e pedindo “me tira daqui” com os olhos; o que fazer quando eles aparecem com aquelas perguntas que a gente não sabe nem por onde começar a responder; o que fazer quando você percebe que mal tem tempo para brincar com eles; o que fazer se você precisa priorizar a sua atenção muitas vezes para o filho mais novo; o que fazer se você está colocando sua filha mais velha na cama e no meio do caminho seu bebê acorda precisando de você e, quando você retorna para o quarto dela ela já adormeceu ... sinceramente eu não sei, sigo tentando dar o meu melhor em tudo, claro que muitas vezes errando, mas sempre procurando acertar.
Constatei nesses meus 10 anos como mãe, que nós não somos apenas mães, ah não somos mesmo! Por muitas vezes somos enfermeiras, médicas, psicólogas, professoras, amigas, irmãs, anjos da guarda, dentistas, comissárias de bordo, biólogas, arquitetas, cientistas, mágicas, atrizes, cantoras, modelos e tudo isso sem precisar cursar nenhuma faculdade.
Constatei, que por muitas vezes eu não desempenhei muito bem meus papéis, mas, constatei também que tenho me aperfeiçoado cada vez mais, tenho desenvolvido habilidades que até então eu nem conhecia, tenho vivido emoções indescritíveis, tenho cada vez mais a certeza, que meu coração está batendo fora do meu peito, que eu estou vivendo a melhor fase da minha vida, que eu estou desempenhando meu melhor papel: SER MÃE! Talvez essa seja a minha grande missão!
Elaine por Elaine: " Sou mãe em tempo integral, essa foi a minha escolha e é o meu maior projeto de vida. Sou casada, amada, admirada e paparicada por meu esposo Mauricio que eu amo de paixão, enfim, resumindo tudo isso: me considero feliz e realizada "pra caramba"!
Assim como a Elaine, você também pode participar deste espaço como colaboradora, basta enviar um email para recantodasmamaes@yahoo.com.br .
Nós publicaremos seu texto com o maior prazer.
Equipe Recanto
17 comentários
Que coisa mais linda Elaine.
ResponderExcluirSer mãe é tudo isso mesmo....
Beijos, Genis ♥
Elaine adorei o seu texto.
ResponderExcluirVocê traduziu perfeitamente o que é ser mãe.
E um misto de emoções indescritivel.
Bjks
Andreia
Elaine, o seu texto arrasou. Lindo!!
ResponderExcluirVocê conseguiu falar como é ser mãe.
Beijos
Sou mãe de primeiríssima viagem de um bebê de 4 meses. Cada dia tem sido um aprendizado. Já passei com ele por 21 dias de internação no hospital, choramos juntos, nos alegramos juntos.
ResponderExcluirSou mãe 24 horas por dia e horas extras! Não trabalho fora e dou graças a Deus por poder me dedicar integralmente à criação do James.
Muito lindas suas palavras, descrevem bem como somos: mães e amigas dos nossos filhos.
É VERDADE SER MÃE É UMA IMENSA TRANSFORMAÇÃO DE VIDA MAS É MUITO GRATIFICANTE NÉ AMIGA BEIJO GRANDE NO CORAÇÃO ESTOU DE VOLTA E VOU PROCURAR SER MAIS PRESENTE POR AQUI ABRAÇO AMIGA
ResponderExcluirser mãe é uma grande missao realmente, com muitas transformacoes na nossa vida, e conhecemos o amor mais a fundo.
ResponderExcluirAdorei teu texto Elaine!
ResponderExcluirEstamos sempre aprendendo. Penso que por isso mesmo a maternidade nos torna mais sensíveis, mais doces, mais humildes!
Beijos
Nessa
www.babydanessaedobeto.blogspot.com
Elaine, que texto lindo!
ResponderExcluirSer mãe é uma grande missão mesmo, por isso precisamos contar com a ajuda constante de Deus.
Um beijo carinhoso.
Que lindo seu texto é realmente uma mistura de sentimos ser mão rsrsrs...
ResponderExcluirElaine, seja bem vinda sempre por aqui. Amei esse texto!
ResponderExcluirbeijos
Foi uma delícia descobrir este blog! Parabéns :)
ResponderExcluirOlá Eliane, seja bem vinda como colaboradora do Recanto
ResponderExcluirEu também já fiz essa escolha um dia e não me arrependi
Hoje meus filhos trabalham, são donos de suas vidas, compreendem os limites da convivência em sociedade, reconhecem o próximo como alguém que faz parte deste universo tanto quanto eles e por isso respeitam as diferentes opiniões. Tudo isso graças ao período de dedicação integral que vivi ao lado deles, abdicando de muitas coisas em minha vida.
Hoje, vejo os dois criados e exercendo os valores e atitudes apreendidos em casa.
Parabéns pela atitude.
Beijocas
Cris Chabes
@Prô Cris Chabes
ResponderExcluirCris, muito obrigada pelas lindas palavras. Adorei!!!
Beijos
@Lauri
ResponderExcluirLauri, fico feliz por teres gostado do meu texto. Sao palavras que saem de mim com muito amor. Beijos
@Vanessa Cavasotto Leite
ResponderExcluirAmiga, muito obrigada pela visita. Beijão querida!
q família lindaaaa!
ResponderExcluirÉ, Elaine. Ser mãe é uma missão e ser mãe solteira é uma missão em dose dupla! O meu blog fala sobre a minha trajetória árdua, mas recompensadora, de mãe: solteira. PARABÉNS PELO BLOG!
ResponderExcluirBjs e sucesso!!
http://mae-solo.blogspot.com/#
Obrigado por comentar, ficamos felizes!